Blog do Geraldo José - Opinião: Desordem e Retrocesso
Vale do São Francisco - 16 de Julho de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Maio / 2019 às 13:30

Opinião: Desordem e Retrocesso

O lema inserido na bandeira brasileira é "Ordem e Progresso". Como sabemos, um princípio positivista, do filósofo Auguste Comte, seguido pelos militares e pelos maçons brasileiros. Acabou como lema de uma nação. Mas, esse lema inclui salários dignos, alfabetização, respeito ao povo, além de outra palavra excluída: amor. Chico Alencar quis modificar o lema da bandeira brasileira para "Amor, Ordem e Progresso" e Cristovam Buarque queria suprimir o lema de nossa bandeira até que o analfabetismo nacional fosse erradicado.

Na ditadura Civil-militar que se abateu sobre o Brasil em 1964, havia um certo orgulho nacional. Falava-se muito no Brasil como uma potência emergente. Articulistas de jornais como o Estado de São Paulo enxiam a boca para falar nesse país sonhado pelas elites brasileiras, mesmo que houvesse miséria, opressão, repressão e tortura por todos os lados.

Nas Forças Armadas havia inteligência, a exemplo de Golbery do Couto e Silva. Eram nossos adversários, mas tínhamos que reconhecer que ali havia inteligência militar e política.

Não é o caso de hoje. O esforço é retroceder todos os índices que indicariam um avanço brasileiro, negar tudo que seja sinal de "Ordem e Progresso". Desemprego em 13 milhões de pessoas, corte na educação, na saúde, rebaixamento de salários, de condições trabalhistas, destruição da previdência pública.

Mas, não é só. Tínhamos na Ditadura o extermínio de pessoas indesejadas, não só nos porões do DOI-CODI, mas no que se chamava Esquadrão da Morte, que era a execução sumária de pobres, pretos e pretensos adversários do Regime. Hoje, à semelhança dos nazistas, um governador de Estado sobe num helicóptero e executa, ou finge executar, ou apoia o extermínio sumário de pessoas indefesas nas favelas, como se fosse uma caça de animais, até essa proibida no mundo inteiro. Um dia os nazistas, que se achavam insuperáveis, foram caçados no mundo inteiro por genocídio.

Espero que grupos de brasileiros já se preparem para caçar os nazistas brasileiros quando esse regime acabar. E lembrem-se que querem liberar para ruralistas e policiais, em lei, o direito de matar sem responder pelos crimes cometidos. Como já disse Leonardo Boff, a hora de Sérgio Moro também chegará.

Hoje não temos mais a proposta do Brasil-Potência. A entrega das riquezas naturais, de nossas maiores empresas, do território amazônico, etc., é proclamada com o beijo e continência à bandeira dos Estados Unidos. Os donos do poder celebram a entreguismo.

Não espanta a falta de reação da velha mídia, como dos empresários, como do judiciário, como de grande parte da intelectualidade, como de tantos militares que colocaram seu nome e o da instituição atrelados ao governo atual. Eles fazem parte desse movimento destrutivo. Há 40 anos o atual presidente foi expulso das Forças Armadas. Hoje ela ajuda sustentar seu governo.

Pior, grande parte de nosso povo, ainda que envergonhadamente, ainda não tem coragem de protestar, sequer para defender a sua própria aposentadoria ou o direito de estudar de seus filhos e filhas.

Sim, está na hora de remover o lema de nossa bandeira. Aquela nação que já almejou a "Ordem e Progresso" hoje defende "Desordem e Retrocesso".

Roberto Malvezzi (Gogó)

POSTAR
27 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Maio / 2019 às 13:54
Fernando Costa

Hoje descobri que meu presidente faz parte de uma SEITA: A seita QUE DÓI MENOS. Engraçado ler um bolchevique de pastoral que defende corruPTos falar na bandeira, já que os ladrões do PT nunca usaram a bandeira de nosso país, mas sim a do PT, principalmente quando em “visita” internacional, que agora sabemos ser para acertar propinas. Quanto ao Nazismo (Nacional Socialismo) você deve entender.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 14:58
Alberto

GoGó aceite a derrota do PT que doi menos kkk partido dos petralhas . luladrao

publicado em 08 de Maio / 2019 às 14:59
Alberto

GoGó aceite a derrota do PT que doi menos kkk partido dos petralhas . luladrao

publicado em 08 de Maio / 2019 às 15:40
Wanderson Nunes

Esse senhor é um agente de desinformação, especializado em manipular a verdade, não consegue acertar em nenhum texto, uma vergonha

publicado em 08 de Maio / 2019 às 16:01
Cristóvão Braga

Muito bem. Abaixo Bolsonaro. Botaram um doente mental no poder. E os que votaram nesse doente. que se pronunciem e digam que estão arrependidos. Tenham coragem.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 17:01
Pensador

Nossa.. quanta porcaria.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 17:50
Betânia

Bom texto. Parabéns para doutor Roberto.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 17:53
Jurema

Pensaram que com LULA preso seria tudo fácil. Ele continuara incomodando a elite fascista sempre. E os que não são da elite continuam sendo manipulados, o povinho lerdo. Quem sabe, quando o honestíssimo Aécio mandar, vocês voltem a bater panela. Só não demorem muito, do modo que caminha o Brasil acaba logo logo.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 17:58
Olga

Aprovado gostei muito bom lugar de mentiroso Bestanaro doente mental Boso no hospício

publicado em 08 de Maio / 2019 às 17:59
yulo

Na "Era" Bolsonaro a ignorância virou ostentação e não constragimento. Lamentável!

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:03
Eva

tem pessoas que parecem ser cega ou se faz ficam falando de Lula e não lembra do que ele fez pelos pobres alerta povo brasileiro vamos querer o melhor para a pobreza não é só os ricos que merece viver bem Jesus e Deus foram pobres e tenho fé que às coisas vão melhorar porque ele é acima de tudo .Fora Bosonaro cão nos inferno

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:05
Edvaldo

VIVA LULA DO POVO BRASILEIRO, FORA BOZO

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:08
weliton

Coitadinho de Boso. Lambendo botas dos EUA.. tudo que aprendeu no exército . Obedecer e invejar os cargos daqueles q mandavam . Ele gosta De servir continência aos ditos superiores e quer hoje que o povo faça com ele. O prefeito de NY expulsou Boso

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:14
verônica

Tem que denunciar mesmo esse Bosonaro só quer ferrar o povo brasileiro e os trabalhadores ele é um larápio uma merda

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:17
Adalberto

"Em pouco tempo os pastores evangélicos entenderão que povo sem salário, sem emprego e sem aposentadoria, não paga dízimo."Fora Bolsonaro

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:20
karla

Boso so falar em arma. Ja' vi um presidente burrro; mais igual este nunca. Quem estao por traz disso sao os fabricantes de armas, pq nao como intender uma atitude dessas

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:24
neusa

DE ARMAS NAS MÃOS Nada de brinquedos ou livros. No Brasil de Jair Messias Bolsonaro, crianças e adolescentes vão ter uma arma na mão.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:25
nara

Quim Armas acima de tudo? Essa é a palavra de pregação dele... Aquela frase da campanha onde dizia Brasil acima de tudo e Deus acima de todos era só o uso em vão da palavra de Deus.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:30
pedro

BORA ESPALHAR O NOME DOS DEPUTADOS TRAIDORES QUE QUEREM DESTRUIR NOSSA APOSENTADORIA? *Caroline de Toni (PSL-SC) *Daniel Freitas (PSL-SC) *Delegado Marcelo (PSL-MG) *Delegado Waldir (PSL-GO) *FelipeFrancischini (PSL-PR) *Nicoletti (PSL-RR) *Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) *Beto Rosado (PP-RN) *Hiran Gonçalves (PP-RR) *Marcelo Aro (PP-MG) *Margarete Coelho (PP-PI) *Darci de Matos (PSD-SC) *Deleg. Éder Mauro (PSD-PA) *Edilazio Junior (PSD-MA) *Fábio Trad (PSD-MS) *Stephanes Junior (PSD-PR) *Bilac Pinto (DEM-MG) *Geninho Zuliani (DEM-SP) *Alceu Moreira (MD

publicado em 08 de Maio / 2019 às 18:32
celiane

Quim?? Bosonaro não deveria ta.nessa cadeira Esse lugar é para quem tem cérebros?

publicado em 08 de Maio / 2019 às 19:49
Paulo Lima

POR FAVOR , OTONIEL GONDIM, ESCREVA LOGO E ENGROSSE A FILA DO ANTI-FASCISMO! JUAZEIRO ESQUERDA O VENERA, GONDIM.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 20:19
QUIM

CELIANE-CÉREBRO,COISAS QUE OS PETISTAS NÃO TEM POIS SE TIVESSEM JAMAIS ADORARIAM LULA QUE OS FEZ DE TROUXAS.

publicado em 08 de Maio / 2019 às 22:08
Jucélio Almeida

Realmente a esquerda gosta é de bandido. Tem um aí em cima pedido que um estelionatário escreva alguma coisa contra o governo kkkkkk.

publicado em 09 de Maio / 2019 às 08:46
Laurenço Aguiar - Sento-Sé/BA.

Parabéns grande Gogó, homem integro, consciente e politizado!... Só pessoas intelectuais podem fazer uma crítica tão lúcida, coerente e justa, como essa!

publicado em 09 de Maio / 2019 às 10:00
Dark Souls

...O povo ainda não foi pras ruas protestar porque estamos vendo que Bolsonaro realmente está mudando esse País pra melhor e confiamos nele pois demos essa confiança a ele com os nossos votos. Se aquiete aí rapaz, é a melhor coisa que você tem pra fazer nesse momento de derrota de seu tão "maravilhoso" comunismo.

publicado em 09 de Maio / 2019 às 19:44
Lucia

Vamos às ruas povo. Fora BozoNazi já!

publicado em 10 de Maio / 2019 às 10:03
José Gonçalves

A política adotado por Bolsonaro e sua corja de insanos e fascistas mostra o comprometimento da extrema direita com a barbárie mais absoluta. É o extermínio do Estado Democrático Direito em benefício das milícias paramilitares que agora poderão armar-se à vontade com a política de armas anunciada pelo "presidente". É a manutenção dos privilégios dos endinheirados, em detrimento dos direitos dos pobres, que, caso a "deforma" da previdência seja aprovada, não apenas ficarão mais pobres, mas irão morrer de fome.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.