Blog do Geraldo José - Opinião: Uma sociedade deturpada e maculada
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Maio / 2019 às 23:00

Opinião: Uma sociedade deturpada e maculada

Vive-se uma época marcada por intensas transformações, com destaques para a revolução tecnológica. e dos empoderamentos das ações sociais que visam potencializar a conscientização civil sobre os direitos sociais e civis. Vive-se também um momento sombrio, de incertezas, ansiedades e testemunhos pavorosos. É assustador, mas é verdade.

A cidadania que ora correspondia à conquista dos direitos civil, político e social tem sido ameaçada constantemente. As liberdades individuais, de ir e vir, a de pensamento, de fé, de imprensa e os direitos à justiça e ao próprio corpo estão tão comprometidas quanto as garantias sociais como o bem-estar, alimentação, moradia, educação, saúde e emprego. A falta de perspectiva de melhorias para esses cenários é preocupante. O conceito de benefício social está sendo deturpado e maculado.

O Brasil, que achava que tinha encontrado o caminho do desenvolvimento social, cultural e econômico, com o envolvimento da população, o Estado e as instituições democráticas, está em desaceleração brusca. Os índices outrora conquistados e comemorados não são mais animadores. Subindo mesmo, apenas o estratosférico número de desempregados e os anúncios de cortes financeiros em áreas essenciais como a Educação e o Meio Ambiente.

O povo brasileiro, elogiado por todo o mundo por sua gentileza, cordialidade, simpatia e solicitude corre o sério risco de perder suas virtudes positivas aos olhos da gringada. A facilidade para aquisição e transporte de armas de fogo no país contribuirá para a mudança do status de país ordeiro e pacífico.

Perseguições às Instituições de ensino, professores e estudantes com cortes de verbas, insultos preconceituosos e outras atrocidades com a chancela institucional demonstra hostilidade e insanidade, característica de um 'fora da lei'. Dificultar o afastamento remunerado do trabalhador, mesmo este tendo contribuído anos a fio, idem.

Enquanto isso, na sala de justiça...

Delicadeza nas palavras gera confiança. Delicadeza no pensamento gera profundidade. Delicadeza no doar-se gera amor. Lao-Tsé (velho mestre), filósofo da China antiga.

Gervásio Lima - Jornalista e historiador

Espaço do Leitor
POSTAR
13 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Maio / 2019 às 05:45
Madalena

Parabéns doutor Gevasio. Hoje tudo piorando. Bosonaro e Moru acabando com tudo. Avanço preso gasolina. Avanço desemprego. Avanço preço do gás. Avanço na ignorância. Avanço da pobreza

publicado em 12 de Maio / 2019 às 05:47
ruty

Boso so faz maluquice. O STF deveria colocar Boso no hospicio?

publicado em 12 de Maio / 2019 às 05:50
Juliana

Bolsotario cheio de Laranjas psicopatas podres bichadas Queiroz amigo da familicia ta onde??? Moru hoje advogado da Familicia B......??Senhor Gervásio o senhor conhece o blog Brasil247?

publicado em 12 de Maio / 2019 às 05:54
tania

Amigo Gervásio 2.5 bilhões que Moru e Delton Delagnol iria administrar esta bloqueado em uma conta em Curitiba por que???

publicado em 12 de Maio / 2019 às 05:57
verônica

Boso pai e B1 B2 B3 e os milicianos com renda de mais de 100 mil por mês e o povo lascados?

publicado em 12 de Maio / 2019 às 06:01
Getúlio

cade Queiroz? O gato comeu? vai cai outro avião do STF? Moro quer uma vaga no STF???Bosonaro pior presidente da história??

publicado em 12 de Maio / 2019 às 07:30
Wanderson Nunes

Você é contra a democracia, seus textos sempre falam mal de um governo eleito como se incitasse o povo a uma revolução, alias, vocês de esquerda só admitem os governos aonde são os mandantes e tentam sabotar a todo custo quando a situação não é favorável ao poder de vocês. Tenho vergonha da classe jornalistica desse pais e de seus professores de história, são capachos que se acham intelectuais mas são incapazes de fazer a leitura correta de si mesmos. Coitado.

publicado em 12 de Maio / 2019 às 08:52
Firo

Jesus Cristo foi perseguido e morto por fascistas no poder. Hoje Bosonaro fascistas Laranjas B .......malucos no poder prejudicando a vida dos pobres. Bujao 75 reais sem médicos. Bolsonaru quer dar um revólver?? mas quero emprego paz

publicado em 12 de Maio / 2019 às 09:05
Fernando Costa

Conversa de admirador de Fidel Castro. As redes sociais abriram os olhos das pessoas, que só tinham para se informar a rede globo comprada pelo PT. A liberação do porte de armas EM CASA veio para defender as famílias contra a bandidagem armada pelo PT. A fama do brasileiro lá fora ERA de ladrão e corrupto. O contingenciamento dos recursos para educação faz parte de um programa para investir na base educacional, e não nas passadas sacanagens nas universidades, liberadas pelo PT e que nos colocaram atrás da ETIÓPIA. Talkey?

publicado em 12 de Maio / 2019 às 10:52
ANTONIO CONSELHEIRO

Só não entendeu os psicopatas favoráveis às balas.

publicado em 12 de Maio / 2019 às 12:46
Roberta Ferraz. Falta você no Blog, Otoniel Gondim !

Só falta você seus malabarismos geniais nas suas históricas crônicas , Professor Otoniel Gondim ! De uma grande fã. Nos atenda, amigo; * Em tempo: Belíssimas explanações, Dr. Gervásio!

publicado em 12 de Maio / 2019 às 16:28
QUIM

OS VENEZUELANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! OS CUBANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! OS NORTE COREANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! SOCIALISMO,SINÔNIMO DE FOME E DE MISÉRIA ! AINDA BEM QUE HOJE TEMOS O CAPITÃO,QUE ESTA DESMAMANDO TODOS AQUELES PARA OS QUAIS,TRABALHAR É UMA AFRONTA !

publicado em 13 de Maio / 2019 às 13:57
Tocador

Quim, não vamos longe. Não precisa ir a Cuba ou Venezuela. Aqui temos milhões de brasileiros passando fome e desempregados. Esses números aumentaram exorbitantemente nos últimos 3 anos, e nesse semestre então...a coisa só piorou. Com um fascista miliciano no poder só testemunharemos miséria, crimes, desemprego e tortura psicológica. Lula voltará para salvar a nação das mãos desses nefastos, criminosos insanos.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.