Blog do Geraldo José - Artigo – BRASIL: DUAS IDEOLOGIAS E UM DESTINO
Vale do São Francisco - 20 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:00

Artigo – BRASIL: DUAS IDEOLOGIAS E UM DESTINO

Sob qualquer ângulo que se queira analisar o cenário político e econômico nacional, são múltiplos e variáveis os fatores que se apresentam, todos revestidos de insegurança e instabilidade. Numa fase, a corrente de Esquerda fracassou no seu projeto político de longa duração no país, não por falta de competência, mas, principalmente, pela empolgação diante da delirante visão de tantos bilhões disponíveis, que tanto permitiu rechear as contas dos seus líderes espalhadas pelos paraísos fiscais, como internacionalizou recursos federais para estimular movimentos de esquerda em outros países. Sem falar de dinheiro até pelas cuecas, num caso para lá de bizarro ocorrido com o Secretário de certo partido no Ceará e ligado a uma importante liderança nacional, em cuja cueca conduzia 100 mil dólares! Impossível esquecer tal ocorrência dos tempos do Mensalão!

Para esses objetivos se utilizou do nosso BNDES para financiar portos, estradas, ferrovias, usinas, metrôs e aeroportos ao redor do mundo. Desnecessário dizer que as empresas executoras dessas obras eram brasileiras, capitaneadas pela OAS e Odebrecht, o que, agora, permite a compreensão da razão de tantos investimentos internacionais. Pelo jeito, uma mão lavando a outra, e vamos imaginar que todas as mãos foram lavadas com dinheiro sujo. 
 
Diante de tanta expansão das ações de Governo levando capital para financiar obras na Argentina, Venezuela, Bolívia, Equador, Peru, Panamá, Colômbia, Uruguai e Nicarágua, além de países africanos, como Moçambique, Angola, Zimbabwe, Congo, etc., realmente nos sentíamos como uma enganosa potência financeira! Enquanto isso, no âmbito interno, tinha o programa Bolsa Família que cegava a todos, e passava uma imagem de felicidade permanente. Mas, a Lava Jato ainda vai precisar apurar quem vai pagar a conta, uma vez que as inadimplências desses países já começaram e o calote não vai ser pequeno. Daqui a pouco de Lava Jato vai passar a ser LAVA TUDO! Quem viver, verá.

Como principal líder do PT que tanto fala em democracia, foi uma conduta suspeita o Lula ajudar tantas Ditaduras na América Latina e na África, durante o seu governo. Foi chocante a sua declaração, quando na Líbia de Kaddaf, em 2009, na reunião da Cúpula da União Africana, afirmou: "Que não se pode ter "preconceito" contra Ditadores". Isso passa a convicção de que os sentimentos da Esquerda contra ou a favor das Ditaduras é uma questão de oportunidade e conveniência. 

Em contraposição a esse cenário, o povo brasileiro, diante da enorme decepção ao tomar conhecimento de tanta corrupção, optou por uma guinada à Direita, não porque impressionado e convencido da capacidade de gestão e liderança do candidato, mas por uma ansiosa expectativa de que no conjunto a mudança poderia dar certo. Nesse curto espaço de tempo existem alguns acertos, mas há uma gama de erros cometidos, particularmente pela falta de firmeza nas decisões e uma visível insegurança que passa.

É inconcebível e inaceitável que diante de tantas outras medidas necessárias e urgentes para a reestruturação do país, o foco principal tenha se direcionado à área da Educação, primeiro condenando-a pela péssima escolha dos Ministros, que podem ter algumas qualidades pessoais, mas nenhuma vocação para tão importante gestão. Ora, é elementar que através de uma eficiente auditoria nas Universidades, poderia o governo detectar e punir os responsáveis por irregularidades na gestão dos recursos financeiros ali repassados, e não penalizar em 30% o Ensino Superior em todo o país, sob a alegação de “que não é corte e sim contingenciamento”! Não convence a qualquer pessoa sensata os vídeos que circulam exibindo bacanais no interior das Universidades Federais, e até homens e mulheres nus durante palestras!

Mas, o cúmulo desse despreparo para o cargo ficou evidente no autoelogio do ministro Abraham Weintraub, nada humilde, durante a Audiência na Comissão de Educação do Senado Federal, quando afirmou: “A minha formação acadêmica é robusta. [...] Eu estou bem acima da média dos últimos 15 ministros que passaram por lá. Mas bem acima. Em termos de qualificação e em termos de nomes de universidades das quais eu vim”. (!!!). Quanta vaidade e petulância!

Como se não bastassem Ministros desse nível, temos um “amigo do Rei” que abusa da condição de ser mais intelectual do que o próprio, e quer mandar mais que o Rei! Ao invés de ajudar, cada vez que fala instala intranquilidade e desarmonia no Governo. Melhor incentivar o seu rápido retorno ao EUA, onde mora!
 
Assim, vivenciamos duas fases da presente história, com duas vertentes ideológicas plenas de atores egocêntricos, vaidosos e incompetentes, e no centro um país com seu destino sombrio e seu povo sem nada entender, vai seguindo o seu caminho.

 Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

POSTAR
24 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:09
EUNICE SALUM DOURADO

Como você retrata tão bem a real situação, o passado e o presente! É duro ter que aceitar essa realidade! Parabéns, mais uma vez, você é brilhante! (Irecê-BA).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:11
ZELÂNDIO ALMEIDA

E o preocupante é que o tesouro Nacional que usou mais 600 bilhões para o BNDES usasse e abusasse deste dinheiro dos nossos impostos emprestados ao ditadores bolivianos e africanos, travestidos em obras pelas grandes empresas brasileiras, aí com direito ao pixuleco garantido está começando a chegar para nós pagarmos. Faltando tudo no Brasil, infraestrutura, hospitais, escolas, segurança, porém o PT resolveu fazer tudo lá fora e gerando empregos no exterior. (Alagoinhas-BA).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:12
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Já são tantas confusões que nada é mais novidade. É esperar a CONFUSÃO do dia e medir o grau de anormalidade... Só entendo o seguinte: eles podem gastar e arreganhar, agora o Povo, é só pra se lascar. E tem mais: quanto mais ideologia, MAIS mais sem rumo vamos ficar.

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:13
ELIETE CARDOSO LOBO

Crônica interessante, nos faz refletir a atual gestão. (Uauá-BA).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:25
EMANUEL BARRETO (I)

Caro Agenor, Excelente análise da conjuntura política. Não posso concordar, apenas, com duas afirmações. Primeiro: “…a corrente de esquerda fracassou no seu projeto de poder de longa duração no país, não por falta de competência, mas…”. Entendo que 16 anos, num regime democrático, é longa duração. Se bem analisado, quando se passa de 8 anos quebra-se o princípio da alternância, tão saudável às democracias. Segundo: ” diante da enorme decepção ao tomar conhecimento de tanta corrupção, optou por uma guinada à Direita…”. Fosse a decepção pela corrupção, a guinada à Direita se daria (continua).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:27
EMANUEL BARRETO (II)

(Continuação) ...após os graves escândalos do Mensalão que levou algumas figuras para a cadeia, embora tivesse poupado os figurões. Vejo da seguinte forma: fazer blog conquanto competente em manter-se no poder, valendo-se, sobretudo, do elevado índice de analfabetismo da população, foi extremamente INCOMPETENTE em governar. Não soube interpretar o fugaz sucesso das commodities e deixou-se deslumbrar, achando que aqueles recursos seriam para sempre, gastou-se a rodo. No terceiro mandato do Lula (Dilma foi eleita, mas quem indicou o (continua).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:28
EMANUEL BARRETO (III)

(continuação) ...Ministro da Fazenda foi Lula), esse é apenas um pequeno detalhe que acabou chegando à célebre “contabilidade criativa” aí está incompetência e muita “safadeza”. Por último, vejo que a guinada à Direita se deu “…não por uma ansiosa expectativa de que no conjunto a mudança poderia dar certo”, mas pela constatação da falência da ESQUERDA, não só aqui, nesta terra das ESMERALDAS!. (Salvador-BA).

publicado em 12 de Maio / 2019 às 23:31
ALTAMIRANDO

Fico imaginando: se em pouco mais de 100 dias o Governo vigente causou tantas "balbúrdias", o que fará em 4 anos? Impossível dimensionar!! (Salvador-BA).

publicado em 13 de Maio / 2019 às 02:51
Fatima

PT recebeu o pais com 30 bilhões em caixa e entregou com 500 bilhões. PT recebeu o pais como 12° potência e entregou 5°. PT recebeu com 14% desemprego e entregou com 5% de desemprego

publicado em 13 de Maio / 2019 às 02:59
Getúlio

A esquerda quem administrava era professores intelectuais doutores estudiosos honrados. Gas era 31 reais. A direita dono de TV ricaços demagogos milicianos malucos LARANJAS. Hoje estamos LASCADOS na mão de Bolsonaro gasolina 4.80 reais gas 78 reais

publicado em 13 de Maio / 2019 às 03:22
verônica

Com o PT todos tinham direito a água para TODOS. Luz para TODOS. Escolas para TODOS. Liberdade pra TODOS. Crescimento p TODOS. Hoje eh perseguição. Hoje eh fome. Hoje eh deselegância. Hoje eh falência. Hoje eh cortes. Hoje eh loucura. Hoje eh bandidagem

publicado em 13 de Maio / 2019 às 06:12
ELENILDE COSME

Batendo em dois lados para se safar de que fez campanha no Blog, pelos seus artigos conservadores e direitistas, me vem com essa de, após defenestrar Lula criticar o governo Bolsonaro. Por isso, rogo para que, o mais urgente possível, o professor ideólogo socialista Otoniel Gondim envie seus propósitos e pensamentos sobre a conjuntura nacional política. pelo menos, Otoniel Gondim se mantém sempre coerente com a sua ideologia! Um bom dia a todos.

publicado em 13 de Maio / 2019 às 07:46
QUIM

POIS É,VIVA O PT ! EM CUBA,OS CUBANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! NA VENEZUELA,OS VENEZUELANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! NA COREIA DO NORTE OS NORTE COREANOS ESTÃO PASSANDO FOME ! O PT ESTAVA CAPACITANDO O BRASIL PARA ENTRAR NO GRUPO,O GRUPO DOS MISERÁVEIS,PASSADORES DE FOME ! 14 MILHÕES DE DESEMPREGADOS DEIXAM CLARO O QUE O PT ESTAVA FAZENDO COM O BRASIL E O COM O POVO BRASILEIRO.SALARIO MINIMO NO BRASIL,250 DOLARES,EM CUBA 20 DOLARES !

publicado em 13 de Maio / 2019 às 08:18
Eden Lopes Feldman

A descrição da situação pelo cronista revela que estamos em um embate que está provocando sérios transtornos nas universidades. Onde temos polos de antagonismos que certamente não conseguirão se entender. No entanto, espero que desta situação a sociedade reflita e entenda o que está acontecendo. Principalmente, e esta é a minha opinião, que a libertinagem, os artigos inúteis e o desrespeito as instituições praticados por alunos de alguns cursos universitários devam imediatamente ser eliminados e que continue a já existente produção científica que está voltada apenas para o ........continua..

publicado em 13 de Maio / 2019 às 08:19
Eden Lopes Feldman

.....continuação............interesse da sociedade e não para a sustentação de teorias ideológicas e demagógicas. Ou seja, vamos manter as pesquisas científicas úteis e eliminar as desnec essárias. Assim, com o contingenciamento, espero que o que for útil persistirá. E o que for inútil desapareça. FOZ DO IGUAÇU

publicado em 13 de Maio / 2019 às 09:28
Laurenço Aguiar - Sento-Sé/BA.

Faltou dizer algo: o 4º governo da esquerda foi interrompido com Golpe, parlamentar/jurídico/midiático. Indicadores sociais do período da esquerda mostra que houve competência, inteligência e compromisso. PSDB, MDB, e PSL são de direita, pelo centro e a extrema. O sistema é corrupto e envolve elevado percentual da sociedade civil!

publicado em 13 de Maio / 2019 às 09:35
2 - Laurenço Aguiar - Sento-Sé/BA.

... É verdade que o país tá divido entre às duas ideologia, Capitalista X Socialista, e que o povo em maioria, entende pouco disso, a direita mantém um processo de manipulação da opinião pública, por precisar de trabalhador defendendo a ideologia dos ricos, e foi assim que elegeu Bolsonaro, um desastre anunciado antecipadamente... Não existe a terceira ideologia. Existe fases e tendências interligadas, aliança circunstancial...

publicado em 13 de Maio / 2019 às 14:14
OSELINA GUALBERTO

Muito bom! Parabéns! (Brasília-DF).

publicado em 13 de Maio / 2019 às 14:16
JAIRO RIBEIRO

Parabéns Agenor Santos, belo retrato! (Uauá-BA).

publicado em 13 de Maio / 2019 às 14:25
FLORISVALDO SANTOS

Caro Agenor, as suas constatações através de fatos, atestam o que Chico Buarque e Maria Bethânia estavam certíssimos quando fizeram a Canção que diz: “Mesmo com toda a fama Com toda a Brahma Com toda a cama Com toda a lama A gente vai levando A gente vai levando A gente vai levando A gente vai levando, essa chama…” (S. Paulo-SP).

publicado em 13 de Maio / 2019 às 14:57
Florisvaldo F dos Santos - São Paulo

Caro Agenor, as suas constatações através de fatos, atestam o que Chico Buarque e Maria Bethânia estavam certíssimos quando fizeram a Canção que diz: “Mesmo com toda a fama Com toda a Brahma Com toda a cama Com toda a lama A gente vai levando A gente vai levando A gente vai levando A gente vai levando essa chama…..” Florisvaldo – São Paulo

publicado em 13 de Maio / 2019 às 16:17
Wanderson Nunes

Olha o insentão postando de novo. Só criança acredita nisso

publicado em 14 de Maio / 2019 às 05:58
Wanderson Nunes

Que texto horrível, despreza a profundidade e aposta na ignorância para convencer o leitor, pensa que só tem semi analfabeto lendo Geraldo José, aqui nesse excelente blog tem gente com cultura elevada, os aspectos tratados nesse texto são de um amadorismo impressionante...

publicado em 14 de Maio / 2019 às 15:39
3 - Laurenço Aguiar - PT de Sento-Sé

... Deduzo, daqui, que o autor é de direita e tenta amenizar desgaste dela no momento difícil com o Bolsonaro...

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.