Blog do Geraldo José - Comitê de Ação Pública de Ensino-Serviço é formado em Juazeiro
Vale do São Francisco - 25 de Maio de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 15 de Maio / 2019 às 20:00

Comitê de Ação Pública de Ensino-Serviço é formado em Juazeiro

Na terça-feira (14), profissionais da saúde e representantes de instituições de ensino superior da região estiveram reunidos para formar o comitê que disseminará sobre os Contratos Organizativos de Ação Pública de Ensino-Serviço (COAPES). O encontro teve como objetivo articular uma comissão para fortalecer o processo de integração ensino-serviço-comunidade.

De acordo com o Ministério da Saúde o COAPES se estabelece enquanto dispositivo que apoia o desenvolvimento do processo de negociação e articulação, alimentando esferas públicas na construção da integração ensino-serviço/serviço-ensino, tendo a Educação Permanente em Saúde enquanto referencial ético e político. Esse processo de contratualização viabiliza o fortalecimento da integração entre instituições de ensino, serviços de saúde ao colocar estes atores para discutirem a organização dos cenários de prática de seu território, assumindo responsabilidades mútuas.

Representando a Universidade de Pernambuco, Campus Petrolina, Nadja Santos falou da implantação do COAPES em Juazeiro. “Isso mostra o comprometimento da gestão municipal com a qualificação em ensino e serviço e melhoria da assistência à saúde. As instituições de ensino superior e as escolas técnicas de saúde terão como reorganizar a integração ensino-serviço e a educação permanente em saúde. Teremos um cenário de práticas mais organizadas e profissionais  qualificados para atuarem em consonância com as diretrizes do SUS”, explicou.

A gerente de Educação Permanente da Secretaria da Saúde, Clenilda Ananias, eleita presidenta do COAPES, disse que “é um grande avanço para o município de Juazeiro, no que diz respeito ao fortalecimento da política de integração porque fortalece as ações de ensino com o objetivo de atender à demanda da população quanto à saúde pública. A Secretaria da Saúde de Juazeiro tem sido um campo de aprendizado ímpar no Vale do São Francisco”, explicou.

Débora Sousa/SESAU
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.