Curaçá, Uauá e Canudos vão conhecer as técnicas inovadoras sobre o cultivo de palma forrageira

Entre os dias 13 e 15 de maio, agricultores e criadores de caprinos e ovinos dos municípios de Curaçá, Uauá e Canudos, no Norte baiano, conheceram as técnicas inovadoras sobre o cultivo de palma forrageira através do maior especialista no assunto em todo o País, o engenheiro agrônomo Paulo Suassuna.

Os seminários promovidos pelo Sebrae em Juazeiro reuniu também representantes de prefeituras, associações e cooperativas agrícolas com o tema "A tecnologia do cultivo intensivo de palma forrageira", apresentando o método de sistema intensivo, criado por Suassuna, que garante um nível de produtividade até dez vezes maior que o modelo tradicional.

Suassuna explicou que a palma é a forrageira mais viável para garantir a alimentação animal no período de longas estiagens, pois a planta precisa de menos água que outras culturas para se desenvolver bem.

"A seleção e posição da muda no terreno, a época de plantio e os métodos de adubação são diferenciais que, se implantados pelos agricultores, apresentam resultados significativos na região semiárida, principalmente em relação ao crescimento da produtividade", alertou.

O idealizador da tecnologia do cultivo intensivo da palma garantiu que, com o método, é possível obter produtividades anuais superiores a 600 toneladas da forrageira por hectare. Durante os seminários, o especialista também orientou sobre o valor nutricional da palma e o controle da cochonilha silvestre e outras pragas e ervas invasoras, que podem destruir toda a plantação.

Jerônimo Ribeiro Neto, criador de caprinos e representante da Secretaria de Agricultura de Uauá, participou do seminário e acredita que a metodologia de Suassuna pode ajudar muito a agricultura familiar da região semiárida, porque é possível produzir mais com menos investimento, apenas utilizando o manejo correto.

"Precisamos saber a variedade de palma que se deve escolher e a época ideal para plantar. Por aqui, a gente plantava palma de maneira totalmente diferente e, com acesso à informação, podemos corrigir falhas e mudar nossa realidade, mesmo nos períodos mais críticos de estiagem. Sem dúvida, vou adotar o método na minha propriedade", afirmou.

Nesta quarta-feira, 15 de maio, último dia do ciclo de capacitações, o assessor da Secretaria de Agricultura de Canudos, Edson Cardoso, ficou entusiasmado com a inovação do método do cultivo intensivo da palma e anunciou que a prefeitura vai fornecer um caminhão de raquetes de palma para os participantes do evento já começarem a implantar a técnica em suas propriedades.

"Sabemos que a palma é uma alternativa importante para alimentar os animais no sertão. E como as pessoas estão buscando aprendizado e querem aumentar e melhorar suas produções, nós temos que apoiar e incentivar. A entrega da palma será feita em uma associação da região e vai beneficiar outros agricultores também", garantiu.

O analista do Sebrae, Carlos Robério Araújo, disse que as capacitações fazem parte das ações da instituição em promover o desenvolvimento de pequenos negócios também no campo, levando conhecimento para os empreendedores rurais.

"Nessa etapa, foram cerca de 200 participantes nas três cidades e nossa meta é atingir os dez municípios do território Sertão do São Francisco. Para isso, vamos levar os seminários para Pilão Arcado e Campo Alegre de Lourdes ainda no primeiro semestre deste ano", afirmou.  

Ascom Sebrae Lucilene Santos