Blog do Geraldo José - Prefeitura de Juazeiro participa de reuniões plenárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Brasília
Vale do São Francisco - 19 de Agosto de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 16 de Maio / 2019 às 16:00

Prefeitura de Juazeiro participa de reuniões plenárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco em Brasília

Com o intuito de fortalecer o seu engajamento na preservação do Rio São Francisco a Prefeitura de Juazeiro garante mais uma vez a sua participação nas reuniões plenárias do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio São Francisco – CBHSF.  O superintendente de planejamento urbano da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano (SEDUR), Professor João Pedro Neto, está desde a última quarta-feira (15) em Brasília participando de uma extensa programação do CBHSF.

Compõem a programação do Comitê a XXXVI Reunião Plenária Ordinária, e as XXI e XXII Reuniões Plenárias Extraordinárias, que iniciaram nesta quinta-feira (16) e vão até sexta (17), além do Seminário Segurança de Barragens da Bacia do Rio São Francisco realizado na quarta-feira (15). A Prefeitura de Juazeiro está representada junto ao CBHSF, no segmento Poder Público Municipal.

De acordo com o Profº João Pedro Neto entre as pautas das reuniões estão: a assinatura dos termos de Cooperação entre o CBHSF e os CBHs Paraopeba e entorno da Represa de Três Marias, apresentação do Projeto de Saneamento de Lagoa da Prata (MG), a campanha “Eu viro carranca para defender o Velho Chico” onde Juazeiro será um dos municípios a receber a campanha, além dos aplicativos de monitoramento de chuva e vazão (ANA) e do consumo de água (ADASA), entre outros.

“Juazeiro é membro do Comitê, pois a gestão do prefeito Paulo Bomfim é sensível à importância do Rio São Francisco. Buscamos participar das reuniões para discutir ações e as políticas voltadas em defesa do Velho Chico. O modelo democrático e participativo construído na gestão do sistema de gestão de águas brasileira é fruto do amadurecimento de uma sociedade complexa e desigual. Assim, o Comitê busca conciliar interesses de diferentes usuários, preservando em primeiro lugar, o abastecimento humano. Os avanços são expressivos e o modelo já apresenta um bom funcionamento”, destacou o Profº João Pedro.

O Seminário Segurança de Barragens na Bacia do Rio São Francisco, realizado na quarta-feira (15), das 8h às 17h40, (no período da manhã, no auditório do Palácio do Congresso Nacional, e à tarde, no hotel Saint Paul Plaza), contou com uma programação composta por palestras, mesas redondas e debates voltados para: o levantamento dos potenciais danos e riscos de Barragens de rejeitos na calha do Rio São Francisco e seus afluentes, a política nacional de segurança de barragens e Bacia do Rio São Francisco, o rompimento da barragem de rejeitos da VALE em Brumadinho, entre outros temas.

Gardennia Garibalde/SEDUR
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.