Moradores do Residencial Dr. Humberto recebem capacitações do projeto Fortalecendo o Semiárido em Juazeiro

Atendendo à solicitação dos moradores do Residencial Dr. Humberto, a tecnóloga em alimentos da Agência de Desenvolvimento, Econômico, Agricultura e Pecuária (ADEAP), Ataildes Pinheiro, realizou nas noites de quarta (22) e quinta-feira (23), o curso ‘Empreenda em Você’. A capacitação que faz parte do projeto ‘Fortalecendo o Semiárido’ focou no beneficiamento da banana e contou com a elaboração de inúmeros produtos feitos a partir da fruta.

“A banana é matéria prima de fácil acesso, tem um custo-beneficio econômico e é altamente nutritiva. Essa é uma etapa de preparo para que os empreendedores locais possam enxergar as inúmeras possibilidades de geração de renda”, explicou Ataildes Pinheiro. Durante o curso, também foi trabalhado o desenvolvimento pessoal, através de palestras voltadas às boas práticas de fabricação, etiqueta doméstica, social e profissional.  

Para a empreendedora Erenice dos Santos, ter acesso a essas informações é muito gratificante. “Hoje aprendemos a fazer diversos pratos saborosos, além de pontos importantes como a união da comunidade, respeitando o espaço de cada um. Estou muito animada com tudo que aprendi”, declarou.

De acordo com Carlos Braz, presidente da Associação do Residencial Dr. Humberto, um dos objetivos do curso foi preparar os futuros empreendedores que irão trabalhar na feira livre local – uma idealização dos moradores em parceria com a Prefeitura de Juazeiro, através da ADEAP.  “Durante a capacitação, os participantes ficaram muito satisfeitos, pois eles puderam aprender novas técnicas em fazer diferentes produtos, como bolos, banana chip e brigadeiro”, destacou.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico, Agricultura e Pecuária, Tiano Felix, essa é uma etapa de qualificação, “onde buscamos atender o interesse da comunidade através dos cursos. O projeto foca na geração de emprego e renda, bem como no fortalecimento do comercio local”, disse. O ‘Fortalecendo o Semiárido’ destinado às comunidades da zona rural, também passa a atender as comunidades da zona urbana do município.

Lene Radina/ ASCOM ADEAP