Blog do Geraldo José - Artigo - A cama de Procusto e a reforma da previdência
Vale do São Francisco - 20 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 29 de Maio / 2019 às 23:00

Artigo - A cama de Procusto e a reforma da previdência

Na mitologia grega, Procusto era um perigoso salteador que costumava atrair viajantes para sua residência. Chegando ali, as vítimas eram deitadas numa cama de ferro, e depois que adormeciam tinham seus corpos moldados e ajustados de acordo com o tamanho do leito. Se fossem maiores, eram cortados a machado; se fossem menores, eram estirados com cordas até atingir a medida exata da cama.

É assim que têm avançado as políticas econômicas do pós-golpe. O que elas pretendem nada mais é do que moldar ou adequar as condições do povo às exigências do Estado (e do Mercado), quando deveria ser o oposto: eles é que têm de adequar-se às necessidades e bem-estar dos cidadãos e cidadãs – razão última de toda e qualquer política.

Tudo começou com a PEC 55, a famigerada “PEC da morte”, do Temer, que congelou por 20 anos todos os investimentos públicos, incluindo áreas vitais como saúde, educação e segurança pública. Ora, daqui a 20 anos – dizem as estimativas – o país terá 20 milhões de pessoas a mais. Sem contar o número de idosos que, sem dúvida, será bem maior. É surreal que cheguemos ao ano 2036, com 20 milhões de habitantes a mais, dispondo dos mesmos atuais investimentos em saúde e educação, só para citar dois exemplos.

O mesmo ocorre agora com a reforma da previdência, que outra coisa não é senão mais um ajuste fiscal que querem impor sobre o povo (e entre estes os mais pobres), para atender às exigências do Estado (e do Mercado).

Do montante de um trilhão de reais que o Guedes pretende economizar em 10 anos, mais de 800 bilhões sairão do bolso dos mais pobres, que serão assaltados nos seus direitos mais fundamentais, negando-se todo um conjunto de conquistas obtidas ao longo da história e consolidadas pela Constituição Cidadã de 88, caso da Seguridade Social e da Previdência, como sistema público e solidário.

Uma questão se impõe: o que justifica uma economia que se baseia na subtração dos direitos e benefícios dos cidadãos e cidadãs, em especial os mais pobres, se são justamente estes os destinatários das políticas do Estado?

Parodiando o mito de Procusto, os pobres serão obrigados a adequar-se às exigências fiscais do Estado (e do Mercado). Não importa se para isso, eles, os pobres, tenham de amargar o fim de direitos básicos como a própria aposentadoria – único meio de que dispõem para garantir uma velhice com o mínimo de dignidade.

José Gonçalves do Nascimento

Escritor

POSTAR
16 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:15
Jurema

Bosonaro e Milionários e Milicianos Jagunços e Moru lasca o chicote no lombo dos pobres brasileiros?? Quim??Gásolina 4.90.

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:19
Getúlio

Filho de Bosunaru compra 37 apartamentos e Moru caladinho??? Moru ta comendo em Brasília Quim???Amigos de Bostanaro milionários e a gente pobre

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:22
dario

O pior é apoiar uma FAMÍLIA Envolvida com bandidos hipócritas

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:24
Madalena

Desde quando a prisão de um condenado aqui na terra reflete a verdade? Se assim fosse, Cristo foi preso e condenado porque era culpado? Ora, façam a reflexão, Lula é preso político e o Papa Francisco é sábio. #Lulainocente #Lulalivrejá!

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:34
Raimundo

Quadrilha de bandidos perigosos. Quem abrir a boca morre?

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:38
Fatima

ESSE DEVERIA ESTÁ SE PREOCUPANDO COM O GOVERNO DO BOLSONARO . ESQUEÇAM O PT. TRATEM DE CRIAR EMPREGOS, DÁ SAÚDE PRO POVO, CRIAR ESCOLAS....LULA O MELHOR PRESIDENTE QUE O BRASIL JÁ TEVE.... INVEJA MATA...

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:46
ruty

Fora fora fora Bolsonaro traidor enganador do povo brasileiro novas eleições impeachment já

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:48
tania

Os bolsonarim e bolsonaricidas estão contaminandos os alimentos, a terra e o lençol freático

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:51
Olga

A familia criminosa, sórdida e virulenta dos Bousonarus vai ser eventualmente julgada, condenada e presa por seus crimes.

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:52
dario

Bandido bom é bandido morto, palavras do seu pai Flávioladrão! Cadeia pra vc.

publicado em 30 de Maio / 2019 às 01:58
verônica

Dia 30/05. Manifestação em favor da Educação, Contra os Cortes do Governo, Contra Essa Previdência que prejudica Mulheres e empobrece a população. Venham, participe. Qualquer roupa, todas as cores e bandeiras,são bem vindas. Avante Povo Brasileiro. Quando sair do trabalho,das escolas,venha, seu futuro e dos seus filhos, estão em jogo. Dia 30/05

publicado em 30 de Maio / 2019 às 02:01
Gabriel

Impeachment já fora fora Bolsonaro governo desastroso acabando com o Brasil

publicado em 30 de Maio / 2019 às 04:52
Wanderson Nunes

Da mesma forma que a cultura brasileira tem horror ao conhecimento, ela tem um amor infinito ao pseudo intelectual. Nada mais sintomático do que esse amor por lula, um analfabeto.

publicado em 30 de Maio / 2019 às 07:14
QUIM

JUREMA-GETÚLIO-POIS É,UM BOLSONARO INCOMODA MUITA GENTE...DOIS BOLSONAROS INCOMODAM MUITO MAIS..DOIS BOLSONAROS INCOMODAM MUITA GENTE...TRES BOSONAROS INCOMODAM MUITO MAIS...TRES BOLSONAROS INCOMODAM MUITA GENTE...QUATRO BOLSONAROS INCOMODAM MUITOS MAIS...SE VOCES ESTÃO INCOMODADOS COM O CAPITÃO,QUE TAL SE MUDAREM PARA A VENEZUELA,CUBA,COREIA DO NORTE...LA NÃO TEM BOLSONAROS,MILIONÁRIOS COMO EU,NEM MILICIANOS,NA VENEZUELA,COM UM OVO VOCE TROCA POR MILHÕES DE LITROS DE GASOLINA.VOCES SÃO INTELIGENTES, QUE AINDA FAZEM AQUI ? MUDEM SE PRA LA.ESTÃO PERDENDO TEMPO AQUI.

publicado em 30 de Maio / 2019 às 07:22
QUIM

PARA OS DEMAIS PETISTAS :'Antonio Palocci, na CPI do BNDES, teria revelado que a conta no exterior na qual Joesley Batista depositou propina pertencia ao PT. Segundo O Globo, ele teria revelado também “os nomes de outros empresários que deram propina ao partido por meio da mesma conta. Esses executivos não tinham ligação com Joesley e suas empresas”. Se isso se confirmar, é a maior bomba contra o PT desde a prisão de Lula...'EXPLIQUEM ISTO !

publicado em 30 de Maio / 2019 às 10:15
Verdade

Falando sério! quem ainda não inteirou das mudanças caso a reforma da previdência venha a passar vai cair de costa! ouvi a explanação de um advogado sobre esta reforma vai penalizar todos mas principalmente os menos desprotegido! é mole pagar 40 anos interruptor ao inss para aposentar! o que veremos é senhores de 75 ,80 anos ou mais trabalhando para ter uma aposentadoria integral! vai ficar PIOR.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.