Blog do Geraldo José - Artigo - O MUNDO SEM BRITTO!... Extraordinário Ser Humano e Jornalista!
Vale do São Francisco - 20 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Junho / 2019 às 23:00

Artigo - O MUNDO SEM BRITTO!... Extraordinário Ser Humano e Jornalista!

Antônio Batista de Britto, faleceu. Baiano, nascido em junho de 1930, morreu em 28 de maio de 2019. Viajado a ponto de conhecer o Oiapoque e o Chuí. De Mata de São João/BA, conviveu no Estado em Pojuca, Feira de Santana, Serrinha, Salvador, Senhor do Bonfim, Sento-Sé e Camaçari, onde faleceu. Foi carismático ao extremo, por ter fantástica capacidade de atrair  e conquistar o amor das pessoas. A sua sabedoria era clara de elevadíssima padronização. 

Britto era uma pessoa do mais elevado padrão de qualificação humana, socialista/comunista assumido e viveu 79 anos, com militância política social, onde foi acumulando conhecimento, chegando a ser do tipo, “uma biblioteca ambulante”. Sempre esteve na defesa teórica e proativa dos movimentos sociais e partidos de esquerda!... Firme na sua posição ideológica, combatendo as mazelas da outra ideologia, a capitalista/imperialista!

Ele gostava de conversar com pessoas intelectuais, sabia bater papo com criaturas de visão e interesses opostos, demonstrava prazer de passar tempo conversando com pessoas carentes de conhecimentos básicos e procurando trazê-las pra seu campo político. Em todas essas condições, quem o conheceu aprendeu a respeitar, admirar, adorar e a amá-lo. Não há pessoa alguma que conheceu o Jornalista e fale mal dele, todos o admiravam, mesmo que seja apenas como pessoa.

Trabalhou em um Sindicato e três governos na região: Sindimina - Sindicato dos Trabalhadores na Extração de Ferro, Metais Básicos e Preciosos (...); primeiro governo do prefeito petista Carlos Brasileiro, em Senhor do Bonfim; no segundo governo de Juvenilson Passos/PT em Sento-Sé; e na gestão de Paulo Machado do PT em Senhor do Bonfim.

Filiou-se ao PCB – Partido Comunista do Brasil, em 1946, estudou e conhecia a história da UNIÃO das REPÚBLICAS Socialistas Soviéticas, assim como dominava a geografia mundial, a história política básica dos principais países; militou no PT por décadas, foi do PCBR no período em que enfrentou de forma clara e direta a Ditadura Militar de 1964, quando foi preso e torturado, fugindo da cadeia e passando a viver na clandestinidade, por ser procurado pelas Forças  Armadas repressoras.

Eu tive o prazer de conhecer o Britto no final da década de 80, com quem convivi sazonalmente até a sua partida eterna. Nossa ultima ação militante foi na Palestra Debate que discutimos, organizei e realizamos em Sento-Sé no dia 11 de maio de 2017, sobre Geopolítica - Conjuntura Mundial e Nacional e a História Política de Sento-Sé.

Mesmo vivendo acima da média da longevidade do Brasil, o jornalista Antonio Batista de Britto, entristeceu todos seus parentes, colegas, amigos/as e companheiros/as, pelo ser extra especial que foi na vida de todos e todas!... Amor eterno a Britto!

Laurenço Aguar – “Companheiro/Irmão” de Antonio Batista de Britto.

POSTAR
14 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 09 de Junho / 2019 às 03:17
Fatima

Doutor Lourenço gostei da crônica. Hoje Brasília cheia de Laranjas Bolsotarios ignorantes demagogos Bosobestas que só fala Besteiras. Jornalista Antônio Brito ira fazer falta para o mundo

publicado em 09 de Junho / 2019 às 03:21
Getúlio

Agora no Brasil de Bosonaro so fala em cortes fome desemprego loucura Laranjas milicianos Bolsotario prejudicando todos. Ricos e pobres se quebrando na mão de um psicopata B.....

publicado em 09 de Junho / 2019 às 03:26
Bruno

Avanço de desemprego. Avanço de mortes. Avanço doenças. Avanço preço da gasolina. Avanço preço do gás. Avanço da injustiça. Avanço de Laranjas Boso. Avanço milicianos Bosobestas.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 04:33
ruty

Gosto do senhor Lourenco. Gosto de Jornalistas serios. Fala a verdade. Bosonaros Tão prometendo emprego. Mas a criação destes empregos for da mesma forma que falaram quando realizaram a reforma trabalhista, pode esperar que teremos: 26 milhões de desempregados.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 04:38
Jurema

Senhor Antonio fara falta.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 04:44
paulo

Antonio Brito pessoa boa.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 06:53
celiane

Antônio Britto excelente SER humano. Bosonaro pior presidente do mundo. Bosonaro pior ser humano do mundo

publicado em 09 de Junho / 2019 às 08:02
pedro

Britto Jornalista de qualidade. Britto era do lado do Trabalhador.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 09:42
Otaviano Alves Cajui Conselheiro Municipal de saúde- Suplente

A família jornalística encontra-se enlutada, e um pouco mais pobre, com o passamento do intelectual Antônio Brito. Mais o se exemplo ficará como um lema, que guiará outras mentes brilhantes, na caminhada rumo a iluminação.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 10:43
JULIANA

PARTIU PARA O REINO DE DEUS, UM CIDADÃO QUE MUITA CONTRIBUIÇÃO DE A BAHIA....

publicado em 09 de Junho / 2019 às 14:21
Fernando Costa

Esse com certeza não foi para o Céu, pois comunista não acredita em Deus ou seu filho Jesus. Para eles a religião é o ópio do povo. AGORA ME MOSTREM UM PAÍS ONDE O COMUNISMO DEU CERTO.

publicado em 09 de Junho / 2019 às 14:23
João Moreira

Outro bolchevique.

publicado em 10 de Junho / 2019 às 09:03
Laurenço Aguiar - Sento-Sé/BA.

Sempre que morre um esquerdista, comunista, os seus extraordinários valores são comentados por quem o conhecia, pois, sempre foram analisados com base na formatação capitalista selvagem,que aliena, manipula, teleguia, imbeciliza!

publicado em 11 de Junho / 2019 às 10:09
José Gonçalves

Conheci Britto no início de 2009, ambos trabalhando na gestão de Paulo Machado, ele, Britto, como Assessor de Comunicação, eu como Assessor de Relações Institucionais. A partir de lá, mantive com ele uma relação das mais profícuas, já que fundada na amizade e no companheirismo. Militante histórico, foi perseguido pela ditadura, chegando, a ser preso. Posteriormente, viveu na clandestinidade ao lado de outros militantes que procuravam sobreviver à truculência dos militares. Fiel aos ideais marxistas, exerceu o jornalismo com paixão e profissionalismo. O jornalismo deve orgulhar-se de Britto.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.