Mercado do Produtor de Juazeiro recebe campanha de Combate ao Trabalho Infantil

A Secretaria de Desenvolvimento Social, Mulher e Diversidade (SEDES) em parceria com a Autarquia Municipal de Abastecimento (AMA) realizou campanha de Combate ao Trabalho Infantil no Mercado do Produtor de Juazeiro na manhã desta terça-feira (18). A campanha deste ano traz o tema: ‘Criança não deve trabalhar, infância é para sonhar’.

A ação foi realizada pela equipe da SEDES com panfletagem e distribuição de adesivos com o objetivo de conscientizar comerciantes, permissionários, funcionários e frequentadores do mercado, sobre a necessidade de mobilização para que seja evitado e denunciado todo e qualquer tipo de exploração sexual e trabalho infantil nas instalações do entreposto e também em todo o seu entorno.

O diretor da AMA, Agnaldo Meira destacou a importância da ação dentro do 4° maior entreposto em volume e comercialização do país. “Não vamos admitir a exploração do trabalho de crianças e adolescentes. É importante falarmos sobre isso e criar uma consciência nas pessoas. Precisamos proteger nossas crianças e jovens, proporcionando um futuro digno”, afirma o gestor da AMA.

Para a diretora de Proteção Especial da SEDES, Fátima Carvalho, devido ao grande fluxo diário de pessoas no Ceasa de Juazeiro a abordagem tenha um resultado positivo.   “O objetivo é sensibilizar as pessoas desse espaço para que esses crimes não aconteçam. Todas as terças e quintas-feiras  nossa equipe está no Mercado do Produtor fazendo uma abordagem de proteção. Queremos identificar pontos de intervenção e enfrentar o trabalho infantil e a exploração sexual dessas crianças. A exploração sexual e o trabalho infantil escravo de crianças, são crimes que precisam ser combatidos diariamente”, salientou a diretora.

No Brasil, o 12 de junho foi instituído como Dia Nacional de Erradicação do Trabalho Infantil pela Lei Nº 11.542/2007. Pode ser considerado trabalho infantil, toda forma de trabalho, remunerado ou não, praticado por crianças e adolescentes abaixo da idade legal permitida para essa atividade, 16 anos.

O comerciante do setor do tomate Junior Souza ressaltou que esse tema é de extrema importância para a sociedade. “Parabenizo a prefeitura de Juazeiro por promover uma campanha de grande importância para nossas crianças e adolescentes. É importante que toda sociedade saiba que é crime o trabalho infantil,  nossas crianças devem estudar e trabalhar quando obtiverem a maior idade”, disse o permissionário

Até o final do mês a equipe da SEDES continua com atividades educativas, panfletagem, abordagens sociais, busca ativa e palestras voltadas ao tema do combate ao trabalho infantil, tendo como Dia D 12 de junho, dia Mundial do Combate ao Trabalho Infantil.

Daniela Duarte/AMA