CELEBRAÇÃO 30 ANOS DE MORTE DE LUIZ GONZAGA MOVIMENTA PETROLINA, ARACAJU, CARUARU E TERESINA

As celebrações pelos 30 anos da morte de Luiz Gonzaga serão marcadas com uma exposição sobre a obra do Rei do Baião, e também pela sua música que tem inspirado várias gerações de artistas brasileiros. O principal palco dessas celebrações será o Complexo Cultural Gonzagão, localizado no conjunto Augusto Franco, em Aracaju, Sergipe

No dia 02 de agosto, data da morte do sanfoneiro, serão realizados pela Fundação de Cultura e Arte Aperipê de Sergipe (Funcap) vários eventos para homenagear Gonzaga: é o Viva Gonzaga! A programação, marcada para começar às 19h30, destaca a missa celebrativa que inclui elementos da cultura sertaneja tão bem divulgada na obra do grande mestre.

Em Caruaru, no Agreste de Pernambuco, através da Fundação de Cultura e Turismo (FCTC),  o dia 2 de agosto é marcado opelo Tributo ao Rei do Baião Luiz Gonzaga. A data é marcada pelos 30 anos da morte do artista.

As atividades começarão às 9h no Museu do Barro, com uma oficina de ritmos nordestinos que será ministrada por Ivson Santos. Às 14h, na Câmara de Vereadores de Caruaru, o gerente de Cultura da FCTC, Hérlon Cavalcanti, realizará a palestra “Três décadas de saudade”. Logo após, o pesquisador Ademário King falará sobre o tema “Luiz Gonzaga e sua relação com os compositores de Caruaru”.

Em Petrolina, no sertão de Pernambuco, acontece a 1ª Sanfoneata, a primeira passeata de sanfoneiros da região. O objetivo é homenagear 30 anos da morte do rei do baião Luiz Gonzaga. O evento é promovido pelo sanfoneiro Luiz Rosa. A programação contou com a cobertura da Tv Globo de Televisão com exibição internacional.

A concentração aconteceu na Praça do Galo, no centro de Petrolina, a partir das 7h:30, na sexta-feira, 2 de agosto, data da morte de Luiz Gonzaga.

O evento terá a participação da quadrilha junina Buscapé, do bairro do Quidé, em Juazeiro. Este ano, a quadrilha participou dos festivais de Juazeiro, na Bahia, e também de Petrolina, onde apresentou a história de amor entre Diadorim e Riobaldo do clássico da literatura brasileira Grande Sertão Veredas, de Guimarães Rosa.

Em Teresina Piauí acontece a Procissão das Sanfonas.

Redação Blog FotoS: Ney Vital