No sul da Bahia, prefeita implanta política de combate às fake news

A prefeita Suka Carneiro resolveu implantar um protocolo de "assepsia digital" no município de Ubaitaba, no litoral sul da Bahia, a 450Km de Salvador. Com o intuito de combater a desinformação e a disseminação de notícias falsas, popularmente conhecidas como ‘fake news’, a chefe do executivo visa conscientizar a população. "Como o nome do programa já diz, queremos uma população com a consciência do uso correto da internet. Sem a cultura das Fake News,  e evitando a sua utilização para propagar o ódio e as ofensas”, contou a prefeita. 

A medida foi tomada após a grande incidência nas redes sociais e páginas que se referem ao município de difamações e os chamados crimes de ódio. A administração tem sido atacada por haters. Em contrapartida, a prefeita afirma que está em busca de propagar boas práticas na internet como exemplos de cidadania: "Estamos lançando o programa ‘Viralize o Amor' , onde exemplos de cidadãos que fazem o bem serão partilhados e publicados nas redes sociais da prefeitura”.

Dentre as medidas educativas para combater as fake news, também está a realização de um grande encontro de Educação Digital que promete capacitar os educadores, alunos e população sobre ética pessoal, profissional e comportamental nas redes sociais: “Educação sempre será a nossa prioridade.  Infelizmente, às vezes é necessário recorrer à Justiça, já que muitas pessoas ainda acham que a Internet é território sem lei, mas isto não é o que desejamos. No entanto mais importante do que punir os que cometem crimes através da internet é educar os nossos habitantes pra que estas práticas deixem de existir em nossa cidade”, esclarece a prefeita.

Ascom