Falta de políticas públicas eleva população de rua de Petrolina

Um dos grandes desafios do poder público em Petrolina é desenvolver projetos para devolver a dignidade a população de rua. O número de pessoas nas ruas da cidade em situação de vulnerabilidade tem aumentado vertiginosamente e é uma obrigação constitucional e humana do poder público criar políticas públicas para dar assistência e promover a reinserção desse público ao mercado de trabalho e a dignidade social.

Desta forma, os vereadores Gilmar Santos e Paulo Valgueiro, ambos da Bancada de Oposição de Petrolina e integrantes da Comissão de Direitos Humanos e Cidadania (CDHC) da Casa Legislativa propõem um debate amplo em busca de soluções para as mais de 600 pessoas que atualmente vivem em situação de vulnerabilidade em Petrolina.   

Gilmar, que presidente da Comissão, destaca que é obrigação do governo municipal buscar soluções para esta problemática. “Deve haver um planejamento da Prefeitura, envolvendo as diversas secretarias, de desenvolvimento social, educação, saúde, cultura para devolver a dignidade desse público aqui no município e que as ações não se atenham a publicidade mas se confirmem e aconteçam de fato”.

Uma cobrança feita também pelo relator da Comissão e líder da Bancada de Oposição, Paulo Valgueiro. “Não podemos indicar culpados, todos nós somos responsáveis e devemos juntos encontrar uma solução, unir esforços de todos os atores e o poder público deve ser um dos protagonistas desta solução”. A Comissão vem discutindo alternativas para propiciar uma melhor assistência ao público de rua e deverá apresentar as sugestões em breve ao poder público municipal.   

Mônia Ramos Ascom Bancada da Oposição de Petrolina