Blog do Geraldo José - Tour de mobilização dos JUBs já está em Senhor do Bonfim para mais uma semana de clínicas em escolas da cidade
Vale do São Francisco - 17 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 27 de Agosto / 2019 às 07:00

Tour de mobilização dos JUBs já está em Senhor do Bonfim para mais uma semana de clínicas em escolas da cidade

Após seis dias de atividade em Juazeiro, com realização de clínicas e prática do basquete 3 x 3 na arena esportiva montada na Praça São Thiago Maior, a equipe de mobilização dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) já se encontra nesta segunda-feira, 26,  em Senhor do Bonfim, no centro norte do estado. Até o dia 31 de agosto, os mobilizadores visitarão cinco escolas do município e nova arena também funcionará de quinta-feira (29) a sábado (31), na Praça Nova do Congresso.

Embaixadora dos JUBs, a boxeadora e campeã olímpica Adriana Araújo participa da ação em Bonfim. Ela também esteve em Juazeiro durante o sábado, praticando esporte com o público presente. Primeira brasileira a medalhar pelo boxe em uma olimpíada, Adriana leva um pouco de sua experiência como atleta aos estudantes.

Além de Adriana, a arena em Juazeiro também recebeu no sábado (24), a visita do secretário estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte,Davidson Magalhães que prestigiou o campeonato de basquete 3x3 onde competiram 12 equipes.

Na passagem da equipe de mobilização por Juazeiro, foram quase cinco mil alunos atendidos em 11 escolas estaduais do município (19 a 24 de agosto). Já na arena de basquete 3x3, o público divertiu-se e aprendeu regras básicas da nova modalidade olímpica. Aberta gratuitamente a pessoas de todas as idades, a arena funciona de 9h às 17h.

O atleta paulistano Eduardo Mariano, 1,93m de altura e 11 anos seguidos competindo no Novo Basquete do Brasil (NBB), liga oficial do Campeonato Brasileiro de Basquete, é um dos responsáveis por ensinar as táticas do 3 x 3. Ele conta que o público baiano tem sido bastante receptivo. “Aqui na Bahia está sendo ótimo, todo mundo está participando”, comentou Eduardo.

Mariano também ministrou as clínicas de mobilização doa JUBs nas escolas, uma ação, que visa fomentar o esporte e mostrar a continuidade do mesmo no ambiente universitário.

Além de Eduardo, as clínicas também contaram com outro atleta de peso, o jogador e treinador Valnei Santos. Nascido em Feira de Santana, Valnei já participou de 256 campeonatos de basquete, subindo ao pódio em 96 delas como atleta.  Como técnico, já conquistou 14 títulos estaduais, sendo dez deles consecutivos pela seleção de Senhor do Bonfim, onde reside atualmente. Esta semana, mais uma vez ele estará ministrando as clínicas.

Como resultado da mobilização em Juazeiro, Fernanda Campos, 20 anos, aluna do terceiro ano do Colégio Democrático Estadual, prova a eficácia nesse tipo de fomento. Apaixonada por esporte, ela conta que pratica a modalidade tradicional do basquete nas aulas de educação física, mas não conhecia até então o 3x3. Segundo afirmou, essa será agora mais uma modalidade a ser praticada em quadra por ela.

Arena - Na arena, a atividade despertou a curiosidade do público infantil até o adulto. O vendedor ambulante Izaias Santana trocou alguns passes e contou que gosta do basquete por ser um esporte que desenvolve o corpo e a mente. Quanto à nova modalidade, ele afirma que curtiu e que pretende praticar outras vezes.

A ação em praça pública também chamou a atenção do pequeno Gabriel Oliveira, 8 anos. Passando pelo local com a tia Rubinalva Souza, ele pediu para parar a fim de experimentar a brincadeira. Apesar de nunca ter praticado basquete, Gabriel fez várias cestas na tabela que foi adaptada ao tamanho dele.

Até o dia 21 de setembro, quando o tour promocional dos JUBs conclui seu calendário de clínicas e arena, a equipe mobilizadora pretende atingir ao todo 100 mil alunos. A ação tem o apoio do Governo do Estado, por meio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, a Secretaria de Educação e é organizado pela Federação Universitária da Bahia (Fube).

JUB’s - Após 51 anos, os Jogos Universitários Brasileiros voltam a acontecer na Bahia. Também com o apoio do Governo do Estado, a competição será realizada de 20 a 27 de outubro, quando são esperados mais de três mil atletas de todo o Brasil com disputas de jogos e provas em equipamentos esportivos públicos e privados de Salvador e Lauro de Freitas.

Ascom Sudesb
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.