Blog do Geraldo José - ARTIGO - A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA (o Caso Dreyfus, Lula e a “Vaza Jato”)
Vale do São Francisco - 15 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:00

ARTIGO - A JUSTIÇA TARDA, MAS NÃO FALHA (o Caso Dreyfus, Lula e a “Vaza Jato”)

Os recentes acontecimentos revelam que a prisão do ex-presidente Lula já se insere no índice dos grandes erros da história, podendo mesmo equiparar-se a episódios clássicos da trama judicial, como o "Caso Dreyfus", denunciado por Émile Zola, no célebre manifesto "J'Accuse".

Foi assim: no final do século XIX, um oficial do exército francês, de nome Alfred Dreyfus, foi acusado, julgado e condenado à prisão perpétua pelo crime de alta traição. Banido do exército, foi humilhado e degradado em praça pública. Algum tempo depois, descobriu-se que tudo não passava de uma farsa. Dreyfus, na verdade, havia sido vítima de perseguição, por conta da sua condição de judeu. Acabou inocentado e reabilitado. A exemplo de Zola, também Ruy Barbosa tomou parte na questão, redigindo um longo manifesto em defesa do oficial.

Algo similar tem ocorrido no Brasil dos nossos dias. Vítima do ódio de classe e do jogo político desonesto, um ex-presidente da república – o estadista brasileiro mais bem avaliado da história – é alvo de um processo injusto, arbitrário e desumano.

As circunstâncias em que surgiu tal processo, e agora as revelações da “Vaza Jato”, não deixam dúvidas quanto à farsa que se lavrou com a finalidade de justificar o encarceramento de Lula.

No papel de porta-vozes da extrema-direita, Sérgio Moro e seus asseclas trabalharam política e ideologicamente para tirar o ex-presidente do páreo, e assim, com mais facilidade, angariarem o poder. 

Como não dispunham de votos, os neofascistas, de forma vil, valeram-se da força do arbítrio para minar e tirar do caminho o concorrente que, naquele momento, mais chance tinha de vencer as eleições. E que, não por coincidência, era (e é) o mais odiado pela elite parasitária do país. 

Não deu outra. A fraude venceu o Direito e alçou ao topo do poder o que existe de pior e de mais imundo na política brasileira. E o resultado está aí: um projeto de poder sedimentado na incompetência, no ódio, no ressentimento, no autoritarismo, no obscurantismo, no desprezo aos pobres, no ataque à soberania nacional, na agressão ao meio ambiente, na destruição de conquistas sociais. 

A justiça tarda, mas não falha. Quando se desfizer por completo a farsa que desde o início se forjou, o ex-presidente Lula se imporá maior do que nunca, enquanto Moro, Dallagnol, Bolsonaro, et caterva sucumbirão no lixo da insignificância, engrossando o rol dos indivíduos mais infames da história.

José Gonçalves do Nascimento - Escritor

POSTAR
43 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:09
JUBIRACY SONUCAVACO

Chora Petista Bolivariano... A treta que vem aí já tá chegando!

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:11
JANAINA ANSELMO

Neofascistas? Quer dizer então que havia antigos fascistas? Tipo assim... O PT?

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:13
DIAS CERQUEIRA

E aí petistas? Vão continuar chorando a safadeza toda descoberta? Vocês chamam de Bozo o presidente atual mas foram vocês que se fizeram de palhaços durante 13 anos sendo enganados! Mas parece que a lição não foi suficiente.......kkkkkk...... Hora de mofar!

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:31
verônica

Parabéns doutor José. Lindo escrito. Nota 1.000.

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:34
Madalena

Maravilhoso texto. Tudo verdade. Deus eh grande. Perseguido Jesus Cristo venceu. Lula vai vencer Morobosta

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:37
firo

Adorei. O senhor eh ótimo ser humano caridoso e bom exemplo. Moro se rendeu a Bolsonaro. O povo quebrado

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:39
rui

Moro e Bolsonaro enganou o Brasil. Bolsonaro e Moro na CADEIA de Xilindro

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:43
dario

Bolsonaro Só pensa em ajudar os filhotes Ricos e iludir os brasileiros pobres Bostaminios lascados desempregados

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:44
ALOPRADA

Vcs já acalmaram que seu ladrão ficou mto tempo no poder ,te roubou assim como roubou todo mundo,toma vergonha na cara e para de defender ladrão ,quem defende ladrão tbm .... o resto vc já sabe ne ou quer que desenha que petista nao entende.

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:45
???

Tá pior quê a globo!

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:46
HUNFREY MEDRADO

O socialismo não é uma ideologia em busca de uma utopia. O socialismo é a cultura da facilidade. É o cara que quer ganhar dinheiro sem trabalhar, quer uma pedaço de terra que ele não comprou, quer entrar na faculdade sem estudar, quer se formar sem estudar, quer uma casa que possa pagar uma mixaria até morrer, quer se drogar sem ninguém dizer nada, quer ser mulher sendo homem, quer ser homem sendo mulher, quer viver na promiscuidade sem ser advertido... O socialismo é a possibilidade de mostrar o que a pessoa tem de pior e receber louvor por isso.

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:53
Fernando Costa

E o cara se diz escritor. MINHA GENTE. Chamar horas de investigação, depoimentos e delações premiadas de FARSA é o maior demonstrativo de BURRICE. PALOCCI DISSE QUE O HOMEM É LADRÃO. A justiça comprovou, condenou e AUMENTOU A PENA. vão ser tapados assim na Venezuela.

publicado em 31 de Agosto / 2019 às 23:57
Jussara Maciel

Outro enganado defendendo um ladrão pego com a boca na botija. Achei que os escritores fossem mais inteligentes.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 00:02
ze filho

Geraldo Jose o presidente Bosunaru demitiu o delegado que tava investigação Flávio Bolsonaro?????Quim???

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:19
Fátima

Sou PT sou LULA sou da LUTA .. O partido da verdade o PT ESTÁ LIMPO DIANTE DESSA QUADRILHA MÁFIA PERIGOSA QUE ESTÁ AÍ NO GOVERNO BOSOLIXO E MORO ELES MATAM SE FOR PRECISO PRA TIRAR ALGUÉM DO CAMINHO DELES. Jesus tenha misericórdia

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:22
raimundo

A reportagem de capa da revista Veja desta semana abala o cenário político. A PF não achava Fabrício Queiroz. A PF que Sergio Moro, aliado político de Bolsonaro, comanda. Aí vai a revista semanal e acha. A PF e o ministro da Justiça devem explicações ao país. Fernando sabe???

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:27
pedrina

Bolsonaro tá conseguindo fazer u governo economicamente pior que o TEMER e ainda querem fazer a gente engolir que a economia tá melhorando kkkkkkkkk

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:31
zeze

QUEM É MESMO O MINISTRO JUSTIÇA ??? POIS CARA FICAR IMPUNE !!!! BRASIL DE FATO TODOS NA GOVERNANÇA MILICIANO BRASIL REAL TODOS DOMINADOS PELO MÁFIA NO ESTADO EXCERÇÃO !1#ACORDA BRASIL NAÇÃO VEM PRA RUA EM LUTA PELO SOBERANIA DA NAÇÃO.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:38
eva

Impeachment: Bolso sai, Mourão entra. Burguesia estrangeira feliz continuando a política de desmonte do Estado brasileiro. Cassação da chapa: Novas eleições e uma chance de colocar na presidência um progressista que enfrente o poder financeiro estrangeiro e recuperação da estrutura do Estado brasileiro.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:40
iara

Parabéns presidente, por ter chegado tão longe sem apresentar qualquer sinal de competência ou sanidade.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:44
Frota

Para uma simples reflexão. Agenda de Bolsonaro. Vingança contra os Brasileiros. Estratégia Disfarçar criando Polêmicas Inúteis todos os dias para tirar a atenção da sua incapacidade assim os 4 anos passam Rápido e ninguém nota que ele não fez nada. E vender Tudo aos Estados Unidos. Obs. Nem o Exército e os Evangélicos Sabem.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:48
Queiroz

Aí quanta Saudades dos 28 anos, que o BolsoASNO só dormia, roncava e peidava no congresso. Bons tempos aqueles, a gente era feliz e não sabia.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 06:50
João Silva

Rapaz, esses petralhas que se dizem escritores, professores, atores, compositores e tantas coisas que fazem, mas não sabem reconhecer quando foram enganados por um ladrão.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 07:03
Marcelo Ferreira

Seu Zé, o Lula não é Antônio Conselheiro, embora os dois tenham arrebanhado um bocado de ignorantes. Vou contar um segredo para o senhor botar em seus mausescritos: Lula é ladrão, roubou o povo brasileiro. Ele e todos do seu partido, o PT. Saia do Arraial de Canudos para viver a realidade.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 07:09
Justiça

Esse perdeu a boquinha,kkkkkkkmimimimi.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 08:08
Nonato dos santos

Esse texto resume-se em duas simples palavras, "PURA VERDADE"

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 08:51
NABABESCO

Fico pensando o "bug" que dá na cabeça desses petistas que até poucas semanas atrás acusava o governo de "entreguista" e de atentar contra a soberania do país..... E agora apoiam o presidente da França na "internacionalização" da Amazônia... vai entender......

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 08:53
vergonha

O CARA QUE PRENDEU LULA HOJE FAZ PARTE DO GOVERNO QUE ELE AJUDOU A ELEGER . ENQUANTO ISSO SEGUEM SOLTOS . TEMER , AECIO , FRAVIO BOZO, BETO RICHAR E OUTROS.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 08:57
REPTILIANO

Lula se nega a pedir prisão domiciliar e exige reconhecimento de sua inocência. Quantas vezes se repetiu que isso era uma mentira plantada por seus defensores na imprensa amiga? Ninguém é inocente bobo escritor: nem Lula, nem a imprensa amiga, nem os juízes amigos.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 09:00
FORENSE

Se libertarem este ladrão pessoas honestas e de bem vão parar este Brasil!!! O Lula tem cumprir sua pena, ainda tem 7 processos para serem julgados, seus filhos ainda estão todos soltos com bolso cheio! Da onde veio toda essa grana?

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 10:43
Juca

Tudo ronda para a dubiedade, uma campanha ferrenha para desacreditar um líder político de grande prestígio,movida pela cúpula Judiciária do Paraná , e logo que o oponente foi eleito, o líder desta cúpula foi logo aceitando o cargo de ministro, casado com a promessa de indicação para o supremo.. Tem algo de podre ai.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 10:49
Juca

Tudo ronda para a dubiedade, uma campanha ferrenha para desacreditar um líder político de grande prestígio,movida pela cúpula Judiciária do Paraná , e logo que o oponente foi eleito, o líder desta cúpula foi logo aceitando o cargo de ministro, casado com a promessa de indicação para o supremo.. Tem algo de podre ai.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 11:12
Tocador

Parabéns pelo texto. Somente a verdade, "nua e crua"! Cadeia para esses mercenários. #LulaLivre, já!

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 13:57
Roberto

Uma versão fundamentalista do cristianismo está legitimando medidas do governo Bolsonaro que vão justamente contra as bases da religião - entre elas a discriminação, violação aos direitos humanos e mesmo a proteção do planeta. O alerta está sendo feito por parte das igrejas nacionais que, alarmadas com a situação no país, se reuniram na Suíça para debater o cenário religioso no Brasil e pedir a ajuda do Conselho Mundial de Igrejas para que uma estratégia seja estabelecida. Em sua maioria, os participantes do encontro foram de igrejas protestantes ( trecho matéria publicado no Blog Jamil Chade)

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 15:36
MOSCOSO

Um indivíduo como esse metido a escritor votou 2 vezes no LULA, 2 vezes na DILMA e 1 vez no HADDAD... E ainda assim posa com ar de "intelectual e inteligente..." Coisas de petistas mesmo!

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 16:08
BARTÔ SEM PALHAÇADA

"Nunca foi tão fácil ser ladrão nesse país... Você rouba, aí depois você faz a delação e fica com um terço do roubo ou dois terços do roubo", disse o ex-presidente e atual presidiário em Curitiba que uma cambada de desmiolados insistem em defender por aí...

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 16:16
A ESQUERDA TÁ DANDO GRITOS DE AGONIA

Oh mas que injustiça fizeram com o Lulinha Paz e Amor hein? Espero que a Zumbilândia aqui nos comentários um dia acorde deste sono hipnótico e ignorante e veja este imundo como ele verdadeiramente é. Salvo os ditadores islâmicos e africanos, cujas fortunas são incalculáveis, por motivos óbvios, o mundo não conhece ninguém próximo ao deca-réu Lula!

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 16:22
GREY POLITIZADO

QUANTO MAIS OS MILITONTOS PETISTAS GRITAM "LULA LIVRE' , O PILANTRA FICA CADA VEZ MAIS ENJAULADO... CONTINUEM ASSIM, VOCÊS ESTÃO DANDO UMA AJUDA A BOLSONARO EM TANTO!

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 16:29
A SURUPANGA!

Deputada do PT ERIKA KOKAY que vivia questionando “Cadê o Queiróz?”, vira ré por desvio de salário de assessora KKKK... Como é o ditado mesmo? "acusem o seus adversários do que você faz e chame-os do que vc é?" kkkk... Êita povinho sem futuro e coerência.

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 17:25
QUIM

ZE FILHO-PERGUNTA PRA MIM ? TOME CORAGEM E VA PERGUNTAR A ELE ! PALOCCI ESTA PROVANDO COM TODAS AS LETRAS QUE LULA É LADRÃO,DEIXA DE SER OTARIO !

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 17:26
QUIM

ZE FILHO-PERGUNTA PRA MIM ? TOME CORAGEM E VA PERGUNTAR A ELE ! PALOCCI ESTA PROVANDO COM TODAS AS LETRAS QUE LULA É LADRÃO,DEIXA DE SER OTARIO !

publicado em 01 de Setembro / 2019 às 22:14
Ribeiro

A justiça brasileira não é de confiança. Vejam só como o Moro se comporta diante de suspeitas vindo da direita e do governo : o marreco fala fino. Vergonha!

publicado em 04 de Setembro / 2019 às 11:08
Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Grande texto do José Gonçalves!... Os prepostos da direita reacionária: pelo centro e a direita, ficam incomodados, e por n~~ao confiar no que dizem, usam sempre nomes falsos!

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.