Blog do Geraldo José - Artigo - Sindicalismo no Brasil e o Sistema de Organização Política, Econômica e Social.
Vale do São Francisco - 19 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 04 de Setembro / 2019 às 23:00

Artigo - Sindicalismo no Brasil e o Sistema de Organização Política, Econômica e Social.

Posiciono-me inspirado no “ARTIGO - NÚMERO DE ABERTURA DE SINDICATOS CAIU DRASTICAMENTE. POR QUE SERÁ?” do senhor “ERRY JUSTO” – “Radialista e Jornalista”, que mencionou o “Imposto Sindical”, para atacar ao PT, que vem sendo vítima de campanha difamatória e proliferação do ódio, principalmente nos grandes meios de comunicação ideológicos da elite econômica. Essa renda sindical foi criada em período ditatorial para incentivar o sindicalismo desconfigurado, pelego, da amizade do patrão.

O uso do “Imposto Sindical”, da “Taxa Confederativa”, mensalidades dos sócios, os sindicatos sempre utilizaram de acordo ao grau de seriedade e comprometimento com a legítima política sindical, dos seus comandos. Por formação cultural, o sindicalismo também tem sido vítima da deformação humana histórica do Brasil. Fui da direção do Sindimina Bahia, com atuação mais intensa na Caraíba Metais/Mineração Caraíba, onde os trabalhadores chegaram a ter 45% a mais no salário base em adicionais resultantes da ação sindical. O Núcleo Pilar se tornou numa das comunidades mais politizadas, conscientes do Estado da Bahia, podendo está em primeiro lugar, gra&ccedil ;as à luta sindical.

A união entre partidos de direita, DEM, PSDB, PSL, pelo centro e pela extrema, com FIESP – Federação das Indústrias de São Paulo, FEBRABAN - Federação Brasileira dos Bancos, pela ideologia Capitalista, tá na lógica, e partidos de esquerda, PT, PCdoB, PSOL, com CUT - Central Única dos Trabalhadores, CTB – Central dos Trabalhadores do Brasil, como exemplo, pela ideologia Socialista, é normal. Isso representa um dos cenários da disputa pela hegemonia da sociedade e o controle do poder político.

Empresas privadas e estatais, as privadas como pior exemplo, sempre buscaram criar dificuldades para à organização sindical, pois, a conjuntura sempre esteve mais favorável para as organizações dos empresários do que para a dos trabalhadores. Teve patrão que criou sindicato para seus funcionários para facilitar seu “modo operandi” de exploração e desrespeito aos direitos trabalhistas.

Informação oficiosa nos disse que uma organização empresarial deu R$ 500 Milhões para “completar”, na Câmara Federal, os votos pelo impeachment da então presidenta Dilma Rousseff e em seguida e em seguida, esses empresários foram beneficiados pela “Reforma Trabalhista”, que bota Trilhões no bolso de empresários cortando direitos históricos.

Fazer analise de realidade social, política econômica, não é tão simples, nem impossível!... Voltando ao assunto, propriamente dito, possivelmente, não existe mais necessidade de se criar um Sindicato de categoria nenhuma. Precisa, sim, melhorar a organização sindical, com entidade única por ramo de atividade em todo o país, sem “peleguismo”, com total honestidade e absoluto compromisso com os interesses sociais, econômicos, ambientais, imediatos e históricos e uma sociedade com pleno exercício da cidadania, patrocinado pelo Estado Democrático de Direito, promovendo Políticas Públicas com Direitos Sociais!

Laurenço Aguiar - Ex-sindicalista e aposentado por tempo de contribuição.

POSTAR
46 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 04 de Setembro / 2019 às 23:13
Fernando Costa

Meu caro assessor comunista com status de secretário na prefeitura de Sento Sé. O senhor mesmo deixou claro no texto que vive há muito tempo explorando os trabalhadores através de sindicatos e extorquindo patrões através de greves, exatamente como fazia seu bandido de estimação, que jaz em Curitiba, e que nunca mais nesta vida vai disputar eleição. O PT está acabado. As quadrilhas dos sindicatos, ONGS, apoio ao tráfico de drogas, a roubalheira, petrolão, mensalão e outros crimes já descobertos desmascararam está agremiação de meliantes. Vá para a Venezuela, cumpanhêro.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 00:13
PARABÉNS ERRY JUSTO!!!

Estamos diante de uma guerra de territórios, onde vale tudo! Há claramente uma guerra de narrativas entre um Conservador de Direita (Erry Justo) e um Sindicalista tentando reviver suas reminiscências vitoriosas... Onde já se viu um negócio desses? Só no Blogue do Geraldo José!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 00:17
LUCIMARA LEAL - CFC

Francamente, contra fatos não há argumentos! Um simples Jornalista conseguiu despertar a fobia de um sindicalista aposentado... O Professor Olavo de Carvalho deve estar brindando lá nos EUA essa tua vitória nobre aluno Conservadorista! Sábado que vem vai ter festinha depois da aula, tá certo? Let´s celebrate...

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 00:46
JEGUE EMPACADO DA ORLA

Pois é, os esquerdopatas aqui dessa cidade estavam numa zona de conforto boa... ninguém os perturbava... todo mundo dizia amém para suas idiocrasias... Mas agora? Agora temos conteúdo e sabedoria tanto no ar com aqui na internet. Não é que o jornalista sacana conseguiu um grande feito?

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 00:52
LÉO CANTUÁRIA

HOJE É FESTA NO CFC... TEM GENTE BONITA E RAMOS DE ACÁCIAS NA CARECA DO JUSTÃO!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 00:54
ADELSON RIOS

ERRY SEMPRE SE SUPERANDO! BOTOU UM SINDICALISTA PARA CHORAR KKKKKKK!!!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 06:24
Getúlio

Os monstruosos Bostanaro que atearam fogo na Amazônia deveria ser punidos exemplarmente.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 06:32
Pedro

Bolsonaro eh Maluco. O dado é da mais recente pesquisa da Vox Populi. Talvez não dure dois anos a lamentável experiência à qual fomos levados em 2018. Por Marcos Coimbra.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 06:33
dario

Bolsonaro e Moro na CADEIA da Papuda.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 06:35
Célia

#Dia7VouDePreto Não satisfeito com o Bolsonaro? Use preto 7 de setembro, tá gostando do Brasil retrô? Continue se lascando de verde amarelo padrão FIFA. Afinal, a vida é feita de escolhas. Logo niver

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:14
LUZINETE LEANDRO

E muito bonito se ver um blog que preza pela democracia e pelos direitos de liberdade de expressão. No caso o Erry Justu é o contraponto ideal que a Direita Conservadora Juazeirense aclama. Parabéns também ao Sindicalista que apesar de ser petista, apresentou nessa oportunidade uma excelente tese, sem usar de clichês ou balburdias típicas de gente que não tem o que argumentar!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:20
CETUZZA

Muito legal esse embate entre o progressista e o direitista. Quem sai ganhando é o povo de juazeiro no quesito informação. Quanto ao sindicatos? Melhor nem falar... Uma decepção!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:26
MAMADEIRA CHORADEIRA

Campanha difamatória? Ah, me deixa viu! A mamadeira do PT acabou e vemos um sindicalista aqui petista se justificando por causa de um artigo escrito nesse blog por um jornalista conservador? Fora PT!!!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:26
vera

Parabéns doutor Lourenço. Excelente texto. Grande narrativa de mestre

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:33
bomfim

Amigo Lourenço nota 10. Hoje tudo piorando.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 07:47
sofia

*O ARGUMENTO DE BOLSONARO É A MENTIRA!* Para aprovar essa reforma da Previdência, o governo Bolsonaro continua com a mentira de que todos precisam se sacrificar pelo bem do país. Todos quem? Os que dependem do benefício da aposentadoria para sobreviver? Por isso, o senador Jaques Wagner (PT-BA) alerta para a importância da mobilização nas ruas, em cada estado, nas redes sociais, para reverter a votação, prevista inicialmente para esta quarta-feira, na Comissão de Justiça do Senado Federal e, no próximo dia 24, no plenário. http://bit.do/e6Ff5

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 08:00
Baiano de Fé

Srs, leitores do conceituado, democracia tem dessas coisas, o cidadão se diz PTista, esquerdista etc..., mas, aqui nesta plaga, percebemos muitos, no bolso do político ficha suja, algum (ns) até prisão decretada teve, por corrupção, em virtude de desvio recursos público, outros, não mais falam sobre o câncer CORRUPÇÃO, e, até sabemos, que tem cidade, que tem mais pescador que peixe e, para paladino da moralidade, estava tudo bem. Nos poupe Sr. Fora CORRUPÇÃO

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 08:09
tonho

Dia 7 de setembro todos vistindo preto

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 10:00
Laurenço Aguiar - do PT.

Vocês, trabalhadores de direita, em maioria, sempre se esconderam por trás de nomes falsos, Alimentam, direto e indiretamente ao fascismo, racismo, machismo, a tortura, outros preconceitos que atentam contra uma sociedade civilizada e à vida. Defendem a ideologia dos patrões como ditas figuras alienadas, manipuladas, teleguiadas - contribuindo para o Mundo ficar pior!... "Mas, apesar de vocês, amanhã há de ser um outro dia"!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 10:01
Laurenço Aguiar - do PT.

Vocês, trabalhadores de direita, em maioria, sempre se esconderam por trás de nomes falsos, Alimentam, direto e indiretamente ao fascismo, racismo, machismo, a tortura, outros preconceitos que atentam contra uma sociedade civilizada e à vida. Defendem a ideologia dos patrões como ditas figuras alienadas, manipuladas, teleguiadas - contribuindo para o Mundo ficar pior!... "Mas, apesar de vocês, amanhã há de ser um outro dia"!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 12:40
Paulo Henrique

Pois é tanto vejo tanto o Fernando Costa como outros falarem em esquerdopatia se não concordar com as besteiras uma atraz da outra que Bolsonaro vem fazendo, mais só uma pergunta quem não é esquerdopata ou petralha, ou comunista ou socialista é o que facista? Direitopata? Defensor da Opressão? Torce pelo fim da liberdade de expressão? Me digam ou simplismente são dementes, dependentes alienados a um governo que nada de bom tem a oferecer, não tem um só projeto, por que até agora é so declinio e proximo de 1 ano de governo. Passa mais tempo falando besteira que trabalhando, avacalhando.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 12:45
Paulo Henrique

Respondo eu mesmo, sabe o que esse presidente é, é uma ameba que com seus filhos a anos suga o dinheiro da nação sem nada a oferecer em troca, sabe o que esse presidente é, é um jumento que ta destruindo todas as relações exteriores que a seculos o Brasil vem construindo e sabe quando vcs Fernando e etc... vão sentir isso, quando ele de fato consumir a profecia de Brasil virar Venezuela pois esse é o caminho que ele ta traçando, vejam quantos paises ja ameaçam a deixar acordos comerciais com o Brasil e tudo isso depois de Bolsonaro. Mais assim não culpo a limitações afinal são bolsonaro.kkkk.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 13:04
Paulo Henrique

E só pra encerrar não sou defensor de partido algum, mais chega a ser irônico e hilário como nesse governo o que ta funcionando tudo é herança do PT. BOLSA FAMILIA, MINHA CASA MINHA VIDA, e todas as obras inauguradas até agora foram iniciadas no governo do PT, pois o atual governo nem se quer fala em obra, a não ser em ampliaçã9 do Bolsa Familia e do Minha Casa Minha Vida, programas esses do PT. Kkkk.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 13:11
Paulo Henrique

E só pra encerrar não sou defensor de partido algum, mais chega a ser irônico e hilário como nesse governo o que ta funcionando tudo é herança do PT. BOLSA FAMILIA, MINHA CASA MINHA VIDA, e todas as obras inauguradas até agora foram iniciadas no governo do PT, pois o atual governo nem se quer fala em obra, a não ser em ampliaçã9 do Bolsa Familia e do Minha Casa Minha Vida, programas esses do PT. Kkkk.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 13:57
ARMANDINHO

Parabéns ao Jornalista Erry Justus, magoou quem deveria magoar mesmo: um Petista!!! E esses corruptos ainda têm a cara de pau de ficar reclamando do corte do Imposto Sindical?

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:01
RESPONDENDO AO LOURENÇO AGUIAR DO PT

LAURENÇO AGUIAR - DO PT pare de falar m... São vocês do PT quem ficam gritando discurso de ódio. O fascismo, racismo, machismo, a tortura, outros preconceitos que faz com maestria é o LULA chamando nordestinos de feio, dizendo que o povo daqui da Bahia não é inteligente quanto a Dilma, que Pelotas-RS é cidade exportadora de viados e que as mulheres desse partido (PT) têm grello duro! Ah, vai te catar e pare de dizer aos outros o que vc é.

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:05
TÁ UM CHEIRO DE FORMOL NO AR

KKKKK...... Ai de nós se dissermos que o LULA é feio e que a DILMA é gorda. Mas falar dos outros é o que essa corja petista mais sabe fazer. Parabéns ERRY JUSTUS vc conseguiu ressuscitar esse mortos-vivos! .....

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:08
JUAZEIRENSE HONESTO

Erry Justo, no seu próximo artigo pergunte ao ex-sindicalista Laurenço Aguiar quando que vai ser o dia que ele vai "visitar o lulinha" na cadeia... Ahhhhhhh... Defende tanto ele que deveria estar lá trancado junto!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:10
ALGORÍTIMOS!

Geraldo José, aqui nesse teu Blog se encontra muito conteúdo e não conversa fiada pra boi dormir! Parabéns... Adoramos ver essa boa batalha de narrativas: Esquerda contra a Direita!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:12
ANDRÉIA CHRISTINY

Nossa Senhora! Quando o Erry Justo colocou o Link dessa matéria nas redes sociais dele eu quase cai para trás desacreditando no tal feito! Que vitória hein jornalista? Já copiei o link e mandei para o “homem da Virgínia!” Suce$$o!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:15
TEORIAS DA CAIXINHA PRETA

O que mais incomodou o autor desse artigo? O fato o fim do imposto sindical... Parabéns Justo por sua honestidade e coragem. Essa vitória não é só tua e nem do Professor Olavo, é de todo o CFC. Estamos em festa!!!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:18
SEM GRAÇA

Só o jornalista carioca radicalizado em Juazeiro pra fazer um sindicalista aposentado “tirar o seu pijama” e partir para o contra-ataque. Tomara que ele escreva sobre os vereadores de Juazeiro... Botem eles pra chorar também!

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 14:20
VALTÉRIO

Já começou a vitimização dos petistas...Parabéns ao jornalista causador dessa piada pronta...

publicado em 05 de Setembro / 2019 às 16:26
QUIM

É JUSTO SUBTRAIR DE UM TRABALHADOR UM DIA DE SEU SALÁRIO PARA O DINHEIRO SER GASTO SABE SE LA COMO ? O EX PRESIDENTE LULA FOI QUEM MAIS DESMORALIZOU OS SINDICATOS,POIS VENDIA AS GREVES PARA OS PATRÕES,DURANTE O DIA TOMAVA CACHAÇA COM OS TRABALHADORES,A NOITE JANTAVA COM OS MESMOS.FEZ PIOR,POIS AINDA ENTREGAVA OS CABEÇAS GREVISTAS PARA OS MILITARES.PRA QUE SERVE UM SINDICATO ? PRA FAZER GREVES NA SAUDE,NA EDUCAÇÃO E TRANSPORTES PÚBLICOS PREJUDICANDO MILHÕES DE PESSOAS ? COM RARÍSSIMAS EXCEÇÕES,MAIS ATRAPALHAM DO QUE AJUDAM.ACABEM COM OS PATRÕES E TODOS TERÃO DE CORTAR CANA PARA SOBREVIVEREM .

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 00:57
ADAMASTOR PITACO

Queria fazer uma perguntinha ao LAURENÇO AGUIAR do Perda Total: por que você gosta de chamar os outros daquilo que você é? Bem que a Lava-Jato poderia dar uma passadinha aí na terra que você vive.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 01:09
B-17

O Brasil virou um país dividido entre duas nações. Uma, formada por zumbis esquerdistas, desonestos, famintos por bolsas, cotas, cargos e empregos públicos. Outra formada por patriotas, honestos, liberais, trabalhadores, conservadores nos costumes familiares e que querem o bem do país. Graças a Deus que o Mito assumiu o comando.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:08
MASTRUZ COM CACHAÇA

As crônicas de ERRY JUSTO semanalmente nos levam a uma boa reflexão com sua capacidade de perceber a realidade e nos apresentá-la com clareza! Só na “cabeça oca” de um sindicalista petista os partidos DEM e PSDB (segundo ele) são partidos de “Direita!” Êita Paulo Freire... O Brasil precisa estar atento, pois todo dia é um jogo de xadrez.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:10
NORDESTINA SIM SENHOR!

A gente vê cada coisa nessa política de nossa terra. Já pensou o Erry Justo num debate político na TV cara à cara com um Paulo Bonfim na vida ou um Isac carvalho? Imperdível.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:12
HANAH – EXCELENTE ANÁLISE

Jornalista Conservador é outro nível. Faz até sindicalista pedir direito de resposta... Agora, sindicatos terão de buscar outras alternativas para manter seus custos.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:15
AMO ESSE BLOG E SEUS COLUNISTAS

Nosso movimento sindical brasileiro tornou-se uma incrível máfia, isto mesmo, um cartel de presidentes e participantes corruptos, onde utilizam da fragilidade de suas classes trabalhadoras para gerarem fortunas. Parabéns Erry Justus por vc “orientar bem” essa massa... Os petistas “amam” vc.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:17
CADÊ O SAPO BARBUDO?

Estamos diante de uma guerra de territórios, onde vale tudo! Há claramente uma guerra de narrativas entre um Conservador de Direita (Erry Justo) e um Sindicalista fracassado tentando reviver suas reminiscências vitoriosas... Onde já se viu um negócio desses? Só no Blogue do Geraldo José!

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:19
LUCIMARA LEAL

Francamente, contra fatos não há argumentos! Um simples Jornalista conseguiu despertar a fobia de um sindicalista aposentado... O Professor Olavo de Carvalho deve estar brindando essa tua vitória nobre aluno Conservadorista! Sábado que vem vai ter festinha depois da aula, tá certo?

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 07:20
LIGADÍSSIMA

Parabéns ao jornalista Erry Justo... Ele realmente conseguiu provar para todos nós que o que vc escreveu é a mais pura VERDADE! Se nenhum petista te respondesse ficaria tudo sem relevância. Só sindicatos têm “motivos” para se opor à reforma pró-trabalhadores! A mamata deles acabou.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 11:12
2 Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Fui claro em tudo, inclusive mostrando que não existe necessidade de se criar sindicato, o Imposto S é criação do capitalismo para promover o sindicalismo traidor, o Sindicato é enorme escola de politização e educação social. A região do ABC é a de melhor condição de vida!... Grandes jornais do mundo criticou o Brasil pela imbecilidade de eleger um ser da "extrema direita", intrigado dom o social. Para à elite o processo de manipulação, vale a pena!

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 13:04
José Gonçalves

Parabéns, companheiro. Vc sempre lúcido nas suas análises. Parabenizo o blog do Geraldo José por abrir espaço para pensadores e democratas do seu nível. Vc nos orgulha a todos, com sua história de luta e resistência. Continue firme no seu propósito e já fico no aguardo da próxima crônica.

publicado em 06 de Setembro / 2019 às 21:22
3 Laurenço Aguiar, PT de Sento-Sé.

...Por sorte do Brasil a extrema direita não elegeu Aécio Neves em 2014. Já tinha elegido Collor em 1989. Não tivemos a mesma sorte em 2018 e e fomos vencidos pelo sentimento de imbecilidade. Tamos pagando alto preço r isso!

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.