Blog do Geraldo José - Alunos de curso profissionalizante desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro aprovam capacitação e mostram o que estão aprendendo
Vale do São Francisco - 15 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 05 de Setembro / 2019 às 20:13

Alunos de curso profissionalizante desenvolvido pela Prefeitura de Juazeiro aprovam capacitação e mostram o que estão aprendendo

Os alunos do curso profissionalizante para formação de padeiro e confeiteiro, com ênfase em doces, salgados e confeitaria, promovido pela Prefeitura de Juazeiro, através da Secretaria de Obras e Desenvolvimento Urbano/Sedur, estão aprovando a capacitação e, na manhã desta terça-feira (03), deram uma pequena demonstração do que estão aprendendo ao produzir vários doces e salgados para degustação da turma.

Maria do Rosário é costureira e mora no bairro Padre Vicente (Codevasf) há mais de 20 anos. Ela conta que viu no curso uma oportunidade de aprimorar suas habilidades culinárias. “Já faço pizzas em casa para comercializar e quando soube do curso aproveitei para aprimorar meus conhecimentos e passar a produzir outros tipos de alimentos como os salgados e doces e assim complementar a minha renda. O curso é ótimo, a professora muito paciente com todos os alunos e quero fazer vários outros cursos”, declara a aluna.

A diretora social da Sedur, Graciele Gomes, destaca que esta já é a quarta turma profissionalizante em produção de doces e salgados que passa por capacitação. “Como o curso finaliza nesta sexta-feira eles agora estão só praticando e aprimorando o que já aprenderam. Nosso objetivo é emponderar essa população, que está recebendo um grande volume de obras no seu bairro, para que eles possam crescer e acompanhar o desenvolvimento que chega até eles”, explica Graciele.

Iniciado no dia 26 de agosto, o curso acontece na Igreja Nossa Sra. de Fátima, bairro Jardim das Acácias, e é mais uma ação do cronograma de atividades de mobilização social, realizadas nos 12 bairros beneficiados com as obras da Intervenção da Poligonal Urbana. Durante a capacitação os alunos aprendem as noções básicas para produção dos principais tipos de massa, recheios para salgados, pães e bolos e também como produzir doces finos e trufados.

A dona de casa Lucielma Santos já produz doces e salgados para as festas da sua família e amigos. “Agora quero comercializar e o curso me dá essa oportunidade de aprender mais e assim potencializar a atividade que já exerço. Estou até recebendo algumas encomendas”, comemora Lucielma, acrescentando que essa é uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Juazeiro. “Muitas pessoas não trabalham por não ter uma formação e essa iniciativa proporciona isso. Parabéns a todos os envolvidos por nos dar essa oportunidade”, acrescenta.

O titular da Sedur, Hemerson Guimarães, observa que todo o Projeto Técnico Socioambiental é executado por uma empresa terceirizada e contratada por meio de processo licitatório (Exata). “As ações de mobilização social compreendem desde palestras até atividades culturais e são coordenadas pela equipe técnica social da Sedur. É muito importante o desenvolvimento do trabalho social, paralelo à realização das obras, assim promovemos a adaptação da população ao grande volume de obras que está recebendo”, ressalta o secretário Hemerson Guimarães.

Gardennia Garibaldi/Sedur
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.