Blog do Geraldo José - Profissionais do HDM comemoram resultado do Simpósio Internacional de Oncologia Pediátrica do IMIP
Vale do São Francisco - 23 de Setembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 11 de Setembro / 2019 às 21:00

Profissionais do HDM comemoram resultado do Simpósio Internacional de Oncologia Pediátrica do IMIP

A oncologista pediátrica do Hospital Dom Malan, Michelle Ribeiro, e a pediatra e diretora de atenção à saúde, Tatiana Cerqueira, participaram, no final de agosto, do Simpósio Internacional de Oncologia Pediátrica do IMIP, que aconteceu no Recife. O evento, comemorativo aos 25 anos da oferta do serviço no Instituto, contou com a participação dos principais centros oncológicos do país e do St. Jude Children's Research Hospital.

"O St. Jude é um hospital americano, referência mundial no tratamento do câncer infantil. Há anos eles fizeram um projeto voltado a países pobres ou que ainda não tinham tratamento específico para o câncer infantil, ou o tinham de forma precária, e o primeiro contemplado na América Latina foi o IMIP. Então, desde essa época ele é nosso parceiro", esclarece a Dra. Michelle.

Entre outras coisas, o St. Jude promove o intercâmbio de profissionais. "Em Moçambique, por exemplo, não havia tratamento para o câncer infantil e, através do projeto, uma médica da África veio fazer residência no IMIP Recife e voltou para implantar o serviço lá", ressalta.

Também fruto dessa parceria, hoje, o IMIP sede é referência em oncologia pediátrica no Brasil e o Hospital Dom Malan, gerido pelo Instituo em Petrolina, tenta seguir os mesmos passos. "Por isso, nós comemoramos. Não foi só a oportunidade de participar do Simpósio, mas de poder fazer essa troca", pondera a médica.

A alegria sobressaiu esses dias justamente pela devolutiva feita pelo hospital americano. "Antes do evento nós respondemos a um profile, com inúmeras questões, que ajudaram ao St. Jude a traçar um perfil do Dom Malan. Essa semana eles responderam com dados e proposições. Com o relatório em mãos podemos traçar melhorias para o nosso serviço, que é a referência hospitalar na região para o câncer infantil", justifica.

Muitas vezes as dificuldades vêm da burocratização dos serviços, falta de parceria e distanciamento da gestão com a relação à assistência. Por isso, para o Simpósio, os gestores de saúde também foram convidados a participar. "Tatiana nos acompanhou e foi muito importante. Lá nós vimos que muita coisa pode ser resolvida de forma simples", complementou.

De acordo com a médica, atualmente, entre as doenças, o câncer infantil hoje é o que mais mata as crianças. A primeira causa de morte está relacionada aos acidentes e homicídios. Depois vem o câncer. "Não é mais a pneumonia ou a diarreia que mata e sim o câncer. São dados alarmantes, mas, que precisam ser expostos no sentido de sensibilizar a população para o assunto e os gestores públicos para a viabilização do tratamento adequado", enfatiza.

O hospital Dom Malan possui seis leitos de internamento na oncologia pediátrica e, em muitos momentos, a enfermaria encontra-se superlotada. "É a nossa realidade e o que nós podemos é nos esforçar para prestar a melhor assistência possível e, em parceria com a APAMI, buscar oferecer os melhores tratamentos. Mas, acredito que iniciativas como essa do Simpósio e do St. Jude só vêm a somar. A estrada é longa, mas nós estamos dispostos a caminhar", finaliza.

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.