No passado, as superintendências do Incra trabalhavam como se fossem capitanias hereditárias. Isso acabou, diz presidente do Incra

Os novos titulares das regionais do Incra no Pará, com sede em Belém, e no Médio São Francisco, com sede em Petrolina (PE) foram empossados na última quarta-feira (11), pelo presidente da autarquia, João Carlos de Jesus Corrêa, na sede da autarquia, em Brasília (DF). Neil Duarte de Souza assume a regional no Pará e Bruno Ferreira Medrado no Médio São Francisco. A cerimônia contou com a participação dos deputados federais Éder Mauro e Neil Duarte de Souza, do Pará, e Augusto Coutinho, de Pernambuco.

Na ocasião, Jesus Corrêa destacou as mudanças que vêm sendo implementadas pela atual direção em relação a gestão sistêmica junto às regionais. “No passado, as superintendências regionais do Incra trabalhavam como se fossem capitanias hereditárias. Isso acabou. Estamos trabalhando dentro de um modelo de gestão onde as superintendências estão sendo orientadas sobre os objetivos e metas a serem alcançados, com parâmetros estabelecidos para a realização das atividades finalísticas e orçamentárias da autarquia”, finaliza.

Logo depois de serem empossados, os dois gestores iniciaram a rodada de reuniões de orientação voltadas a superintendentes, nas quais são abordados procedimentos e normativos relativos ao funcionamento do Incra. Todas as diretorias integram o evento, que prossegue até esta sexta-feira (13).

O objetivo, além de imprimir uniformidade à gestão na sede e nas 30 superintendências regionais, é estimular a condução das ações pertinentes à reforma agrária e à regularização fundiária brasileiras, em especial os esforços para colocar em prática a Operação Luz no Fim do Túnel criada com a meta de agilizar a emissão de títulos definitivos a assentados.

O engenheiro civil Bruno Medrado assume, pela segunda vez, a superintendência do Incra no Médio São Francisco. Durante sua primeira gestão – de julho de 2016 a janeiro de 2019 – entregou os primeiros títulos definitivos a assentados da reforma agrária em toda a história da superintendência.

Formado em 1993 pela Universidade Católica de Pernambuco, tem vasta experiência em fiscalização, orçamentos e projetos de obras de engenharia. No currículo constam trabalhos junto às prefeituras de Cabrobó, Lagoa Grande, Petrolina e Santa Maria da Boa Vista, na qual Medrado foi vice-prefeito entre os anos de 2004 a 2012.

Foto: Incra