Hospital Dom Malan de Petrolina realiza treinamento sobre Biosegurança

O Hospital Dom Malan de Petrolina, através da Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), está realizando um treinamento sobre Medidas de Biosegurança para a equipe de enfermagem (enfermeiros e técnicos) do serviço. A ação tem como foco, principalmente, o estímulo ao uso correto dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) como recurso principal de segurança. Teve início nesta terça-feira (17) e prossegue até o dia 20.

“Identificamos essa necessidade em alguns setores e resolvemos realizar o treinamento, que tem como objetivo alcançar 100% dos profissionais. Dessa forma, vamos tentar diminuir os riscos de exposição e contágio”, ressalta a enfermeira gerente da CCIH, Layanna Vasconcelos. De maneira geral, a Biossegurança é de grande relevância para os serviços de saúde, pois aborda medidas de controle de infecções para proteção não só da equipe de assistência, como também dos usuários. Ela contribui substancialmente para a qualidade, promoção e proteção à saúde – princípios básicos do SUS.

Esses treinamentos correspondem a uma ação contínua da CCIH, que periodicamente escolhe temas ligados à saúde, segurança do trabalhador e segurança do paciente para trabalhar com as equipes.

“Entre outras coisas orientamos sobre os riscos existentes no ambiente de trabalho, as medidas de controle dos riscos, os equipamentos de proteção individual e coletiva, medidas de prevenção de acidentes e incidentes, entre outros”, complementa.

“É uma lógica simples. Se eu não me protejo com os equipamentos necessários estou me colocando em situação vulnerável e colocando em risco a vida de outros pacientes, diante de uma possível infecção cruzada, por exemplo”, esclarece.

De acordo com a Norma Regulamentadora número 32 (NR32), o empregador deve assegurar a capacitação dos trabalhadores antes do início das atividades laborais e de forma continuada. “E isso que nós fazemos no HDM, seja através do Núcleo de Educação Permanente, CCIH, gerências e chefes de setores. Então, acredito que temos uma boa cobertura”, destaca o supervisor de segurança do trabalho, Jairo Guimarães.

De acordo com Layanna, o treinamento teve uma boa adesão e vem apresentando excelente interação com o público. “Estamos com sala cheia e todo mundo tirando dúvidas. E é isso que ao final importa”, conclui.

Ascom HDM