Blog do Geraldo José - Artigo – UM PAÍS ENTRE PALAVRÕES E SUICIDAS!
Vale do São Francisco - 14 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 06 de Outubro / 2019 às 23:00

Artigo – UM PAÍS ENTRE PALAVRÕES E SUICIDAS!

O resultado verificado nas últimas eleições foi sintomático do nível de ansiedade que dominava o nosso eleitorado, pela expectativa de mudança na política nacional, visto os desmandos administrativos e financeiros em que o país se encontrava, bem como a tentativa de melhoria do perfil dos nossos legisladores. É importante comentar que no Senado Federal ocorreu uma notável renovação de 87,3% das 54 cadeiras em disputa, enquanto na Câmara dos Deputados foram eleitos 243 deputados "novos", com uma renovação de 47,37%. Bem significativo!

No plano do Executivo o desejo de mudança global se manifestava de forma mais intensa diante da incompetência da então Presidente e, também, do seu sucessor temporário, condição que favoreceria a eleição de qualquer um novo nome que se apresentasse no cenário político nacional. Entendo que é cedo para uma avaliação conclusiva dos riscos assumidos pelo povo brasileiro. Existem boas intenções de corrigir alguns rumos, mas o que falta ao Presidente é um curso intensivo para Estadista - e de boas maneiras -, mesmo à Distância (quem sabe, um bom EAD!), mas, que o ensine a agir mais e falar menos. Se não aprovamos que um “zé ninguém” use palavreado impróprio em rodas de família, não se pode admitir que o Presidente da República adentre ao lar das famílias brasileiras através da televisão, e ao discursar aos garimpeiros à porta do Palácio, use de expressão grosseira, ainda que em defesa da nossa soberania: “Interesse na Amazônia não é no índio nem na porra de árvore, e sim no minério”! No mínimo aviltante e inconsequente! E prefiro usar essas palavras, a outras que seriam do mesmo nível como as dele, visto que o respeito ao leitor é algo sagrado.

Outro forte motivo do descalabro provocado por gestões anteriores, está na desvirtuada política de gestão financeira dos recursos do BNDES, com motivações político-ideológicas nos financiamentos a ditaduras dos continentes latino e africano, cujas consequências negativas estão agora recaindo sobre o Tesouro Nacional, avalista dessas operações. Ninguém sabe, mas, no balanço de 2018 o Banco já contabilizou valores da ordem de 4,4 bilhões de reais ante a evidência de calote de países como Cuba, Venezuela e Moçambique, e cujos pagamentos em 2019 já não foram efetuados por esses devedores! Alguém crê que vão pagar, ou o calote já pode ser contabilizado pelo total?

Merece uma análise, o fato de por trás dessas operações ter ocorrido a interveniência das grandes empresas brasileiras envolvidas com os escândalos     revelados pela Lava-Jato. É implicante e questionável verificar que não houve qualquer interesse da Intercept Brazil em “comprar” dos Hackers esse farto material dos diálogos entre os membros do então governo, empresários e BNDES, no qual deve conter tratativas de muitos milhões de reais em propinas! A propósito, por quê ao jornalista Glenn, convenientemente, não interessa esse tipo de material dos Hackers? Creio que um dia saberemos! Inclusive, isso já tarda!

Pensar o Brasil de hoje está sendo uma missão revestida de grande complexidade. O cidadão, no aconchego do seu lar, depara- se com a mídia de maior expressão nacional – Globo, Band e Folha de S. Paulo -, que, por motivos óbvios e conhecidos, está orquestrada na tarefa de anarquizar com as ações do atual governo, às vezes por fatos justificáveis e em outras revestidas de uma parcialidade radical que não ajuda a construir um novo país. Talvez por breve lapso, há momentos em que surpreende com comentários sobre índices econômicos positivos já alcançados, ou no reconhecimento de algumas ações de governo conduzidas com seriedade e voltadas ao interesse nacional.

O Brasil vive um momento muito singular e especial na sua história. Temos um Presidente que diz palavrão, e é destemperado diante de vários episódios do cotidiano. Temos um desequilibrado ex-Procurador Geral da República (Rodrigo Janot) que confessa em livro ter ido à sala de um Ministro do STF (Gilmar Mendes) para matá-lo e em seguida se suicidar...! História meio maluca, fantasiosa e nada convincente!

Como dizem popularmente que Deus é brasileiro pelo fato de o Brasil estar imune a muitas tragédias comuns a outros países, vamos esperar que Ele nos permita escapar de uma possível e indesejável tragédia política!

Autor: Adm. Agenor Santos, Pós-Graduação Lato Sensu em Controle, Monitoramento e Avaliação no Setor Público – Salvador-BA.

POSTAR
29 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 06 de Outubro / 2019 às 23:07
ACORD@DINHO - *_*@*_*

Bom título desse Artigo. Belo texto pelas verdades bem ditas. Onde vamos chegar não sei, só sei, que o nível está baixando de ambos os lados. No que isso vai dar também não me pergunte. Vou responder que não sei... Que país é esse? Eu sei.

publicado em 06 de Outubro / 2019 às 23:14
MARCUS ACIOLI

Os estadistas falastrões lascaram esse país. Temos 10 meses sem um caso de corrupção atestado pela AGU. Parabéns Bolsonaro. Você não enganou ninguém. Pela primeira vez vi o mundo se adequar e entender que temos soberania e que ninguém vai mais ficar nos roubando descaradamente e ficarmos calados feito cordeiros. Estamos com quase todos os números positivos na combalida economia e só faltando os famigerados poderes Legislativo e Judiciário contribuírem com alguns sacrifícios e com boas intenções p o povo brasileiro e que não fiquem operando em causas próprias. (Salvador-BA).

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 06:13
neusa

Bolsonaro eh maluco. Lugar de Bostanaro eh internamento hospital psiquiatrico

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 06:16
Ricardo

Pt nunca mais...já percebeu que essa ideologia Ja era....Pt nunca mais... Pete nunca mais... Pt nunca mais... Pt nunca mais...pt nunca mais... Chegou a era da alternância de poder em todas as esferas governamentais.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 06:16
tania

Tramóia nunca só dar errado. Bolsonaro e Moro tramaram escondido perseguição aos trabalhadores. Hoje Bolsonaro e Moro prejudica ou corta ou dificulta a aposentadoria dos pobres

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 06:17
vera

Para Bolsonaro, como ele vinha dizendo desde a campanha, cultura é “coisa de comunistas” e tem que ser tratada na base de porrada. Daqui a pouco, salas de cinema e teatro serão transformadas em extensões de templos evangélicos, que em vez de ingressos certamente cobrarão dízimos. Ajoelhou, tem que rezar. Nada acontece por acaso: o ataque à Cultura faz parte de um projeto maior, o único programa de governo apresentado até agora pelo bolsonarismo: a destruição do país.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 07:00
iara

Um ciclista perguntou para Bolsonaro cadê Queiroz? Bolsonaro responder que "TÁ COM SUA MÃE" . O vídeo ta no Google. Bolsonaro pior que Collor

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 07:27
Florisvaldo F dos Santos - São Paulo

Agenor Santos, boa noite! Existe um proverbio português que é o seguinte: “Quem fala muito, dá bom-dia a cavalo”. Se analisarmos os fatos trazidos por você, podemos estar vivendo algo semelhante ao dito proverbio, eis que os ”os garimpeiros à porta do Palácio”, com os objetivos e interesses que lhe são peculiares, se aproveitam para disseminar e enaltecer as barbáries que são ditas, publicando em parte ou na integra, seja lá que contexto for aquilo é exalado. >>>>> Continua!

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 07:27
QUIM

O CAPITÃO NÃO É MALUCO NÃO,TEM MAIS,TEM 20 DEDOS E NÃO É LADRÃO !

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 07:28
Florisvaldo F dos Santos - São Paulo

>>>> Continuação - Um exemplo disto é a promoção pessoal utilizada por Rodrigo Janot, noticiada nos principais meios de comunicação do mundo (falada, escrita e televisada), para a venda do seu livro que será lançado brevemente (segundo as más línguas, com o aval de Gilmar Mendes), já que este ultimo, nunca veio a publico para desmentir a tal “História meio maluca, fantasiosa e nada convincente”. Assim, dependendo de quem nos cumprimentar, devemos ter a precaução ao responder aquele cordial “bom dia”! Florisvaldo F dos Santos

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:16
Fernando Costa

Senhor escritor, o senhor prefere políticos ladrões que escrevam livros e dêem “palestras”, ou um que fala a linguagem do povo?

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:17
Fernando Costa

Fala a linguagem do povo e NÃO ROUBA?

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:41
Eden Lopes Feldman

Uma resenha bem estruturada dos problemas atuais brasileiros. Com objetividade e clareza. Mas, o que me anima é que mesmo sendo nosso presidente destemperado em algumas situações, permitiu que seus assessores, a grande maioria brilhantemente escolhidos, possam estar executando grandes ações em prol do futuro da nação. Corrigindo erros e construindo uma estrutura de governança pública que era inimaginável nos governos socialistas.E a imprensa, desnorteada, busca apenas no ataque a figura do presidente uma afirmação da sua ideologia. (continua)

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:41
Eden Lopes Feldman

(continuação) Que caracteriza um a reação a perda da conta governamental na massiva propaganda ideológica empregada pelos governos anteriores. Somos uma nação em transformação. Informada pelas mídias sociais através dos celulares. Com liberdade para suas conclusões e interpretação dos fatos. E assim deixou de ser manipulada pela mídia progressista que domina as redes de TV e os jornais. FOZ DO IGUAÇU

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:42
Uauá da Silva

Agenor, velho amigo; Está ficando completamente desnorteado. Eu te disse antes das eleições, lembra? Não vote nesse sujeito porque o mais difícil vai ser pedir desculpas por ter errado. E você está nesse caso: Diz que ele é um desbocado, quando quer dizer que ele é incompetente; diz que não houve investigação de corrupção quando quer dizer abafaram a corrupção; mistura erros do passado para diminuir os erros presentes... Vá direto ao ponto: Peça desculpas, reconheça o erro e diga: Jesus! O que fiz? Ajudei a eleger esse inútil perigoso!

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 08:53
Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Vi na internet que Venezuela pagou a too empréstimo feito pelo Brasil e Cuba com sua cultura de honestidade,deve não calotear. Os defeitos de Bolsonaro são bem maiores e mais graves do que cita o artigo. Durante todo o mandato do atual governo teremos pioras sociais e econômicas, sem precisar que ninguém torça contra. Houve uma serie de fatos estratégicos para eleger alguém de direita, e acabou elegendo um fascista de extrema direita, pior figura da ideologia capitalista!

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 09:00
TOCADOR

O capitão psicopata está levando o país ao abismo social, econômico e político. Uma escolha desastrosa que levará o Brasil a um atraso de décadas.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 09:04
Laurenço Aguiar - do PT de Sento-Sé/BA.

Vi na internet que Venezuela pagou a too empréstimo feito pelo Brasil e Cuba com sua cultura de honestidade,deve não calotear. Os defeitos de Bolsonaro são bem maiores e mais graves do que cita o artigo. Durante todo o mandato do atual governo teremos pioras sociais e econômicas, sem precisar que ninguém torça contra. Houve uma serie de fatos estratégicos para eleger alguém de direita, e acabou elegendo um fascista de extrema direita, pior figura da ideologia capitalista!

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 09:07
Carlao

Ta melhor do que com os ladrões do pt .o povo que gosta de ladrões viu?ta doido

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 09:12
Nonato dos santos

Otários... não existe corrupção maior, que a devastação do maior Patrimônio Nacional que é à Amazônia.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 09:53
maria do socorro

ESSE LARANJAL DARÁ MUITOS FRUTOS, AGUARDEM

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 11:40
Baiano de Fé

Srs leitores do conceituado, em especial o Sr Agenor Santos, em um país continental como o nosso, e, ao longo dos anos, acomodado com jeito de ser de uma grande maioria dos políticos, que outrora e, ainda Boa parte, contigual falando uma coisa e, praticando outra já do conhecimento todos nós, quando aparece 01 (um) diferente a todos que vimos nos últimos 30 a 40 anos, lembrando aqui Janio Quadros, e, agora, J.M.Bolsonaro, boa parte da sociedade, fica perplexa pois, os outros, faziam teatro com a coisa pública e, só nos enganava. Prefiro Palavrões, do que ter CORRUPÇÃO, que MATA os sonhos.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 11:51
Baiano de Fé

CORRUPÇÃO, que MATA nossos sonhos, nos tirando uma SAÚDE, de qualidade para todos, igual, uma EDUCAÇÃO, de qualidade, com professores, com condições de trabalho, capacitados e bem remunerados, com isso, teremos SEGURANÇA. O SUICÍDIO, ante ao exposto, começa no VOTO, qdo votam em CORRUPTOS. Lembram: Qual é a tua meu irmão, votar nos DOIDOS ou nos LADRÕES? Você decide, país é reflexo do seu VOTO.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 14:34
maria do socorro

AGORA FAZ CADA VEZ MAIS SENTIDO BOZO TER MANTIDO O MINISTRO DO TURISMO MESMO DEPOIS DE TER CORTADO OUTROS MINISTÉRIOS MUITO MAIS IMPORTANTES. RABO PRESO COM O ÁLVORO ANTONIO? AGORA É A HORA DAS INTITUIÇÕES AGIREM COM INDEPENDÊNCIA, PRINCIPALMENTE A PF E MPF.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 14:39
luciano

A PF,MP,PGR,RECEITA E COAF ESTÃO SENDO APARELHADAS PARA ENTERRAR INVESTIGAÇÕES ENVOLVENDO BOZO, FAMÍLIA E COLABORADORES.VAMOS TORCER PARA Q ALGUMA PESSOA SÉRIA LEVE À FRENTE AS INVESTIGAÇÕES. SE ISSO ACONTECER A VERDADE VAI APARECER.TRATA-SE DE UMA GANGUE NO PODER.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 14:43
professor reda

É FUNDAMENTAL ACOMPANHARMOS ATENTAMENTE ESSAS NOVAS INVESTIGAÇÕES. SE BOZO OU MORO OBSTRUIREM DILIGÊNCIAS ESTARÃO PASSANDO ATESTADO DE CULPA E DE CAPACHO, RESPECTIVAMENTE.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 18:30
QUIM

POIS É...A Venezuela deixou de pagar prestações que somam US$ 414 milhões (R$ 1,6 bilhão) ao Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). Entre os anos de 2000 e 2017, o banco emprestou US$ 2,2 bilhões para a Venezuela contratar serviços ou produtos brasileiros, como construções ou aeronaves.

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 18:32
QUIM

POIS É...https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/23/inadimplente-com-o-brasil-venezuela-paga-parcela-de-divida-com-a-russia.ghtml (Diario do Poder)

publicado em 07 de Outubro / 2019 às 19:04
QUIM

POIS É...https://g1.globo.com/mundo/noticia/2019/04/23/inadimplente-com-o-brasil-venezuela-paga-parcela-de-divida-com-a-russia.ghtml (Diario do Poder)

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.