Ibama aciona plano de área para proteger a Baía de todos-os-Santos de óleo que atinge Nordeste

O Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) informou que acionou preventivamente o plano de área da Baía de Aratu para proteger a Baía de Todos-os-Santos, em Salvador, das manchas de óleo que atingiram oito municípios na Bahia e 64 de outros estados do Nordeste.

Segundo informações do Ibama, a iniciativa prevê o monitoramento da entrada do canal, a proteção de áreas sensíveis e a contenção e recolhimento do óleo caso sejam identificadas manchas na área da baía.

De acordo com o órgão, os Planos de de Área são documentos que reúnem Planos de Emergência Individuais (PEIs) de empreendimentos litorâneos com o objetivo de facilitar e ampliar ações de resposta a incidentes de poluição.

A Bahia conta com 25 pontos de contaminação espalhados pelos municípios de Salvador, Lauro de Freitas, Camaçari, Mata de São João, Entre Rios, Esplanada, Conde e Jandaíra. Na capital baiana, segundo um balanço apontado pela prefeitura, ao menos 36 kg de petróleo foram retirados das praias da cidade por agentes da Limpurb.

Na tarde desta segunda-feira (14), o governador da Bahia em exercício, João Leão, assinou o Decreto Estadual de Emergência para liberação de recursos para seis municípios do estado que foram atingidos por manchas de óleo no litoral.
 

G1 Bahia