Projeto social garante escolinha de futebol para meninas no estádio de Pituaçu

Olhares atentos às orientações da professora revelam o sonho de cerca de 70 meninas, na faixa-etária de 07 a 17 anos, em ser uma jogadora de futebol. Elas participam de aulas gratuitas do projeto Esporte na Cidade, que tiveram início nesta quarta-feira (16), no Estádio de Pituaçu, em Salvador. Com o objetivo de ampliar a participação feminina na modalidade, o projeto de iniciação esportiva ainda dispõe de 80 vagas para as interessadas.

Com inscrições gratuitas, o projeto, até então inédito como política pública na Bahia, oferece, ao todo, 150 vagas para a prática regular da modalidade, com aulas acontecendo às segundas e quartas, nos turnos matutino e vespertino, no próprio Estádio de Pituaçu.

As aulas, que tem duração de 12 meses, têm o objetivo de integração e da inclusão das meninas no futebol. Num ambiente totalmente favorável – onde apenas garotas treinam –, aprender os fundamentos do esporte mais disputado do mundo ficou ainda mais fácil e inclusivo.

A pequena Cecília Barreto, de 08 anos, por exemplo, já enfrenta preconceito na escola com os meninos. Segundo ela, o interesse de fazer uma escolinha de futebol começou depois de uma provocação. "Na escola, os meninos dizem que meninas não sabem jogar. Daí, eu resolvi aprender para mostrar que meninas também podem jogar com eles e ainda fazer gols", disse Cecília.

Já Yasmin Silva, 13 anos, enxerga o projeto como uma oportunidade para aprender a técnica do futebol.  "Geralmente a gente não tem muita oportunidade de jogar sozinhas. Sempre com times mistos. Neste ambiente só com mulheres, a gente se sente mais a vontade de poder errar um passe e não ouvir ninguém reclamar de forma pejorativa", afirmou a adolescente.

A iniciativa tem o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte do Governo da Bahia. A realização é da organização social De Peito Aberto – Incentivo ao Esporte, Cultura e Lazer, com patrocínio do Itaú e do SporTV por meio da Lei Federal de Incentivo ao Esporte. Além dos treinos no estádio de Pituaçu, os inscritos ganharam um par de chuteiras, meião e uniforme.

Projeto Esporte na Cidade - Salvador

• Horário das inscrições: das 08h às 11h  / 14h às 17h

• Local das inscrições: Estádio Pituaçu (acesso sentido vestiário)

Documentos necessários (cópias):

• RG ou certidão de nascimento da aluna

• Documento de identidade dos pais ou responsáveis

• Atestado de matricula da escola

Comprovante de endereço

• Contato para dúvidas: (71) 99352 0500 (Rodrigo - coordenador) e (71) 99156 3455 (Paloma - professora)

Ascom Sudesb