Semana da Criança encerra no Hospital Dom Malan com balanço positivo

A Semana da Criança encerrou no Hospital Dom Malan/IMIP de Petrolina após uma vasta programação. Ontem, por exemplo, foi a vez da Comissão de Controle de Infeção Hospitalar (CCIH) botar os super-heróis para combaterem as bactérias, e das odontólogas Tamires Coelho e Cecília Corcino derrotarem a cárie.

Calma que o grupo Somando e Dividindo (promotor da Semana da Criança) explica. "É que a programação oficial contou com uma atividade de higienização das mãos junto com saúde bucal e nós tivemos a participação mais que especial da CCIH e do projeto UM SORRISO DO TAMANHO DO BRASIL, do qual Dra. Tamires e Dra. Cecília fazem parte", esclarece a assistência social Emília Cordeiro.

As últimas manhãs foram diferentes e animadas na pediatria. De forma lúdica, divertida e usando personagens infantis, a equipe da CCIH ensinou sobre a correta higienização das mãos e o combate às bactérias como forma de prevenção às infecções. "É gostoso porque eles aprendem brincando e a gente consegue falar sobre algo sério de uma forma divertida e que eles realmente absorvem", constata a enfermeira gerente da Comissão, Layanna Vasconcelos.

Os benefícios para as crianças são indiscutíveis. Mas, muito mais gente sai ganhando com ações de intervenção como as propostas pelo grupo Somando. Para Tamires a oportunidade foi enriquecedora. "Peço a Deus todos os dias que através das minhas mãos eu possa oferecer saúde por onde eu passar, e que eu possa ir a muitos lugares como esse" disse referindo-se ao Dom Malan. Na unidade, ela e a parceira de projeto falaram sobre saúde bucal, ensinaram os pequenos a escovarem corretamente os dentes e entregaram kits de escovação.

Emília é só gratidão: "Acho que nós acertamos no formato e estamos muito felizes com o resultado. Cada dia e cada programação tiveram o seu valor especial e nós só temos a agradecer a todos os voluntários por isso".

A Semana da Criança encerrou dia 18 com uma manhã festiva. Teve palhaço, distribuição de brinquedos, lembranças e um lanche.  "Fizemos um lanche coletivo para a equipe multidisciplinar, pais e pacientes. Além dos alimentos, nós compartilhamos muito afeto e respeito", comemora.

A Semana da Criança também ofereceu corte de cabelo, musicalização, confecção de brinquedos musicais, auriculoterapia, contação de histórias, oficinas, jogos sobre alimentação certa e principalmente diversão envolvendo as crianças, os pais e acompanhantes.

 

Anna Monteiro-Hospital Dom Malan Imip