Juazeiro sedia encontro com gestores do CadÚnico e Bolsa Família

O município de Juazeiro sediou nesta terça-feira (22), no auditório do CIAM, a Reunião da Rede de Gestores e Técnicos do Cadastro Único e Programa Bolsa Família do Território de Identidade Sertão do São Francisco que teve como tema: Os 5 anos da Rede de Gestores e Técnicos do CadÚnico e PBF do Território do Sertão do São Francisco: Avanços e desafios. O 3º Ciclo Estadual de Capacitações 2019 aconteceu simultaneamente.

Além de Juazeiro, participaram do evento representantes dos municípios de Canudos, Casa Nova, Curaçá, Remanso, Sobradinho e Uauá. A secretária de Assistência Social de Uauá, Pedrina Mendes, falou da importância de encontros como este. “Através de atividades como esta adquirimos mais conhecimentos e saberes, construímos juntos e aprendemos juntos sobre as políticas da assistência, especialmente, do CADÚnico”, afirmou.

A reunião também contou com a presença de usuários do Cadastro Único entre eles, Carol Dias, representante de acampados de assentamentos da reforma agrária de Juazeiro. “Atividades como esta nos permitem desmistificar programas como o Bolsa Família que muitos vêm apenas a partir do dinheiro, mas tem também a questão social com as famílias, a educação, a complementação da renda, a economia do município que gira e tantas outras coisas. Não é somente receber dinheiro, mas a conscientização do ser e de toda a sociedade”, disse.

Durante a atividade, os participantes foram divididos em oficinas de trabalhos onde foram discutidos temas como cadastramento diferenciado e fiscalização de recebimento indevido de benefício. Uma palestra com Mércia Lima, representante da Secretaria Estadual de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social também fez parte da programação.

Para a secretária Cida Gama é essencial investir cada vez mais em capacitações. “São ações como esta, de atualização e troca de conhecimento, que crescemos enquanto profissionais. Como isso quem ganha é o usuário da assistência social que terá sempre o melhor atendimento, o melhor serviço prestado. É pensando nisso que a gestão municipal tem trabalhado, com o foco em trazer o melhor para as pessoas”, concluiu.

Fabiana Diniz/SEDES