MUDANÇA NA DIREÇÃO DO COLÉGIO MODELO GERA INSATISFAÇÃO DE ALUNOS QUE PROMOVEM MANIFESTAÇÃO EM JUAZEIRO (BA)

Alunos do Colégio Estadual Luiz Eduardo Magalhães (Colégio Modelo) em Juazeiro (BA) resolveram paralisar as aulas nesta sexta-feira, dia 01 de novembro, em função da possível nomeação da nova direção sem o crivo da escola. Em e-mail ao Blog GJ Notícias eles expressaram esse descontentamento: “Geraldo nós do Colégio Modelo Luiz Eduardo Magalhães/unidade Juazeiro estamos pedindo SOCORRO, pois está sendo tirado nosso direito de escolhas dos nossos representantes para a gestão do Colégio, por conta de uma indicação política, e nós queremos apenas saber onde está a nossa democracia, pois estamos sendo em pleno século XXI impedidos de exerce-la. O que nós alunos queremos é apenas uma eleição justa e limpa para que possamos escolher de forma democrática, pelo voto, nossos representantes. Outras escolas terão as eleições, por que somente nós não teremos? Fica a pergunta ao nosso secretário de Educação do estado da Bahia. O que estamos fazendo? Indo de acordo com a frase da bandeira nacional "ordem e progresso" ou estamos indo rumo ao retrocesso? Secretario onde está a nossa democracia? Pedimos SOCORRO ao nosso governador Rui Costa”.

Em contato com alguns professores da unidade do Colégio Modelo local foi explicado que a diretora Normeide de Carvalho se aposentou e com isso assumiu a direção o vice-diretor Marcos Souza, porém, como a dedicação deveria ser exclusiva, este abdicou deste direito em razão de também ministrar aulas em Pernambuco. Naturalmente, dado o quadro de vice-diretores deveria assumir a função o vice-diretor George Cabral, mas pelos rumores que chegaram ao colégio a nova direção da NTE estaria indicando uma ex-diretora do Núcleo Territorial da Educação o que desagradou aos alunos, professores e funcionários que elaboraram a manifestação desta sexta.

Eles pretendem que a atual chapa seja mantida até janeiro de 2020 quando haveria nova eleição e a escolha dos novos dirigentes seja feita pelo colegiado do estabelecimento de ensino. "Marcos Souza não é mais o gestor por que agora, todo gestor tem que fazer as 40h na escola. Ele não poderia acumular, naturalmente pediu para sair. Então, queremos que nosso vice, George Cabral, assuma, pois ele faz parte da última chapa eleita. Em janeiro terá eleição e aí quem quiser, que venha para o bate chapa! Não queremos ninguém de fora." acrescentaram.

Veja o vídeo:

Da redação