Blog do Geraldo José - Alerta: Umidade baixa na região do São Francisco pede cuidados neste final de semana e nos próximos dias
Vale do São Francisco - 12 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 02 de Novembro / 2019 às 12:42

Alerta: Umidade baixa na região do São Francisco pede cuidados neste final de semana e nos próximos dias


De acordo com publicação da Agência Pernambucana de Águas e Clima – APAC e a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos, há uma previsão de umidade baixa e estado de alerta nesta região do São Francisco e sertão, até o próximo dia 06.

A presença de uma massa de ar seco sobre o Sertão está propiciando uma acentuada elevação da temperatura e valores baixos de umidade relativa do ar, principalmente no período da tarde. A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 20% no período da tarde em grande parte do Sertão de Pernambuco e Sertão do São Francisco entre os dias 30/10 e 06/11, com temperaturas próximas a 37°”, alerta comunicado.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a baixa umidade do ar pode provocar problemas de saúde a exemplo de Complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas; Sangramento pelo nariz; Ressecamento da pele; Irritação dos olhos; Eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos; Aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Com a umidade abaixo dos 20%, como previsto para os próximos dias no Vale do São Francisco alguns cuidados podem ser seguidos: Suprimir exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10 e 16 horas, Evitar aglomerações em ambientes fechados, Usar soro fisiológico para olhos e narinas, dentre outros cuidados.

Em caso de umidade abaixo dos 12% as recomendações são ainda mais rígidas, com interrupção de qualquer atividade ao ar livre entre 10 e 16 horas como aulas de educação física, coleta de lixo, entrega de correspondência etc; Determinar a suspensão de atividades que exijam aglomerações de pessoas em recintos fechados como aulas, cinemas etc entre 10 e 16 horas e durante as tardes, manter com umidade os ambientes internos, principalmente quarto de crianças, hospitais, dentre outros locais.

Em que pese o alerta das Agencias para a baixa umidade na região, abaixo de 20%, uma consulta a pelo menos dois institutos de meteorologia nacionais apontam um final de semana com percentuais um pouco acima dos 20%, bem próximos das zonas de alerta, com 22% hoje (02) e 23% neste domingo (03), o que aponta para alguns cuidados quando da exposição ao calor.

Da redação GJ Notícias
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.