Blog do Geraldo José - MICROFONE VERSUS MICROFONIA: HOJE É O DIA DO RADIALISTA
Vale do São Francisco - 12 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Novembro / 2019 às 23:00

MICROFONE VERSUS MICROFONIA: HOJE É O DIA DO RADIALISTA

Hoje, dia 7 de novembro, comemora-se o DIA DO RADIALISTA. Aquele que você ao acordar cedo, liga o seu receptor de rádio e ouve aquela "voz informativa", também aquele que à tarde ao ligar o seu receptor, ouve aquela "voz amiga" e, à noite, uma voz "envolvente". Sim, são essas dádivas presenteadas pelo nosso Criador é que faz o radialista um ser íntimo e ao mesmo tempo distante. Certamente eles gostam muito de ser discretos, apenas deixando se "ouvir", não são muito amigos das câmeras, ao contrário de termos alguns grandes apresentadores de TV "nascidos no berço esplêndido" do rádio! Apesar da primeira transmissão radiofônica oficial no Brasil ter ocorrido em 1922, no estado do Rio de Janeiro, a profissão foi regulamentada apenas em 1978, pela lei 6.615.

Além das transmissões de notícias e locuções esportivas pelo rádio, o radialista acaba desempenhando diversas outras funções dentro do setor de trabalho, podendo ser responsável, ainda, pelas áreas de direção, roteiro, criação, entre outros. São vozes escondidas que te dão a visão de um mundo bem explícito. Eu, particularmente posso dizer que tudo que consegui foi através da Música Popular Brasileira e também do rádio. Uma das maiores habilidades de um radialista é a de prender a atenção do ouvinte, mantendo-o atento ao programa de entretenimento, exatamente como estou mantendo você firme nessa leitura até aqui. Para isso, o radialista deve inovar, fazendo uma boa narração de uma notícia do dia, dando-lhe a seriedade necessária.

No meu caso – quem me ouve sabe muito bem disso – procuro chamar atenção do ouvinte através da edição de notícias de impacto – sem ser sensacionalista, coisa que eu detesto no jornalismo – trazendo mais o ouvinte à reflexão com algumas "doses de sarcasmo" dentro da própria narrativa da notícia. É claro que eu ponho também a linguagem do humor, isso para que o noticiário não fique monótono e cansativo. Quem iniciou esse tipo de radiojornalismo foi o saudoso jornalista RICARDO BOECHAT, apresentador matinal dos programas de notícias da BANDNEWS FM. Infelizmente ele nos deixou naquele acidente horrível e confesso abertamente que é nele que eu, na "condição de aprendiz", me espelho e faço dele minha referência. Aqui no Vale do São Francisco também temos alguns bons radialistas, que, certamente fazem uma boa audiência e consequentemente, são bons formadores de opinião.

Existem algumas características desejáveis para o exercício da profissão de radialista. É claro que ter todas essas características de forma equânime, é algo impossível de se encontrar. Mas, de qualquer forma, é necessário que se tenha uma boa dicção, domínio pleno da língua portuguesa falada, empatia, boa expressão, saber trabalhar sob pressão (e isso ocorre quase sempre na prática), rapidez de raciocínio, sensibilidade, boa voz, criatividade, facilidade em lidar com o público, estar diariamente atualizado e conhecer as necessidades e os desejos dos ouvintes. Ufa! É muita coisa né? Mas, hoje é dia de se homenagear esses grandes profissionais que fazem aquela gostosa companhia no seu dia à dia. Parabéns aos meus nobres colegas radialistas!

ERRY JUSTO-Radialista e Jornalista

POSTAR
18 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Novembro / 2019 às 00:14
Capitão MOREIRA

Parabéns aos profissionais do rádio pelo seu dia!!

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 00:17
Tamara nobre da Silva

Nossa cidade e muito rica de radialistas,sem falar do profissionalismo e caráter

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 04:37
QUIM

A AMBOS,AS MINHAS MAIS SINCERAS HOMENAGENS !

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 05:51
neusa

Bolsonaro muda a Lei para Não prender os Laranjas?? Hoje os Laranjas Bolsonaro ricos e os jornalistas e professores e estudantes mais pobres

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 05:54
fatima

Triste Brasil. Bolsonaro acha que persegui Professores e Jornalistas o povo vai ficar sem saber a verdade dos Laranjal??

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 05:55
vera

Não sou economista, mas comecei a entender a coisa. Para o Estado juntar grana é preciso haver cortes. Mas cortar de onde? Dos poderosos? Obviamente que não. Vamos cortar dos miseráveis, afinal já estão acostumados com pouco mesmo né? Vamos congelar o salário mínimo. Vamos aumentar o número de empregos por tirar direitos do trabalhador. Isso desonera a folha de pagamento do empregador e teoricamente, ele contrata mais. Ou seja, estatisticamente vai aumentar o número de desempregados, mas na realidade haverá muitos subempregos.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 05:57
Getúlio

O QUE É SER DE ESQUERDA? Ser de esquerda não é votar no João ou no Mário. É votar no ideal de fraternidade e solidariedade que João e Mário carregam. A esquerda não é contra o empresário. A esquerda é contra o desrespeito aos direitos trabalhistas. A esquerda não é contra a família tradicional. A esquerda apenas tem a consciência de que famílias diferentes da tradicional também são famílias e merecem ter seus direitos protegidos. A esquerda não quer que você ou seu filho sejam gays. Só quer que vocês respeitem o direito daqueles que são. A esquerda não está contra os ricos. Mas contra os

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 06:02
welles

Quim apoia Bolsonaro Rico ta com emprego ou na Mamata com Bolsonaro ???

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 06:04
Paulo

Laranjas B......não vai ser mais preso. Bolsonaro ta feliz

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 06:07
ze filho

Viva o blog. Viva os Jornalistas. BOLSONARO PIOR QUE COLLOR. BOLSONARO PIOR QUE TEMER. BOLSONARO PIOR QUE LÚCIFER. Bolsonaro ta destruindo o Brasil

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 07:17
LUZINETE LEANDRO

Parabéns aos nossos radialistas. Esses dois da foto tem todo meu apreço. Gosto do Geraldo José e também do Erry Justo!

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 07:19
CHORADEIRA

O rádio é o fiel amigo quando estou sozinha em casa! E ouvindo a transrio fm me sinto acompanhada.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 07:21
JUREMA JUREMINHA

De manhã às sete hora já fico ligadinha no Café Brasil e no Tranzanil do Erry Justus. A todos os radialista meu carinho e respeito.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 07:23
SAMBA NO PÉ

Gosto das broncas no programa do Erry Justo. Você escapela com a raça desses políticos incopetentes aqui de nossa cidade Juazeiro. Continue assim porque vc diz aquilo que o povo quer dizer mas não tem lugar de voz.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 07:25
CACHOEIRINHA - PARABÉNS

Parabéns ao Geraldo José e ao jornalista Erry Justo! Dois radialistas que fazem a diferença.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 10:04
Taurino Fernandes de Souza

PARABÉNS A TODOS OS RADIALISTAS DA NOSSA CIDADE E REGIÃO. PARABÉNS ESPECIAL AO BLOG. GERALDO JOSÉ, CARLOS BRITO.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 11:10
José Vitor

Parabéns aos radialistas que leva ao povo informação com responsabilidade. Ao meu amigo Geraldo José, aquele abraço!

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 17:14
QUIM

WELLES-VOCE ESTA MAIS PERDIDO QUE CEGO NO IRAQUE,O QUE TEM A VER A IDIOTICE QUE VOCE DIZ,COM O TEMA DESTA POSTAGEM ? LAVARAM O TEU CÉREBRO COM PERFEIÇÃO,TRANSFORMARAM VOCE NUM GAGÁ ,VOLTE PRA RECICLAGEM ANTES QUE VOCE SE TORNE IRRECUPERAVEL.

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.