Blog do Geraldo José - Vale do São Francisco terá primeiro serviço de radioterapia, braquiterapia e cintilografia da região
Vale do São Francisco - 17 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 07 de Novembro / 2019 às 19:36

Vale do São Francisco terá primeiro serviço de radioterapia, braquiterapia e cintilografia da região

Com 98% das obras concluídas, o prédio onde vai funcionar a Unidade de Alta Complexidade em Oncologia (Unacon) está prestes a ser entregue à população do Vale do São Francisco. Com isso, Juazeiro passa a sediar o primeiro serviço de radioterapia e braquiterapia do norte da Bahia. A cintilografia, exame de imagem que detecta implantes tumorais, também será oferecida. Anexo ao Hospital Regional de Juazeiro (HRJ), o novo prédio tem seis pavimentos e área total construída de 4.145,52 metros quadrados. O investimento é de mais de R$ 18,5 milhões.

"Vai ser um grande passo no tratamento dos pacientes com câncer na região da Rede PEBA (Pernambuco - Bahia). Como a gente não tem radioterapia nem braquiterapia, todos os pacientes são encaminhados para a capital. Com a chegada desses serviços, nós vamos fazer todo o tratamento aqui. Nós teremos ainda a cintilografia, que vai ajudar no diagnóstico de alguns tipos de tumores", explica o diretor médico do HRJ, José Antônio Bandeira.

A Unacon oferecerá tratamento aos pacientes com todos os tipos de câncer, em todas as fases da doença, desde o diagnóstico, passando pela cirurgia e o tratamento. Um acelerador linear, equipamento para o tratamento radioterápico, será instalado na unidade. O aparelho tem capacidade para realizar 43 mil sessões de radioterapia por ano.

Quando não é possível obter a cura, a radioterapia pode contribuir para a melhoria substancial da qualidade de vida. As aplicações diminuem o tamanho do tumor, o que alivia a pressão, reduz hemorragias, dores e outros sintomas, proporcionando alívio aos pacientes, como destaca o diretor médico do HRJ. "Nós temos 55 municípios pertencentes à Rede PEBA, e o ganho para esses pacientes vai ser imensurável".

Com a conclusão das obras, a próxima etapa é a chegada e a instalação dos equipamentos e mobiliários que já foram adquiridos pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesab).

Secom Bahia Fotos: Elói Corrêa/GOVBA
POSTAR
4 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 08 de Novembro / 2019 às 04:57
QUIM

FINALMENTE,DEPOIS DE TANTAS MENTIRAS E TANTAS PROMESSAS.MAS,VALE LEMBRAR,QUE AINDA FALTA MUITO ATÉ FICAR PRONTO PARA RECEBER O PRIMEIRO PACIENTE ! COM O DINHEIRO GASTO EM CADA ARENA PARA A COPA DO MUNDO,DARIA PARA CONSTRUIR 100 CENTROS DE RADIOTERAPIAS ESPALHADOS POR TODO O BRASIL.CHEGOU TARDE PARA MUITAS PESSOAS,QUE PODERIAM TER SIDO SALVAS SE ESTE CENTRO DE RADIOTERAPIA TIVESSE SIDO CONSTRUIDO NA ÉPOCA EM QUE FOI PROMETIDO,2009, PELOS NOSSOS POLITICOS,EM ESPECIAL,PELO SECRETARIO DE SAUDE DA BAHIA,NA ÉPOCA JORGE SOLLA.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 06:40
Otaviano Alves Cajui Conselheiro Municipal de saúde- Suplente

Bom dia Juazeiro, é com esta saudação de boas vindas, que eu quero comentar a boa nova, um serviço sem precedentes oferecido bem aqui em nosso quintal, diminuindo o fluxo e a via crucis dos pacientes rumo a capital, que além do sofrimento físico soma-se o emocional, pela peregrinação de hospital a hospital, e o desconforto da casa de apoio, que nem sempre apoia devido as precariedades anunciadas. Esta nova unidade anunciada vem como um alivio aos cofres da secretaria, com a diminuição do número de pacientes em transito via TFD.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 08:19
Antonio Macedo Alves

Se o funcionamento for igual ao que a APMI pratica no regional infelizmente não será bom, se for a APMI, JA VAMOS COMEÇAR PESSIMO.

publicado em 08 de Novembro / 2019 às 17:21
QUIM

JOSÉ PAULO-OBRIGADO ! CONHEÇO ESTA REALIDADE DE PERTO !

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.