Blog do Geraldo José - Prefeitura promove Congresso de Formação para o SUS
Vale do São Francisco - 19 de Novembro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 08 de Novembro / 2019 às 18:30

Prefeitura promove Congresso de Formação para o SUS

Em parceria com o programa PET-Saúde a Prefeitura de Juazeiro realizou esta semana o V Congresso de Formação para o SUS/CONGREFOR, cujo tema foi ‘Educação e trabalho interprofissional: desafios, experiências e resistência em defesa do SUS’. O evento aconteceu no Complexo Multieventos da Universidade Federal do Vale do São Francisco/UNIVASF em Juazeiro, assim como o VI Simpósio de Residências em Saúde do Vale do São Francisco/SIMPRES.

A programação incluiu conferências, rodas de conversa, minicursos, apresentações de experiências de atuação e formação profissional, além de trabalhos científicos que enriqueceram a formação dos profissionais, acadêmicos e residentes a fim de fortalecer a luta em defesa do Sistema Único de Saúde/SUS. De acordo com a diretora de Atenção Básica de Juazeiro, Simone Freire, a parceria foi importante porque o investimento na formação dos profissionais resulta numa melhor oferta de cuidado a população. “Quanto mais investimos na educação, transformamos a nossa assistência. Esse é o nosso maior objetivo, além de nos permitir também enxergar outras estratégias de fortalecimento do SUS”, afirmou.

Para a coordenadora geral do evento, Michele Rabelo, o evento é resultado de parcerias que possibilitam a interação entre os serviços de saúde e a universidade. “É uma oportunidade de poder se dedicar a discutir as políticas de saúde nessa conjuntura política de desmonte do SUS, a PEC dos gastos, que congela os investimentos”, alertou.

A estudante do curso de psicologia, Ana Catharine Guimarães Castro, acredita que as discussões abrem espaço para pensar estratégias de enfrentamento diante da desestruturação do SUS e da própria universidade pública. “O evento faz com que a comunidade saiba o que está sendo produzido na Universidade e possibilita construção de estratégias de fortalecimento do SUS, que é um instrumento de luta”, contou.

Ascom PMJ
POSTAR
nenhum comentário
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.