Confirmada a viabilidade da produção de pera e maçã no Distrito Irrigado de Maniçoba

Produtores rurais do Distrito Irrigado de Maniçoba (DIM) localizado em Juazeiro, no norte baiano ganharam um novo estímulo para produção em suas lavouras. Isso porque na manhã da última quarta-feira (15), foi firmada uma  parceria entre o DIM e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) para o cultivo de pera e maçã na localidade a partir do ano que vem.

A parceria ocorreu após visita de técnicos do DIM na sede da Embrapa e em um campo de produção experimental, no projeto Bebedouro, em Petrolina. Na qual ficou confirmada a viabilidade de produção no Distrito. A cooperação ainda contará com o apoio dos técnicos da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf). A Embrapa vai repassar todo suporte de cultivo da pera aos técnicos da DIM e posteriormente às informações serão repassada aos produtores rurais de Maniçoba. A previsão do plantio está prevista para  o primeiro semestre de 2020.

A pesquisa sobre a produção de frutas de clima temperado no semiárido brasileiro, vem sendo desenvolvida na Embrapa desde 2010, sob a coordenação do engenheiro agrônomo Paulo Roberto Coelho Lopes. De acordo com o pesquisador, o intuito do estudo foi buscar alternativas de produção para o Vale do São Francisco. “O nosso objetivo é possibilitar novas opções de cultivo com alta rentabilidade para os produtores e que eles possam ganhar dinheiro com essas culturas”,pontuou.

O técnico agrícola do DIM, Djalma Alves do Santos, participou da visita e fez uma avaliação positiva.“Conversamos com o pesquisador Paulo Roberto e ele tirou várias dúvidas sobre plantio, mercado, manejo e outros fatores. Depois dessa conversa tivemos a certeza que será um plantio bastante promissor e vai se adequar muito bem aos pequenos produtores rurais de Maniçoba”, afirmou o técnico.

Assessoria de Comunicação e Promoção Institucional DIM