Prefeito Paulo Bomfim lança programa de qualificação profissional e controle de doenças cardíacas

O Prefeito Paulo Bomfim lançou nesta segunda-feira, 18, no auditório da SEDUC, o Programa Viver com Saúde, que irá promover a qualificação da assistência multiprofissional ofertada na Atenção Básica à população, no que diz respeito à linha de cuidado de manejo da Hipertensão, Diabetes e Obesidade. Compuseram a mesa ainda a vice-prefeita Dulce Ribeiro, idealizadora do projeto, a secretária de saúde do município, Fabíola Ribeiro e o vereador Inaldo Loiola.

"Lançamos hoje esse programa para facilitar a vida de quem sofre com doenças cardiovasculares, como diabetes, hipertensão e obesidade. É preciso prevenir para evitar que a doença se instale. É por isso que a nossa vice-prefeita, que é uma médica atuante no atendimento da nossa rede, idealizou esse projeto e hoje o transformei em lei. Estamos superando as dificuldades e com isso vamos fortalecer ainda mais as ações de saúde no município, mantendo o nosso foco que é trabalhar para continuar melhorando a vida das pessoas", comentou o prefeito Paulo Bomfim.

De acordo com a vice-prefeita e idealizadora do projeto Dulce Ribeiro, o programa vai oferecer uma vez por semana educação em saúde para os profissionais da Atenção Básica e também para a população. "As doenças cardiovasculares  são a principal causa de morte no Brasil e aqui em Juazeiro é uma realidade que só pode ser mudada com a adesão de todos os profissionais de saúde, principalmente da Atenção Básica. Nosso missão nesse programa é atuar forte para que a população não apenas receba o atendimento, mas também tome cuidado e se previna melhor", pontuou a vice-prefeita.

O projeto será desenvolvido de acordo com a análise do perfil epidemiológico dos indicadores de Hipertensão e Diabetes, com dados obtidos através do 'Hiperdia', programa de cadastramento e acompanhamento de portadores de hipertensão arterial e diabetes atendidos na rede ambulatorial do Sistema Único de Saúde – SUS, onde serão classificadas de acordo com critério de prioridade. As ações serão executadas de acordo com três frentes: Educação Permanente; Educação em Saúde, e Atendimento Ambulatorial especializado. "Nós vamos ter ação em educação em saúde tanto para a nossa equipe de saúde da família, como para a população que estará no posto no dia para ser atendido. Junto a isso teremos atendimento com especialistas para os pacientes que apresentam diabetes e hipertensão de difícil controle", explicou a secretária.

A equipe responsável pelas atividades é composta pelos médicos cardiologistas Dulce Ribeiro e Jeová Carneiro, além da endocrinologista Maria Áurea Ramalho. Estes atuarão nas visitas agendadas aos postos de saúde da sede e do interior, selecionadas em dois momentos, sendo um destes focado na apresentação do projeto e de conteúdos didáticos sobre manejo das doenças cardiovasculares, além de atendimento de pacientes previamente convocados pela Equipe de Saúde da Família que estará recebendo o projeto na ocasião. "Nós selecionamos para os primeiros atendimentos os postos que possuem mais casos de pacientes hipertensos e diabéticos. Vai ser um profissional ajudando o outro para melhor atender a população", finalizou a nédica Maria Áurea.  

Priscila Guedes/SESAU