Povoado de Caboclo, em Afrânio, é tema de estudo escolar

Os alunos dos anos finais, 8º anos, a direção e professores do Colégio Nossa Senhora Auxiliadora  convidam a comunidade de Petrolina para a culminância de um projeto desenvolvido por um grupo de professoras  do Ensino Fundamental sobre  a identidade e a memória das comunidades. A culminância acontece neste dia 22, em dois horários, às 8h e às 14h, onde os alunos vão expor o resultado da pesquisa em uma exposição sobre o tema Identidade e Memória Afetiva do Povoado do Caboclo, escolhido para o trabalho de pesquisa. 

Na pesquisa, além dos estudos em sala de aula, os alunos tiveram a oportunidade de conhecer de perto o povoado do Caboclo, a 120 KM de Petrolina. Eles vivenciaram o lugar e as pessoas da comunidade, visitando os locais de destaque como  o Museu Pai Chico, Igreja Senhor do Bonfim de 1817, o Mirante, Fábricas de petas, sequilhos e doces, casarios e os tamarindeiros (árvore) centenários. Os alunos vivenciaram ainda as atividades culturais desenvolvidas pela comunidade, como a apresentação da Banda de Pífano, de danças culturais e de relatos orais com narração da história da comunidade por moradores do local. 

 A professora Juliana Kivia explica a escolha do povoado Caboclo para a pesquisa. ” Um lugarejo que data de 1700 tem uma grande memória para se estudar e pesquisar. A gente vai além do estudo de uma estrutura física que encanta a quem habita ou visita, a comunidade permite uma imersão na cultura local, por meio de atividades culturais desenvolvidas pela comunidade e da compreensão da renda local, baseada principalmente na prática culinária, sendo esta rica na produção de doces, biscoitos de polvilhos, sequilhos e derivados do tamarindo“ salienta. 

Por Soraide Cavalcanti