Emoção: Ex-funcionários da Franave são homeneados na Vila Bossa Nova

Foi com pôr do sol às margens do Rio São Francisco que a Vila Bossa Nova foi inaugurada nesta sexta-feira (06), nos antigos casarões da Franave na Orla I. A obra é uma concessão pública da Prefeitura Municipal de Juazeiro em parceria com iniciativa privada. A inauguração foi realizada pelo Prefeito Paulo Bomfim, acompanhado do Secretário de Turismo do Estado Fausto Franco, do Secretário Estadual de Trabalho, Emprego, Renda e Esportes Deivison Magalhães, além de vereadores, assessores e secretários municipais.

A inauguração da Vila Bossa Nova foi animada ao som da Bossa Nova pelo médico e cantor Rogério Leal e pelas Bandas Doctor Blues e MPA e contou com a presença de ex-funcionários da Franave que foram homenageados pelo Prefeito Paulo Bomfim, além da comunidade Juazeirense. Para o Secretário de Estado da Bahia Fausto Franco, aquele era um momento de alegria. “Estive aqui há três meses e aproveitei para visitar essa obra. Naquele momento já fiquei encantado e prometi voltar na inauguração. Acho que esse é um empreendimento maravilhoso, que vai fomentar o turismo em Juazeiro e em toda a região, com a fabricação de cervejas artesanais. O papel do Estado é também viabilizar para o privado fazer e isso aconteceu aqui, numa parceria de Governo e Prefeitura”, disse.

O administrador do roteiro Vapor do Vinho, Rogério Rocha, também acredita que o Turismo em Juazeiro só tem a ganhar com a Vila Bossa Nova. “Só em ter o Rio São Francisco fazendo parte desse cenário, já é uma maravilha. Os turistas que visitam o Vale do São Francisco têm um encantamento com o Velho Chico e aqui nesse espaço eles terão essa oportunidade. Acredito que em breve haverá uma novidade, o Vapor da Cerveja. Não será a nossa empresa realizando, mas outra. Vai unir as cervejarias de Petrolina com a de Juazeiro. Um passeio de por do sol, uma coisa linda e que deve funcionar”, contou.

Ator e professor de teatro, Gil Teixeira é um Juazeirense que mora na capital baiana há muitos anos. Seu pai, Cirilo Teixeira, ex-funcionário da Franave, era um dos homenageados da noite e Gil fez questão de presenciar. “Estou muito emocionado, porque sempre fui admirador desse conjunto de armazéns, que conheci ainda na década de 70 quando vinha trazer a quentinha de almoço do meu pai. Anos depois sempre lamentei por ver esses espaços abandonados. Então estar aqui hoje para contemplar o reconhecimento do valor desses prédios é emocionante. Espero que a população reconheça esse valor que foi dado nessa gestão e que sirva de exemplo para outros espaços que existem aqui na cidade. Juazeiro é uma cidade linda. Parabéns à gestão atual, à população e a todos os ex-funcionários da Franave, que hoje estão sendo homenageados”, parabeniza Gil.

O senhor Cirilo Teixeira tem 97 anos. Começou a trabalhar na Franave trabalhando como Copeiro e depois chefiou o estaleiro da Ilha do Fogo por 12 anos. “Estou muito satisfeito por essa homenagem. O Prefeito Paulo Bomfim tem meu reconhecimento pela grande ideia de nos homenagear. O prédio preserva nossa memória e receber homenagem ainda em vida é muito mais importante”, avalia.

Quem também estava entre os participantes da inauguração foi uma das irmãs de João Gilberto, a Professora Maria Olivia Oliveira (Vivinha). Para Vivinha, “qualquer filho de Juazeiro deve se orgulhar e sentir como é importante participar de um momento como esse, inaugurando um empreendimento que só vai elevar a cidade. Todos se sentem mais felizes”.

Para a Professora Antonila Da França Cardoso, que estava acompanhada da Professora Vivinha, “qualquer espaço que venha a acrescentar e representar um lugar de acolhimento para o povo é muito bem vindo. E se leva o nome de Vila Bossa Nova, então as pessoas têm que refletir para trabalhar mais e elevar a Cultura dessa terra”.

Por Ramáiana Leal/SECULTE