Baianos são homenageados no prêmio Brasil Olímpico

A atleta Paola Reis foi eleita, pelo Comitê Olímpico Brasileiro, a melhor atleta brasileira da modalidade ciclismo de BMX Racing e medalhista dos Jogos Pan-Americanos de Lima. A baiana foi homenageada na noite desta terça-feira (10), na cerimônia Prêmio Brasil Olímpico, no Rio de Janeiro.

Paola Reis, que é patrocinada pelo Governo do Estado, por meio do Programa Estadual de Incentivo ao Esporte Amador Olímpico e Paralímpico – FazAtleta, começou a praticar BMX aos 11 anos, através do Projeto Pedal, que tem o apoio financeiro da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), autarquia da Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), na Pista Tertuliano Torres, em Patamares. 

Desde os 16 anos, ela tem contado com o apoio da Sudesb, que custeia as passagens, além do Bolsa Esporte e do patrocínio do Bahiagás.  Na cerimônia, em que o Prêmio Brasil Olímpico completou 21 anos, o COB celebrou a melhor campanha da história do país em Jogos Pan-americanos. Todos os 260 atletas que conquistaram as 169 medalhas na competição foram homenageados.

Além de Paola Reis, outros baianos também foram homenageados e receberam prêmios. Beatriz Ferreira (boxe); Isaquias Queiroz (canoagem); Ana Marcela Cunha (maratona aquática)

O Prêmio ainda reverenciou mais seis ídolos do esporte nacional com a inclusão de seus nomes no Hall da Fama do COB: Joaquim Cruz (atletismo), Guilherme Paraense (tiro esportivo), Maria Lenk (natação), Sylvio de Magalhães Padilha (atletismo) e João do Pulo (atletismo).

Ascom