Residência criativa em dança será realizada em Araripina-PE

Para fortalecer o movimento da linguagem da Dança no Sertão do Araripe, será realizada nos próximos meses uma formação em dança em formato de residência criativa para jovens bailarinos da cidade de Araripina-PE. As inscrições estão abertas para as 15 vagas disponíveis, até o dia 17. Todo o projeto é oferecido gratuitamente. Serão três etapas de encontros com aulas de dança, estudos culturais e processo criativo. 

A residência totaliza uma carga horária de 80 horas em atividades formativas de dança para os participantes. "Esse é um espaço de formação em criação de dança, que através de uma residência criativa vai unir capacitação e criação cênica. Quem participar das aulas irá acompanhar toda a concepção de um espetáculo, integrando o elenco e apresentando no município", explica Adriano Alves, artista residente.

As aulas serão ministradas por Adriano Alves, artista da dança de Petrolina-PE que atua como bailarino e ator, com criações voltadas para o corpo nas dinâmicas da dança-teatro. Desde outras pesquisas, vêm dialogando com a Cultura local e com a hibridez nas linguagens. Realizou a pesquisa "Interpretação híbrida" como conclusão da pós-graduação em Dança da Censupeg, sob a orientação de Juliana Manhães (RJ). Dançou o espetáculo Fraturas, no qual foi coreografado pelo paulista Mauricio de Oliveira, sendo indicado a melhor bailarino no Prêmio APACEPE de Teatro e Dança 2016.

As inscrições são feitas online, no link: https://forms.gle/wkKmxgznYteUcCn99.

Esta é uma proposta da Pipa produções com produção de Cristiano Santana e parceria do Sesc Ler Araripina. O projeto foi contemplado pelo Prêmio Funarte Descentrarte, lançado em 2019. Para acompanhar todos os detalhes do projeto é só acessar as redes sociais da Pipa: @pipa.producoes. Contatos podem ser feitos através do e-mail [email protected].

Ascom Adriano Alves