Queijaria é o primeiro empreendimento de Casa Nova certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal

A Casa do Queijo de Cabra da Nia foi o primeiro empreendimento de Casa Nova a ser certificado pelo Serviço de Inspeção Municipal (SIM), implantado recentemente, no município. A cerimônia de certificação aconteceu no último sábado (18), no Sítio Terra Seca, onde está localizada a queijaria, e contou com a participação de diversas lideranças locais, de equipe da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Consórcio Sustentável do Território do São Francisco (Contesf), da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Semiárido, e de organizações como o Serviço de Assistência Socioambiental Campo e Cidade (Sajuc) e o Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada (Irpaa).

A produtora da queijaria, Regiane Reis, contou um pouco da sua história de luta nesse processo e afirmou que a certificação é a realização de um sonho, que se concretizou depois de anos de esforços dela e de sua família e que só foi possível graças às parcerias. No evento, foi anunciado que há mais dois empreendimentos que receberão o SIM, em Casa Nova, um deles é a Casa do Mel, na comunidade de Ladeira Grande.

O SIM é responsável pela inspeção sanitária e fiscalização da produção industrial dos produtos de origem animal, comestíveis e não comestíveis. No Território de Identidade Sertão do São Francisco, o SIM está sendo implantado nos municípios devido à parceria entre a SDR/CAR, por meio do projeto Pró-Semiárido, o Contesf e as prefeituras. A ação conta com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida).

"É muito importante este trabalho da CAR/SDR. Esse novo projeto que nós apostamos aqui no Sertão do São Francisco é muito importante para dar continuidade a este apoio à agricultura familiar. O Serviço de Inspeção Municipal é a saída para o pequeno produtor e para a pequena agroindústria", salientou o veterinário responsável pelo SIM no Constesf, Washington Luís Nóbrega.

Atualmente, apenas dois municípios do Sertão do São Francisco ainda estão no estágio de aprovação da lei que regulamenta o SIM: Pilão Arcado e Canudos. Os outros sete municípios estão com a lei aprovada, mas somente os municípios de Juazeiro, Campo Alegre de Lourdes e Casa Nova estão com empreendimentos certificados, como explica Washington: "Juazeiro está com dois empreendimentos certificados e mais um em fase de acabamento para a gente certificar. Em Campo Alegre de Lourdes uma casa de mel está certificada, e em Casa Nova, além dessa queijaria, temos mais dois empreendimentos para serem certificados nas próximas semanas".

Ascom Elka Macêdo