Blog do Geraldo José - Tábua de pirulito
Vale do São Francisco - 21 de Outubro de 2019
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 17 de Maio / 2011 às 23:20

Tábua de pirulito

Noutro dia ouvindo a um programa de rádio, chamou-me a atenção a expressão utilizada por um ouvinte, que na ocasião fez participação ao vivo. Este ouvinte referiu-se à sua rua como uma enorme “tábua de pirulitos”.

É curiosa a afirmação deste cidadão posto que, ao mesmo tempo em que me despertou indignação pelo fato de aludir a expressão “tábua de pirulitos” aos buracos que tomam conta daquela via pública, causou-me também saudosismo, pois recordei minha infância, quando à época tínhamos pirulitos de açúcar caramelizado em formato de guarda-chuvas, presos a uma tábua vazada por vários furos... Pirulitos são doces. Buracos na rua causam indigestão.

Creio eu que, ao ouvir daquele indivíduo o protesto, cada um dos ouvintes possa haver tido a mesma impressão que eu tive. E pensado em outras analogias para descrever a situação na qual se encontra não só aquela rua específica, como tantas outras, Juazeiro afora... Desde o centro da cidade até nos bairros mais afastados – principalmente os bairros mais afastados: “Queijo suíço”, “superfície lunar” – tomada de crateras..., “peneira de asfalto” e por aí vai... Tenho certeza de que cada cidadão filho desta terra tem a sua forma particular de tratar os buracos com os quais convive diariamente...

Possuímos ruas em que, de tão profundos os buracos, não é possível o tráfego de automóveis. E quando se pede uma explicação lógica para justificar tal situação, as respostas que escutamos são sempre as mesmas. Ora se amparam nas obras que se iniciaram e que nunca terminaram, ora na ausência de verba pública para a execução de algo efetivo. É sempre a mesma balela...

Deixo aqui, para a reflexão dos ouvintes e leitores, um trecho do hino da cidade de Juazeiro, o qual tem sido muito cantado em propagandas e eventos, creio eu, de forma vã: “Juazeiro, terra amada, lutarei por teu progresso. Hei de vê-la coroada com os lauréis do teu sucesso”.

Povo juazeirense, não só vamos cantar o hino de nossa terra amada, como também vamos lutar por seu progresso: cobrando responsabilidade e compromisso dos nossos governantes para que, aí sim, um dia possamos vê-la coroada com os lauréis de seu sucesso. Sucesso este que será também o nosso.

Chega de buracos; de ruas inacabadas; de saneamento ausente ou malfeito; de obras fictícias; de asfalto ‘sonrisal’, de inaugurações de banheiros de cemitério.

Queremos infraestrutura básica. Queremos lazer. Queremos saúde. Queremos educação. Queremos segurança. Em suma: queremos homens públicos comprometidos de fato com o bem estar de nossa amada terra e de seus filhos.

Queremos e temos direito!

Fábio Lima - Cidadão Juazeirense

POSTAR
20 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 17 de Maio / 2011 às 23:46
PETROLINENSE

A cada dia fico mais aliviado de ver como os cidadãos das duas cidades se colocam como defensores dos valores da sociedade. Parabéns Fábio Lima, por você ser verdadeiro. Assim como eu e vários de Petrolina que reclamam com razão das inoperânicas do setor público, que muitas vezes não é do prefeito em si, mas, de seus assessores, que deveriam percorrer a cidade dia e noite e ver aonde o calo aperta. Um secretário de infra-estrutura deveria sair todos os dias e percorrer a cidade, ponto a ponto, e identificar onde o problema incomoda muitos milhares de pessoas.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 07:45
Saraiva

Parabéns pelo texto Fábio Lima. Precisamos realmente de obras de infra-estrutura significativas, não mais paliativos. O porte em que Juazeiro se encontra não cabe mais certos tipos de obras, muitos menos se vangloriar destas. Pois as pequenas obras e serviços não são mais do que obrigação do executivo!!!

publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:43
ai que vida!

fabio lima,vc e´o cara!juazeiro precisa de pessoas assim.nao mude nunca,pois,vc mesmo sabe que mudança nao presta....kkkkkkkkkk

publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:43
TO DE OLHO

SÓ VOU DORMI QUANDO A MUDANÇA EXPLODIR!!! AMIGO FÁBIO, TODA CIDADE COMO NA SEDE ENCONTRA-SE NESSE ESTADO QUE VC POSTOU NA FOTO, PARECE ATÉ QUE AQUI PASSOU UMA TSUNAMI, MAS ESSA FOI A DA INCOMPETENTE MUDANÇA, QUE TEM COMO SEU CHEFE O VAQUEIRO ISAC, QUE NUM ATO ESCANDALOSO EMPREGOU VÁRIOS FUNCIONÁRIOS DAS SUAS EMPRESAS, FUNCIONÁRIOS DA JUAGRO, FRUTIER E AGORA PASMEM RECENTEMENTE COLOCOU UM DA CHURRASCARIA DONA EMÍLIA COMO SECRETÁRIO DE GOVERNO. É POR ISSO QUE A CIDADE SE ENCONTRA NESSA SITUAÇÃO. AGORA VÁ VER NO PARQUE DE VAQUEJADA COMO ESTÁ TUDO PERFEITO. FORA ISAC URGENTE!!

publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:49
Carranca

Realmente,"PETROLINENSE".Graças aos vários blogs da região a população da região está se conscientizando do seu papel como fiscalizador dos gestores públicos,que são,nada mais,nada menos,que nossos empregados.E que assim devem se portar e atuar junto ao povo.Valeu!

publicado em 18 de Maio / 2011 às 08:55
SANDRA REGINA

Este aí que é o Fábio Limaque enviou carta a rádio cidade a mando de seu amigo locutor a quem presta serviço a Misael,ele agora está mais ligth depois que a câmara se manisfestou.quem não conhece este rapaz é só ir a rua Alto Cheiroso no Bairro Santo Antonio...todos os dias quando saio do meu serviço da qual sou vendedora,para o meu bairro Maringá, o encontro distribuindo cartinhas é este o cara que quer ser candidato vereador de Juazeiro,sem nenhum prestigio

publicado em 18 de Maio / 2011 às 11:30
Regina Santos

Gostei desta chamada! os políticos de Juazeiro estão precisando mesmo de uns puxões de orelha... Pra ver se trabalham mais efetivamente, pois sabemos que são poucos os que assumem seu papel para com a sociedade, e para estes, que verdadeiramente trabalham com o coração, esta chamada faz é incentivar o seu trabalho em prol da sociedade, mas para os que fingem trabalhar e os que são corruptos, estes sim querem colocar panos quentes e tentar impedir que o povo fale. Parabéns Fábio Lima! Estamos com você. Você é o porta-voz do povo juazeirense!

publicado em 18 de Maio / 2011 às 14:35
Por um Juazeiro melhor

Sandra Regina você falou, falou e não teve êxito na sua explicação,pois não tem nada haver uma coisa com a outra, em relação ao texto do Fábio. Seja sempre assim, pois os politicos merecem as criticas,eles precisa trabalhar melhor.Parabéns Fábio pelo seu texto.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 14:38
Cícero José

Alá Geraldo! Esse filmo é velho e vem incomodando todos os Governos, mas isso só acontece por quer temos uma camará de vereadores inaperante, a e os Governos deita rola eles sabem que não vão ser ponidos. Cader a LRF 101/2000 a Lei Complementar que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal? Basta dar um pequeno giro nos nuticiarios que vamos ver irregularidades e todos os dias mais uma denuncia. Um exemplo é a obra da Av. Irmã Dulce sem valor na placa e sem qualidade e a obra de saniamento com mais de um ano paralizada e 8 vereadores calados. Na realidade quem vem disciplinando e punindo é o povo de 4e4 anos, vejo que não vai ser deferente com o Sr. Prefeito Isaac. Parabéns Fabio Lima! Cícero José Alto da Aliança

publicado em 18 de Maio / 2011 às 14:40
Cícero José

Alá Geraldo! Esse filmo é velho e vem incomodando todos os Governos, mas isso só acontece por quer temos uma camará de vereadores inaperante, a e os Governos deita rola eles sabem que não vão ser ponidos. Cader a LRF 101/2000 a Lei Complementar que estabelece normas de finanças públicas voltadas para a responsabilidade na gestão fiscal? Basta dar um pequeno giro nos nuticiarios que vamos ver irregularidades e todos os dias mais uma denuncia. Um exemplo é a obra da Av. Irmã Dulce sem valor na placa e sem qualidade e a obra de saniamento com mais de um ano paralizada e 8 vereadores calados. Na realidade quem vem disciplinando e punindo é o povo de 4e4 anos, vejo que não vai ser deferente com o Sr. Prefeito Isaac. Parabéns Fabio Lima! Cícero José Alto da Aliança

publicado em 18 de Maio / 2011 às 15:07
verdade

não te conheco mais sou sua fã a verdade doi mais tem que ser dita,tambem sou fã de gildiva coelho e marla pessoas com ideias e que não se acovardam diante de tantas barbaridades causadas por este governo e por esta camara homissa com exeção dos vereadores da oposição.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 16:08
ESTOU AVISANDO

"Nosso medo mais profundo não é o de sermos inadequados. Nosso medo mais profundo é que somos poderosos além de qualquer medida. É a nossa luz, não as nossas trevas, o que mais nos apavora." QUERO INFORMAR QUE VÁRIAS PESSOAS RESIDENTES NAS RUAS DO CENTRO DA CIDADE DE JUAZEIRO, BEM COMO AQUELAS QUE POR ALÍ PASSAM, ESTÃO CORRENDO SÉRIOS RISCOS DE VIDA, COM A EXISTÊNCIA DE UMA CENTRAL DE GÁS COM 02 CILINDROS DE 190KGS CADA, ABASTECIDA POR UMA EMPRESA COM MAIS DE 75 ANOS NO MERCADO, CUJO SLOGAN É: ".... NO QUE FAZ". ALGUMAS ENTIDADES E ORGÃOS JÁ FORAM AVISADOS E TEM FEITO QUE NÃO OUVIRAM NEM VIRAM NADA, MAS SE UMA PROVIDÊNCIA NÃO FOR TOMADA PODERÁ ACONTECER ALÍ UMA DAS MAIORES TRAGÉDIAS NESSA CIDADE. ESTOU AVISANDO E QUEM AVISA AMIGO É! ISSO TB VALE PARA OS ATUANTES VEREADORES QUE ANDAM BUSCANDO CORRIGIR AS FALHAS EXISTENTES NAS RUAS DA CIDADE. TODOS QUIETOS E CALADINHOS, ESTAMOS DE OLHO!!! MAS OS SENHORES SERÃO FORMALMENTE INFORMADOS PARA DEPOIS NÃO DIZEREM QUE DE NADA SABIAM.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 17:01
Naninha

Sandra Regina, você que não tem prestígio algum..... Critica quem está tentando fazer algo para melhorar a situacao precarea que Juazeiro está. Você deveria se envergonhar! Parabéns Fábio Lima.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 17:06
Cammy

Tb sou sua fã, Fábio Lima... Vc tem orkut?

publicado em 18 de Maio / 2011 às 18:10
JORGE PATRIK

PARABÉNS FABIO PELO SEU TEXTO QUEM TAMBÉM SERVE PARA OS POLITICOS DE PETROLINA. ESSE É O GRANDE PADRE DO SANTO ANTONIO. VOTO EM PETROLINA MAIS SE 2012 VC FOR CANDIDATO PODE CONTAR COM NOSSO APOIO É SÓ MANDO VINICIUS NOS AVISAR.

publicado em 18 de Maio / 2011 às 23:43
Juazeiro

E o Governo da Mudanca. o atual governo tanto criticou a gestao anterior esta fazendo pior.

publicado em 19 de Maio / 2011 às 08:48
Fábio Lima

Agradeço a todos pelas palavras de incentivo, em especial a Jorge Patrik, meu amigo há tanto tempo... Obrigado pelo carinho, senhoras e senhores. Não tinha tais pretensões, mas creiam que, se for pela vontade de nosso povo, em 2012 postularei uma cátedra na Câmara de Vereadores para lutar pelos interesses de nossa terra amada! "Se o povo calar, as pedras falarão".

publicado em 21 de Maio / 2011 às 14:25
pati

quero parabeniza fabio lima pois ouvi na radio essa estoria dos buraco em juazeiro. eh horrivel transita nas rua do alto dalianca. os carro espirra lama qdo passa.

publicado em 21 de Maio / 2011 às 14:32
Allana

Sou moradora de Juazeiro há pouco tempo. Notei que aqui a bagunça é muito grande. Os políticos que estão no poder não têm uma perspectiva de construir uma cidade para o futuro, para nossos filhos. Bem falou o rapaz Fábio Lima, que está pelo visto tentando abrir os olhos do povo daqui. Pois é. Povo calado é povo que consente. Apoiem esse jovem... falem junto com ele. Não permitam que critiquem ele. Parabéns, meu caro. Saudações de uma nova fã. Continue assim.

publicado em 22 de Maio / 2011 às 11:47
Brasil

A quanto tempo esta avenida esta assim? Esta fazendo aniversario de 02 anos! Como e de costume daqui para o final do ano, deverao concertar, mas ate las ja fez 02 anos! 2012 Eleicoes, pergunto, sera que o povo vai se lembrar que esta avenida ficou nestas condicoes por 02 anos?

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2019. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.