Blog do Geraldo José - Índios voltam a ocupar a sede da Funasa em Juazeiro
Vale do São Francisco - 20 de Outubro de 2018
|
Redação: (74) 3613-3479
publicado em 31 de Maio / 2013 às 10:00

Índios voltam a ocupar a sede da Funasa em Juazeiro

 

Índios da tribo Atikun ocuparam na noite desta quinta-feira (30), feriado de Corpus Christi, o prédio da Fundação Nacional de Saúde em Juazeiro, protestando com o que consideração falta de atenção por parte do governo federal. Funcionários da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) chegaram para trabalhar nesta sexta-feira (31) e foram impedidos de ter acesso ao prédio.

A cacique da tribo Atkun Bahia, que fica a sete quilômetros de Curaçá, Djanira Jovelina Diniz Silva, disse ao Blog que “as famílias indígenas não estão nada satisfeitas com a posição do governo federal que trata a Atkun Bahia com descaso, falta de respeito. Nós não aceitamos a mudança da enfermeira sem que a gente seja consultada e só vamos conversar ou negociar com representante da Funasa de Salvador”.

Os manifestantes dizem que só vão desocupar o prédio depois que receberem a visita de representantes da Funasa ou da Secretaria do Índio. “Inclusive, Geraldo, só para confirmar esse descaso tem uma casa alugada pela Secretaria do Índio para dar sustentação às diversas tribos no bairro Santo Antonio, mas não funciona. Tá lá o prédio alugado e apenas um vigia sem nenhuma estrutura. É assim que o governo age como se a tribo Atkun fosse papel higiênio (descartável)”, protestou Djanira.

A cacique informou ainda que cerca de cinqüenta e três pessoas estão ocupando o prédio da Funasa, mas esse número pode duplicar, tendo em vista, que ainda hoje mais duas vans devem trazer novas famílias oriundas da tribo Atkun.

POSTAR
6 comentários
Antes de comentar qualquer matéria leia as regras de utilização do blog. Qualquer comentário que violar as regras será automaticamente excluído por nossa equipe.

É proibido inserir links (urls) dentro do comentário, caso contrário o mesmo será deletado por nossa equipe.
publicado em 31 de Maio / 2013 às 12:00
Carlao

Esses ai sao indios ? Querem atendimento especial? Ora, a saude esta capenga em todo lugar e esses querem previlegios. Somos todos brasileuros e estamos no mesmo barco vamos sofrer todos juntos. Cabe agora a policia meter a borracha e botar esse povo pra correr.

publicado em 31 de Maio / 2013 às 15:38
luzemberg de aguiar baldini

Esse cidadão chamado de carlão, não sabi nem o que fala, todos nos temos direito de ter uma qualidade de vida melhor, estes Indios estão correndo atras do que é de direitos deles, se vc aconpanha os noticiarios vc vai ver que a saude nossa esta em pessima situação. eu queria saber quem é que esta recebendo este dinheiro do alugel desta casa que serve de apoio pros indios. COMPANHEIRA DJANIRA JOVELINA DENIZ SILVA, Eu sou da assesoria do DEP. BIRA COROA E EU VOU LEVAR ATE O CONHECEMENTO DELE ESTA SITUASÃO QUE VCS ESTÃO PASSANDO NO MUNICIPIO DE ÇURAÇA, eu tanbem queria saber como é que estar as comunidades quilonbolas, eles tanbem devem estar passando as mesmas dificuldades de vcs, companheira entre em contato com migo pra poder marca a vinda sua aqui pra poder conversar com o DEP. pra discurtimos ações pro povo indiginas e quilonbolas.meu email O BLOG tem entre em contato com eles e pessa o meu email, e entre em contato com migo!

publicado em 31 de Maio / 2013 às 19:03
luiz augusto

estou até agora procurando um indio na imagem e não achei. toma vergonha bando de desocupado vão trabalhar como o povo brasileiro faz todos os dias. sem preconceito,mas nos lutamo todos os dias não para ter direito exclusivo mas para que o direito seja a todos.

publicado em 31 de Maio / 2013 às 22:25
juazeirense desiludido

Era só o que faltava, toda hora aparece uns espertos se dizendo ìndios, outros dizendo que são descendentes de quilombo, outros ainda que são atingidos por barragens. Atkum Bahia, parece nome de bloco afro. Esses são a cara de um suposto ìndio que vi em Sento Sé. O cara era preto e o cabelo mais enrolado do que bombril, e dizia que era pajé de uma tribo de um nome tão ridículo, que eu nem lembro mais. Depois desses sem-terras, todo mundo quer criar uma entidade para mamar o dinheiro público, com a conivência do PT, è claro.

publicado em 01 de Junho / 2013 às 19:58
Cérebro

Esse povo aí é índio? Em que planeta? Pq na terra nunca foram! Minha bisavó era índia e eu afirmo com toda consciência : ELES NÃO SÃO INDIOS! Podem ser qualquer coisa mas índios eles não são! Vão procurar oq fazer!

publicado em 03 de Junho / 2013 às 22:35
Santos

Para as esmolas do governo - que compram votos - aparecem minorias de todas as espécies! É o império da anarquia e do oportunismo! Reclamo para a minoria à qual pertenço: "a dos descendentes dos negros africanos e, misturados com os brancos do velho continente europeu - de olhos azuis -, com os índios reais do sul da Bahia!!! Do direito da minoria que não se enquadra nas raças que seguem reconhecidas pelo Estado como prioritárias. Tenho direito a esmolas, também, ué!!!

Voltar ao topo
© Copyright Blog Geraldo José. 2009 - 2018. Todos os direitos reservados.
É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita do autor.