Órgãos municipais se reúnem para combater a proliferação do mosquito Aedes Aegypti

Sexta-feira, 5, aconteceu na Secretaria de Meio Ambiente e Ordem Pública uma reunião entre a Direção de Fiscalização, Coordenação de Endemias e RepresentanteS da Vigilância Sanitária. Na pauta foram discutidas situações que envolvem casos de dengue relacionados às áreas abandonadas e também levantamento de novos pontos de focos do mosquito aedes aegypti que podem estar presentes em inúmeras residências que se mantém fechadas ou abandonadas, pneus, depósitos a céu aberto, e demais locais que sirvam como reservatório.  

Para o Diretor de Fiscalização, Péricles de Jesus, “é um momento de nos alinharmos para trabalharmos em parceria, isso porque a SEMAOP pode notificar proprietários de terrenos que estejam acumulando resíduos que depois das chuvas podem ser transformados em criatórios do mosquito, assim como podemos identificar os proprietários de casas abandonados e solicitar dele a abertura para que os agentes de endemias possam realizar seu trabalho, bem como a vigilância sanitária”, concluiu. 

Está sendo localizado os proprietários dos terrenos que encontram-se com entulhos, esses já foram notificados, a exemplo de um terreno no bairro Dom José Rodrigues que foi autuado em R$ 5 mil. Agora, o responsável além de pagar a multa terá que retirar todo o entulho depositado no ambiente e colocá-lo em local adequado que não possa acumular água. 

A coordenadora de endemias Núbia Azevedo avaliou como positivo o encontro. “Gostei muito de ter sido convidada para essa reunião, agora realizando um trabalho em conjunto com a Vigilância e a SEMAOP vamos identificar e eliminarmos esses possíveis focos existentes pela cidade. Claro que é importante a participação da população mantendo os locais sem água parada”, pontuou. 

As denúncias na SEMAOP podem ser realizadas pelo telefone (74) 3612 3574.

Ascom Prefeitura de Juazeiro