Tramitação do projeto Fila Zero para pacientes com câncer avança na Assembleia

Um dos primeiros projetos de lei do deputado Alex da Piatã (PSD), o Fila Zero para pacientes com câncer na Bahia avançou na tramitação na Assembleia Legislativa. Na última semana a redação foi aprovada pela Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública do legislativo baiano e a sua apreciação no plenário da Casa se aproxima.

De acordo com o político, o PL visa alcançar pessoas portadoras de doenças graves, "proporcionando um mínimo de dignidade, eliminando as filas para realização de exames de Radioterapia, Quimioterapia e Ressonância Magnética, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o Sistema Único de Saúde – SUS, no prazo máximo de setenta e duas horas", explicou.

"O Câncer não espera na fila", alertou o deputado.

Para o político, o alcance desta iniciativa é de caráter social e acima de tudo de saúde pública, uma vez que facilitando o tratamento preventivo poderá acarreta redução nos custos no sistema público decorrente de internações e procedimentos tardios e de alta complexidade.

Segundo o político, a presente medida já é lei em outros estados: a exemplo da Lei nº 7.354/2012 do estado de Alagoas. "Chegou a hora de nós deputados fazermos com que a bahia se una nesta questão e institua também sua fila zero", pediu.

Asscom