Secju realiza oficinas para marcar a Semana da Dança em Juazeiro

Alunos da rede municipal de ensino em Juazeiro estão sendo contemplados com diversas oficinas de dança ministradas por dançarinos, bailarinos, profissionais de dança da cidade, que durante a semana se revezaram em seis escolas públicas da sede e interior do município. Escolas  nos bairros Argemiro; João Paulo II; Carnaíba, e Lagoa do Boi (interior), entre outras unidades de ensino, receberam as oficinas. A realização é da Secretaria de Cultura e Juventude de Juazeiro (SECJU) para marcar o Dia Internacional da Dança (29.04), que além das oficinas ainda conta com um curso de capacitação voltado para os monitores locais, desenvolvido por técnicos da Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB).

De acordo com a Secju, a capacitação está programada para esta quinta-feira, 28, no Centro de Cultura João Gilberto, às 17 horas. E a culminância do projeto na data em que se celebra o Dia Internacional da Dança, 29 de abril, no espaço cultural do Arco da Ponte, a partir das 19 horas, com mostra de dança, resultado das oficinas. Mais de 150 alunos do ensino fundamental foram contemplados com as oficinas de dança, que para eles, foi uma experiência nova, o que permitiu despertar o interesse em participar cada vez mais, se dedicando a arte da dança. Para a aluna Soraya Oliveira, 14 anos, do 9º ano, da Escola Graciosa Xavier, distrito de Carnaíba, a experiência está sendo muito boa.

“É a primeira vez que participo, era bom que tivesse o ano todo. Eu me identifiquei muito com a dança e também porque gosto muito”, disse entusiasmada, parabenizando a iniciativa da Secju em lembrar o Dia Internacional da Dança com as oficinas nas escolas. “É muito importante para os dançarinos e para os alunos, isso marca muito para as pessoas que gostam de dançar”, concluiu.

Mostrando que dança também é coisa de menino, o aluno Pablo Renan, 14 anos, do 8º ano, também da Escola Graciosa Xavier, empolgado em participar da oficina falou de sua vontade de dançar. “Eu gostei muito, eu queria fazer a oficina para poder dançar na escola. Quando tiver de novo vou participar, vou participar de todas”, disse satisfeito. Além de Pablo, mais dois meninos participaram da oficina de dança na escola municipal em Carnaíba.

Para a monitora da oficina de dança contemporânea, realizada na Escola Graciosa Xavier, Thaise Haila, dançarina do Grupo Talentos de Juazeiro, os alunos são interessados e mostraram que querem mesmo dançar. “O trabalho está sendo muito bom, porque vejo interesse deles. Eu imaginei que quando chegasse aqui eu ia encontrar só meninas, eu cheguei e encontrei alguns meninos, então é muito bom pra dança, porque no mundo da dança é muito difícil você ver homens, e eles são muito interessados”, disse.

Thaise também falou do interesse dos alunos na pesquisa sobre a dança contemporânea. “Eu estou vendo que eles estão bastante interessados, empolgados, e já querem realmente ver outras coisas de dança, me disseram que estão pesquisando vídeos sobre a dança contemporânea, e isso pra gente que já dança há mais tempo é uma coisa muito boa, porque a gente está trazendo uma informação que eles não tinham, eles não tinham ideia do que era a dança contemporânea”, explicou.

O secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes, acompanhou todas as oficinas de dança nas escolas municipais durante a semana, e destacou a importância de celebrar a arte da dança junto com os dançarinos, profissionais da área que muito contribuem para a cultura da cidade. “Este projeto, que além de valorizar os nossos profissionais de dança, também envolve a comunidade escolar, tem importância cultural para o município, não somente celebrar o Dia Internacional da Dança, mas mostrar para a cidade que temos muitos talentos ainda não revelados, principalmente em localidades do interior”, pontuou o secretário.

Por Paulo Carvalho/SECJU