Uneb aprova projeto para manutenção do acervo DOM José Rodrigues

O acervo Dom José Rodrigues conta com aproximadamente 35 mil exemplares entre documentos, livros, revistas e jornais de diversas áreas como filosofia, direito, comunicação e pedagogia, ligados a Igreja e a região do vale do São Francisco. Foi doado ao DCH III/UNEB em 2013 por Dom Geraldo, atual bispo da diocese de Juazeiro.

O Profº Francisco de Assis, que é um dos responsáveis pelo projeto e pela manutenção do acervo, diz que os diversos exemplares podem ser usados em muitas áreas de ensino e pesquisa e inclusive o mesmo faz sua pesquisa de doutorado utilizando o Acervo, "Já existe pesquisadores usando o acervo como fonte de informação, e pode trazer inúmeras possibilidades em ensino, pesquisa e extensão" contou.

Foi a provado um projeto de 30 mil reais para a limpeza, climatização e manutenção do acervo, e essa semana a administradora Rita Barreto, veio ao DCH III para fazer um diagnóstico documental e orientar como proceder com a limpeza e manutenção do acervo, e alerta sobre a importância de preservar esse material de valor histórico, "os arquivos as pessoas não valorizam, mas eles são a vida de uma instituição, e estou feliz de ver que tem pessoas preocupadas com isso no campus III", disse Rita.

O bispo colecionou esse material durante muitos anos de seu trabalho na região, sendo hoje um dos maiores e mais importantes de Juazeiro, para a Diretora do departamento Márcia Guena o material tem uma importância histórica pelo volume documental e também por ter sido colecionado por Dom José que teve um participação ativa na sociedade, "Além de documentar um período importante da história nacional, é um acervo relevante que vai ser fonte de pesquisa pra muita gente. É uma grande responsabilidade ter o acervo de Dom José Rodrigues aqui na Uneb". Disse.

O Bispo

Dom José Rodrigues era conhecido como o bispo dos excluídos, foi uma figura importante na defesa dos moradores da cidade de Sobradinho, atingidos pela construção da barragem e projetos de irrigação, na criação das pastorais sociais e do Instituto Regional da Pequena Agropecuária Apropriada, o IRPAA, Na época da ditadura atuou em defesa da população pobre da região do vale do São Francisco.  Foi o segundo bispo da Diocese de Juazeiro.

Ascom/UNEB