Juazeiro vivenciou a Semana da Dança com muitos talentos revelados

Juazeiro vivenciou a Semana da Dança, (25 a 29 de abril) com muita arte, dedicação e talento, prova disso, foi a participação de mais de 100 alunos do ensino fundamental, de seis escolas da sede e do interior, que atenderam ao convite da Secretaria Municipal de Cultura e Juventude (SECJU) que mobilizou monitores, professores de dança de Juazeiro, para o desenvolvimento de diversas oficinas de dança nas escolas da rede municipal.

O projeto ainda trouxe a Juazeiro, os técnicos de dança Nilmara Lima Rocha e Jairson Bispo, da Fundação Cultural da Bahia (FUNCEB) para um curso de capacitação com os monitores locais, em parceria com o município.

Participaram das oficinas alunos das escolas: Graciosa Xavier de Carnaíba, com a professora Thaise Haila; Terezinha Ferreira, do Bairro Tabuleiro, com a professora Andresa Azevedo; Argemiro José, do Bairro Argemiro, com Dijma Dark; Maria Franca Pires do Bairro João XXIII, com Geraldo Pontes, e a Escola Municipal José de Amorim, do distrito de Salitre, com o professor Sergio Marchine.

O projeto "Juazeiro em Movimento" que teve a sua culminância no dia 29 de abril data em que se comemora o Dia Internacional da Dança, reuniu um grande público, admiradores da arte da dança, no espaço cultural do Arco da Ponte.   "O Arco da Ponte vem ganhando destaque com as ações de cultura que são desenvolvidas ali, e aos poucos estamos estruturando, melhorando aquela área a cada apresentação. Temos que dinamizar nossos espaços culturais, principalmente os espaços públicos, ocupando com atividades lúdicas e artísticas", disse o secretário de Cultura e Juventude, Donizete Menezes.

A Mostra 

A mostra de dança, do projeto "Juazeiro em Movimento" que foi o resultado das oficinas desenvolvidas ao longo da semana, chamou a atenção de todos os envolvidos e principalmente do público que esteve prestigiando o evento, pela qualidade artística das apresentações e o talento de crianças e adolescentes das escolas públicas do município, que mostraram amor e dedicação pela arte de dançar.

Apresentações de ballet clássico; dança contemporânea, danças populares, hip hop, entre outras coreografias emocionaram o público presente, pais e professores que também foram apoiar os novos talentos da cidade. Para a supervisora do projeto, Janaina Oliuza, foi maravilhoso o resultado. "Foi uma semana intensa de oficinas, pudemos presenciar espetáculos fantásticos, um resultado gratificante", disse Janaina, que lembrou ainda da importância desta iniciativa para a cidade.

"A iniciativa da secretaria para não passar em branco o Dia Internacional da Dança foi muito importante, porque envolveu muita gente no projeto, professores e grupos de dança de Juazeiro, e as escolas municipais. Nós procuramos atingir não só a sede, mas também o interior. Nós tivemos em média 120 alunos envolvidos neste projeto", concluiu.

A professora de dança do Ballet Criarte, Andresa Azevedo, que ministrou oficina para crianças de 8 a 11 anos, disse de sua satisfação em participar do projeto. "Sempre que vamos para um bairro mais afastado do centro percebe-se a carência dessas crianças, então quando você chega tendo algo a oferecer pra elas, dando atenção, carinho, chega com alegria isso é importante e eu fui muito bem recebida, foi um trabalho que me deixou muito feliz".

Para a mãe de Giovana Duarte de 05 anos, aluna do Ballet Criarte, Luciana Duarte, esse movimento tem uma importância muito grande para as crianças. "Eu achei muito importante e muito interessante, porque as crianças tiveram a oportunidade de se apresentar, principalmente as crianças carentes que não têm a oportunidade de fazer o ballet. Toda criança precisa realmente conhecer a cultura, o governo está de parabéns pela iniciativa", disse Luciana.  

Além da mostra das oficinas, ainda participaram do evento dia 29, no Arco da Ponte, os grupos Mímicos; Tripé; Norte Crew; Net, e as escolas de Ballet Janaina Oliuza; Criarte, e Geraldo Pontes. O Dia Internacional da Dança comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982. Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra.

Ascom/Juazeiro