Profissionais de Enfermagem são reconhecidos, valorizados e participam da gestão na UPAE de Petrolina

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE) possui atualmente 102 profissionais de enfermagem – que representam 39,5% do quadro de funcionários – divididos entre auxiliares, técnicos e enfermeiros, ocupando cargos na assistência (destinada à promoção da saúde e à recuperação e reabilitação de pacientes) e na gestão. Contribuindo dessa forma para o atendimento aos usuários e administração da unidade de saúde, que é referência no estado para diversos serviços.

Para a coordenadora de enfermagem, Grazziela Franklin, a importância e o valor que este profissional de saúde tem para a UPAE merece destaque no Dia Internacional da Enfermagem (12 de maio). “Além de todo o suporte que os enfermeiros e técnicos dão na parte assistencial, desenvolvendo um serviço de qualidade e humanizado, temos enfermeiros atuando nas gerências e coordenação. Ocupar cargos de chefia é uma nova tendência da profissão, até porque na universidade pagamos disciplinas de administração hospitalar. Mas, para atuar nesse setor é preciso capacitação e aptidão do profissional, bem como confiança e sensibilidade da equipe que conduz o serviço de saúde. Aqui na UPAE todos os cargos de gerência são ocupados por enfermeiros, inclusive, a coordenadora geral da unidade é uma profissional da área. Então, acredito que esse é o reconhecimento maior que podemos ter”, acredita.

Os enfermeiros gerentes da UPAE foram responsáveis, por exemplo, por produzir e implantar Protocolos Operacionais Padrão (POP), que sistematizam as normas e rotinas de cada setor da unidade [Pronto Atendimento; Ambulatório; Clínica Cirúrgica; Bloco Cirúrgico e Exames]. “Essa é mais uma prova da confiança que a coordenação deposita nos profissionais que compõem o quadro. Todos aqui têm a mesma importância, são ouvidos, respeitados e contribuem significativamente para o sucesso da unidade”, afirma a coordenadora.

A enfermeira, especialista em saúde pública e coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves, aproveitando a data comemorativa, revela ter muito orgulho da profissão e ser sensível às demandas da categoria. “Sou formada há 35 anos, comecei atuando na assistência, me especializei em saúde pública e do trabalhador, trabalhei em diversos setores e os convites para área de gestão foram surgindo naturalmente. Antes de ser chamada para assumir a UPAE de Petrolina, geri por 3 anos uma outra Unidade de Pronto Atendimento no Recife e vim para cá com a experiência necessária para ajudar aqueles que estavam começando. Aos poucos conseguimos formar um grupo forte e hoje temos uma equipe colaborativa, competente, comprometida, proativa e eficiente. No Dia Internacional da Enfermagem, nós que fazemos a UPAE, ressaltamos que aqui este profissional é  respeitado e reconhecido. É um prazer muito grande comemorar esse dia e só tenho a agradecer a todos os 102 profissionais de enfermagem que compõem nossa unidade”, pontua.

A enfermeira  da urgência e emergência, Hilarine Novaes, ratifica as informações e acrescenta que a UPAE oferece todas as condições para que o profissional de enfermagem execute um bom trabalho. “Temos a estrutura e uma equipe gestora acessível e aberta ao diálogo, o que para nós representa oportunidade e valorização”, defende.

Comemoração

Para comemorar a data, a coordenação de enfermagem promove nesta quinta e sexta-feira (12 e 13) um momento de homenagem aos profissionais, com direito a bolo, mensagens e atividades de sensibilização, com uma mostra de vídeos para os pacientes, para que estes conheçam um pouco mais sobre a profissão.

A técnica de enfermagem Camila Souza, diz ter achado a iniciativa bastante interessante. “A gente se sente importante. Ser lembrado pela nossa profissão é sempre muito bom”, garante. A homenagem acontece em dois turnos, para os dois plantões diários, contemplando a todos os profissionais.

Asscom