Comunidade acadêmica do DCH III/UNEB se reúne nesta terça-feira em protesto contra PLP 257/2016

Nesta terça-feira (24/05) acontece no Departamento de Ciência Humanas (DCH) – Campus III da Universidade do Estado da Bahia (UNEB), debates e ações de mobilização durante a parada nacional em protesto ao Projeto de Lei da Presidência da República - PLP 257/2016.

O projeto faz parte do pacote de ajuste fiscal proposto pelo governo interino de Michel Temer com a finalidade de ajustar as contas públicas e amenizar as dívidas de estados e municípios com a união.

Para o funcionalismo público em geral (municipal, estadual e federal) este projeto acarreta grandes prejuízos, pois dentre outros aspectos prevê o congelamento de salários, o não pagamento de vantagens como progressão ou gratificações de desempenho, o aumento na contribuição previdenciária e cria espaço para demissões dos servidores. Porém, não são apenas os servidores públicos estarão com seus direitos em xeque, pois o PLP 257/2016 prevê também a suspensão dos concursos públicos e a extinção da atual política de reajuste do salário mínimo.

No DCH III, Professores, Analistas e Técnicos, Estudantes estão se mobilizando em protesto contra este projeto. A comunidade acadêmica e externa se reunirá às 16h e às 19h no Auditório Multimídia para um debate sobre o referido projeto de lei e análise da conjuntura política nacional. Outros encaminhamentos serão: criação de um calendário de mobilização permanente com a realização de aulas públicas; criação de um observatório do Governo Interino de Michel Temer; formulação de um documento a ser apresentado ao Conselho Superior da Universidade do Estado da Bahia e preparação de material para um protesto durante a passagem da tocha pela cidade de Juazeiro (BA).

Esta mobilização é parte das ações de diversos sindicatos no Brasil dos mais variados segmentos de trabalhadores da educação superior e básica na Semana de Luta Unificada do Setor das Instituições de Ensino Estaduais e Municipais que iniciou nesta segunda-feira, 23 de maio e se estende até esta sexta-feira, 27 de maio, em todo Brasil. 

Ascom/UNEB