Unidades geridas pelo IMIP em Petrolina apresentam seus perfis em reunião da Rede PEBA

A Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina e o Hospital Dom Malan, geridos pelo Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (UPAE/HDM/IMIP), apresentaram seus perfis de atendimento na tarde de ontem (28), durante reunião da comissão da Rede Interestadual de Atenção à Saúde do Vale do Médio São Francisco que está discutindo o serviço de urgência e emergência oferecido na região.

O encontro com as entidades de saúde aconteceu no auditório da VIII Gerência Regional de Saúde e também contou com a participação do HU-Univasf, Hospital Materno Infantil de Juazeiro, SOTE, SAMU de Petrolina, Comissão de Co-gestão da Região Interestadual de Saúde (CRIE), Hospital Regional Fernando Bezerra (do município de Ouricuri) e Hospital Inácio de Sá (do município de Salgueiro).

A reunião foi a 5ª da série de debates realizada. “A Rede Assistencial PEBA é composta por 64 unidades hospitalares solicitantes de 53 municípios, ou seja, unidades de pequeno porte e baixa complexidade resolutiva que envia pacientes para unidades maiores; e apenas 11 unidades executantes para receber essa demanda. Só por essa conta podemos perceber que temos uma sobrecarga nos serviços de urgência e emergência de média e alta complexidade. Diante dessa realidade, formamos uma comissão técnica para analisar como poderemos desafogar as unidades executantes, melhorando assim os serviços prestados à população”, esclarece a gestora de regulação da IV Macroregional, Cláudia Galindo, sobre o objetivo dos encontros.

De acordo com a gestora, a apresentação dos perfis provoca um nivelamento dos envolvidos sobre o conhecimento da realidade enfrentada por cada unidade de saúde, promovendo sensibilização e o despertar do espírito colaborativo. “Precisamos entender que o nosso usuário é único e que temos que atuar de forma cooperativa, já que todos os serviços estão superlotados e com dificuldades. Só de promover um olhar diferenciado e sensível sobre o outro já estamos avançando. Sem dúvida, desse grupo sairão propostas interessantes que levaremos às instâncias deliberativas”, assegurou Cláudia.

A apresentação do perfil da UPAE/IMIP foi feita pela enfermeira gerente, Grazziela Franklin. Na ocasião, a representante ressaltou que a UPAE é uma unidade pré-hospitalar e que atua de forma resolutiva nos casos de urgência e emergência de média complexidade. Já a Diretora Médica do Hospital Dom Malan, Tatiana Cerqueira, falou sobre os serviços oferecidos à mulher e à criança; bem como ratificou o perfil de alto risco da maternidade. 

A coordenadora geral da UPAE, Magnilde Alves, considerou o encontro importante. “Conseguimos compreender melhor de que forma as outras unidades atuam. Agora, de maneira ampla, conseguimos visualizar a situação dos serviços de urgência e emergência ofertados na Rede. O próximo passo é partir para as propostas”, acrescenta. Uma nova reunião acontecerá em agosto, já com a participação dos Grupos de Trabalho sobre obstetrícia e ortopedia – formados a partir dessa comissão. 

Ascom/HDM-IMIP