Programação especial festeja aniversário de espaços culturais da Secult

Entre o final de agosto e durante o mês de setembro, a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult) celebra o aniversário de três de seus espaços culturais. O Cine Teatro Lauro de Freitas, Casa da Música e Teatro Dona Canô preparam uma programação especial a fim de valorizar a produção cultural dos seus territórios. São diversas as atrações que marcam presença nos palcos dos espaços, com classificação livre e entradas gratuitas.

Na segunda-feira (29), às 18h, o Cine Teatro Lauro de Freitas celebra seus 33 anos de história. Na programação, os alunos dos projetos “Lauro + Dança” e “O Corpo em Movimento” apresentam o resultado de suas aulas de dança. O grupo Orooni também marca presença com sua performance percussiva e, na sequência, o espetáculo teatral “A Gazeta do Palhaço” apresenta uma divertida e desafiadora aventura. O momento final será marcado pela inauguração do Mural Aberto 3ª Bienal da Bahia, assinado pela artista plástica Hilda Salomão.

Cercada pela Lagoa do Abaeté há 23 anos, a Casa da Música prepara para o público um mês totalmente dedicado à comemoração de seu aniversário. Entre as atividades, estão a exposição “A Casa dos meus Sonhos”, de 3 a 30 de setembro, das 9h às 17h; exibição dos filmes ‘Meu amor’ e ‘Anunnaki’, nos dias 9, 23 e 30 de setembro, às 18h; um luau, ação dentro do projeto ‘Viva Abaeté’, no dia 16, às 16h; e Sabadeira Musicada, dia 24, às 14h, com a realização da oficina ‘Muita Música’, com o professor Fábio Shiva.

Já em Santo Amaro, no dia 14 de setembro, às 18h30, o Teatro Dona Canô, que completa 15 anos, convida a Filarmônica Filhos de Apolo para abertura da celebração. O evento ainda traz a presença do Núcleo de Dança Mahadevi, o Grupo Swing Dance e Stylo Corpo, o músico Peterson Figueredo e Banda, a cantora Amália Patrícia, o cantor e compositor Val Caetano, a Orquestra Sunset e Carol Soares, os cantores Márcio Valverde e Lívia Milena, o cantor e compositor Marcel Fiúza, o grupo As Marias, a cantora Maraíza Fernanda, o cantor e compositor Roberto Mendes e o Coral Juventude e Arte do Recôncavo.

Espaços culturais 

A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais em diversos territórios de identidade baianos, geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), setor vinculado à Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult). Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista. Para mais informações, acesse o site.

Fonte: Ascom/Secult Foto: Tiago Lima