“A psicologia ajuda no reestabelecimento e manutenção da saúde”, acredita profissional da UPAE/IMIP de Petrolina

A palavra psicologia deriva do grego e significa psyche (mente ou alma) e logos (conhecimento), ou na sua definição mais antiga: “ciência da alma”. Desde esse tempo a psicologia tenta trazer respostas sobre as doenças da mente e sua relação com o corpo físico. Atualmente, já existe uma especialidade dentro da área que visa a melhor percepção da psyche a respeito dos temas relativos à saúde. Na Unidade de Pronto Atendimento e Atenção Especializada de Petrolina (UPAE/IMIP), por exemplo, a psicóloga Tatiany Torres integra a equipe multiprofissional e defende esse conceito de saúde integral.

De acordo com Tatiany, a modalidade terapêutica que é desenvolvida na UPAE visa promover um bem estar emocional, de modo que esse equilíbrio possa auxiliar no reestabelecimento e manutenção da saúde. “De forma geral, cada paciente traz a sua demanda e nós trabalhamos em cima dela. Enquanto psicóloga não me cabe diagnosticar, mas trabalhar em cima dos sintomas fazendo com que esse indivíduo possa desvelar suas questões emocionais, melhorando assim seu organismo como um todo. O ambulatório da UPAE dispõe de diversas especialidades médicas e não médicas. Cada profissional lança um olhar diferenciado ao paciente e o resultado se reflete na alta resolubilidade da Unidade”, explica.

O setor trabalha em conjunto com a rede de assistência à saúde do município e, quando há necessidade, o usuário é encaminhado à psiquiatria ou ao Centro de Atenção Psicossocial (CAPS). “Depende do quadro. Inicialmente, realizamos uma avaliação clínica para identificarmos se o paciente precisa de um atendimento pontual através da escuta, se há necessidade de um credenciamento desse usuário ou encaminhamento para a rede. Na UPAE utilizamos a modalidade da psicoterapia e o paciente pode ficar até 3 meses ou mais sendo assistido”, ressalta.

A indicação para a psicóloga é feita internamente pela equipe multiprofissional quando algum sintoma de ansiedade, depressão ou transtorno é apresentado. Não há marcação externa. O serviço é ofertado aos pacientes da Unidade. Para ter acesso, o usuário deve ser encaminhado pelo posto de saúde para uma das 17 especialidades médicas da UPAE.

Para a coordenadora geral da Unidade, Magnilde Alves, esses esclarecimentos à população são importantes. “Dessa forma as pessoas passam a conhecer melhor os nossos serviços. Dia 27 de agosto é comemorado o Dia do Psicólogo e, por isso, decidimos falar essa semana sobre este profissional de saúde que integra a nossa equipe e desempenha papel importante frente aos usuários”, esclarece.

Aproveitando a data, Tatiany aproveita para pedir que a sociedade “descontrua” a imagem do psicólogo. “Ainda existe o preconceito por parte de muitos de achar que quem precisa deste profissional é ‘doido’. A psicologia trata do sofrimento, que é inerente ao ser humano. Em algum momento da nossa vida vai ser difícil lidar com as relações, perdas, tomadas de decisões e até incapacitações provenientes de doenças. A psicologia faz com que a pessoa possa conhecer melhor a si e aos seus problemas. Por vezes, isso pode causar até dor. Mas, uma dor que é necessária à libertação e à cura. A gente aconselha que a família participe do processo e o paciente respeite seu próprio tempo. O momento de desvelar-se é individual e possível a todos”, deixa como mensagem.

 

Ascom UPAE/IMIP