DENÚNCIA: Educação em Sento-Sé é a imagem do abandono

Depois de inúmeras visitas pelas comunidades do interior de Sento Sé (BA), constatou-se um crime da Secretaria de Educação. Em Brejo de Dentro, Brejo de Fora, Brejo da Martinha, Pedra Branca, Região das Ilhas e muitas outras localidades as escolas estão fechadas por falta de professor, os alunos estão sem transporte desde julho.

Isso está acontecendo por falta de pagamento e salários atrasados em todo o município dos professores, funcionários da educação, motoristas e a empresa que fornece o transporte.

Se não bastasse os prédios das escolas que não vêm reforma há anos, ainda tem as construções inacabadas, como da Unidade Escolar Educação Infantil do Piçarrão e Ponta D’água que não foi concluída ou não saiu do alicerce.

Cadê esse dinheiro?

Unidade Escolar Educação Infantil da Ponta D’água

Começando a ser degradada

Unidade Escolar Educação Infantil do Piçarrão

A situação caótica do espaço, abandono e precarização está por todo o município. Em conversa com funcionários que não desejaram identificar, relataram que os alunos vêm sofrendo há anos com as péssimas condições da estrutura do prédio. Segundo o funcionário, além de não possuir recursos básicos, as escolas estão cotadas pelo descaso e abandono pela inoperância de uma gestão.

Cenário de destruição

Abandono e descaso

GREVE: Os funcionários públicos estão fazendo paralisações de advertência para reivindicar o pagamento de salários do mês de agosto e os benefícios adquiridos por lei. Segundo os representantes dos dois sindicatos (APLB e SINSERSB), as verbas já foram todas repassadas ao município.

Depois de suspensões das atividades e reunião na câmera de vereadores, os servidores decidiram em assembleia entrar em greve por tempo indeterminado a partir de segunda (26/09).

Reunião na Câmera de Vereadores

Funcionários Públicos

Tâmara Tárcia

PS: O Blog enviou mensagem a assessoria da prefeitura municipal, mas até o momento não obteve resposta.